Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Dia do Teólogo será celebrado neste sábado, dia 30 de novembro

O profissional da Teologia é aquele que busca articular a vida humana com a realidade histórica a partir da fé

Mais do que estabelecer conexões entre a religião e outras áreas do conhecimento e compreender a influência desses aspectos nas mais diversas ciências humanas, como a Sociologia, a Antropologia e a Psicologia, o teólogo é aquele que busca articular a vida humana com a realidade histórica a partir da fé. Neste sábado, dia 30 de novembro, será celebrado o seu dia.

Segundo o Prof. Dr. Pe. Alexandre Boratti Favretto, diretor da Faculdade de Teologia da PUC-Campinas, enquanto ciência, a Teologia possui método e conteúdo próprios e está em permanente diálogo com as outras ciências. Um diálogo que, segundo ele, “é interdisciplinar e também transdisciplinar” e, por isso mesmo, o teólogo é tão importante, pois “enquanto a maior parte das ciências está mais voltada para a prática e o pragmatismo, a Teologia está voltada para as razões pelas quais a gente pratica algo, ou seja, questões de essência, que envolvem o sentido das coisas e da vida e que pensam a essência do ser humano”.

Segundo o Prof. Dr. Pe. Alexandre Boratti Favretto, diretor da Faculdade de Teologia da PUC-Campinas, enquanto ciência, a Teologia possui método e conteúdo próprios e está em permanente diálogo com as outras ciências. Um diálogo que, segundo ele, “é interdisciplinar e também transdisciplinar” e, por isso mesmo, o teólogo é tão importante, pois “enquanto a maior parte das ciências está mais voltada para a prática e o pragmatismo, a Teologia está voltada para as razões pelas quais a gente pratica algo, ou seja, questões de essência, que envolvem o sentido das coisas e da vida e que pensam a essência do ser humano”.

Por isso mesmo, o professor explica que a Teologia conta com um valor irrenunciável no diálogo com as outras ciências, “tanto que nós falamos de um diálogo transdisciplinar ou interdisciplinar na qual a Teologia, enquanto ciência, perpassa, no que se refere às questões de sentido, todas as outras. É preciso recordar que o ser humano é um ser de transcendência, não apenas um ser restrito à materialidade, e a transcendência supõe uma transcendência de si, ou seja, uma transcendência onde a pessoa vai ser, em uma linguagem mais coloquial, a melhor versão de si, em sentido ético, em sentido moral e em sentido vivencial. É uma transcendência também filantrópica, ou seja, a pessoa não é um ser isolado, mas é um ser de sociedade, de sociabilidade”. Favretto continua dizendo que a convivência social supõe essa transcendência da pessoa que se abre para o diálogo com o diferente, com a alteridade, em absoluto respeito à vida de todos, que é sagrada.

“Além disso, existe a transcendência teológica, onde a pessoa não se vê apenas como um ser desvinculado do sagrado, mas uma pessoa que é vinculada a uma realidade de fé, a uma comunidade que acredita e a um Deus que se auto revela. E quando se auto revela, diz para o homem quem ele é. Tanto que, em perspectiva católica, nós temos um documento, o Gaudium et Spes, em que nós temos dois números de grande importância, o 16 e o 22, nos quais nós temos Deus que se auto revela e revela ao homem a sua mais sublime vocação, que é ser imagem e semelhança desse próprio Deus. Então, o teólogo traz esse refrigério, esse frescor para a história, porque revela que a vida humana é mais, é de transcendência, é eterna, revela que valores humanos são também valores religiosos e que precisam, para uma vida completa, serem estimulados, serem ensinados e serem também vivenciados”, esclarece o diretor.

Dimensão social do teólogo
No que se refere à dimensão social do teólogo, este, segundo o padre, é aquele que, por tratar das questões de transcendência, necessariamente vai tratar da dignidade inviolável da vida humana e que, por isso mesmo, todo tipo de degradação da vida é contra a ciência teológica e contra qualquer tipo de ensinamento de qualquer religião e, “sobretudo, pensando na religião católica, nós temos até mesmo a Doutrina Social da Igreja, que se contrapõe a todo tipo de empobrecimento, de violência e de corrupção que degrada a vida humana e a todo tipo de mercantilização da vida, onde as pessoas acabam não tendo valor, mas tendo preço. A Teologia se comporta profeticamente sempre a favor dos pobres, dos injustiçados e daqueles que não têm voz. Então, ela tem um papel de imensa relevância na sociedade”.

A Faculdade de Teologia da PUC-Campinas faz parte da Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (EHJS), que está localizada no Campus I da Universidade.

“Um exemplo disso é o projeto ‘Levanta-te e Anda’, que é um trabalho realizado pela PUC-Campinas com as pessoas em situação de vulnerabilidade e que moram nas ruas de Campinas, que foi inaugurado este ano pelo prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, Cardeal José Tolentino de Mendonça e que tem forte presença interdisciplinar. Ali tem Teologia, Sociologia, Ciências da Religião, História, ou seja, muitas pessoas realizando um trabalho social e que é de matriz teológica, de Doutrina Social da Igreja. Então, celebrar o Dia do Teólogo é celebrar esta pessoa ímpar para a sociedade, uma pessoa que reflete os movimentos humanos e o próprio ser da pessoa”, esclarece o professor Favretto.

Ele encerra dizendo que comemorar essa data é ser grato por pessoas que se dedicam à formação de pessoas e que acreditam em uma sociedade melhor, em um mundo melhor, e que, teologicamente, acreditam nisso com um bom fundamento, que é o projeto do Reino de Deus inaugurado em Jesus e que nós tentamos, mesmo que em mistério, fazer ver alguns aspectos dele ainda nesta história. Então, por isso mesmo, nós somos muito gratos por todos aqueles que se dedicam à Teologia e também estimulamos as pessoas de boa vontade que queiram se dedicar a esse trabalho de formação de pessoas e de uma sociedade melhor a ingressarem neste projeto, neste caminho, que é o da formação teológica, para que, formando-se teólogos, possam formar também outras pessoas e sociedades mais justas”.

Sobre o curso
O curso de Teologia trabalha a partir da perspectiva do diálogo Deus – Ser Humano, ambos situados historicamente. É um curso sistemático que apresenta uma visão panorâmica da Teologia e a aprendizagem de seu método. É a articulação da vida humana com a realidade histórica a partir da fé e busca definir as mediações entre a fé e a realidade. O estudo teológico, portanto, visa um engajamento crítico pela reflexão e ação do aluno e a ativação de sua sensibilidade, criatividade e responsabilidade em relação aos problemas atuais.

Para saber mais sobre o curso, clique aqui.



Daniel Bertagnoli
29 de novembro de 2024