Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Departamento de Proteção Universitária promove treinamento para a aplicação do Plano de Emergência da PUC-Campinas

Evento realizado nos últimos dias 31 de julho e 1º de agosto contou com a presença de sessenta pessoas nos dois campi da Universidade

O Departamento de Proteção Universitária (DPU) da PUC-Campinas promoveu, nos últimos dias 31 de julho e 1º de agosto, o treinamento para a aplicação do que consta no Plano de Emergência da Universidade. Realizado, primeiramente, no Bloco E da Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (HJS), no Campus I, no dia seguinte ele teve lugar no Auditório da Biblioteca do Campus II.

O objetivo do evento foi capacitar os seus sessenta participantes quanto aos procedimentos a serem aplicados no caso de uma emergência e reforçar o compromisso da PUC-Campinas com a segurança de seus estudantes, funcionários e demais pessoas que interagem em seu ambiente, destacando o seu compromisso contínuo em se capacitar e estar tecnicamente preparada para agir com eficiência em situações de emergência, por meio de treinamentos regulares e ações educativas.

Os encarregados dos prédios foram o público alvo. É a eles que cabe a organização inicial do local de um incidente com o intuito de, primeiramente, salvaguardar as pessoas, sendo, posteriormente, apoiados por órgãos internos como o Departamento de Engenharia e Segurança do Trabalho (DEST), o Departamento de Medicina do Trabalho (DMT) e o DPU.

Para a aplicação dos procedimentos, eles assistiram a palestras realizadas pelo gestor de Proteção Universitária da PUC-Campinas, Fábio Donizete Silva, pontuando questões referentes à segurança, intervenções internas e de órgãos públicos; pela enfermeira Fernanda Brognaro dos Santos, do DMT, que falou sobre o socorro a múltiplas vítimas; e pela engenheira Rayane Martinez de Paula, do DEST, tratando de questões de incêndio e abandono de área.

Logo depois, houve uma simulação para avaliar se os conhecimentos haviam sido efetivamente assimilados e verificar se os participantes saberiam como agir de forma técnica, segura e tranquila diante de situações de emergência. A experiência foi conduzida por membros do Centro de Cultura e Arte (CCA) da Universidade, cujos atores interpretaram pessoas que necessitavam de socorro médico ou em crise emocional.

De acordo com o gerente de Facilities da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Serviços Compartilhados, Israel Pilmon Gitirana Barros, o treinamento visou coordenar, por meio de exercício simulado, as ações de setores internos, como o DEST, o DPU e o DMT e “fazer frente a ilícitos ou outras situações que coloquem em risco a comunidade interna e o patrimônio particular ou da Universidade”.

Coordenando ações
De acordo com o gerente de Facilities da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Serviços Compartilhados, Israel Pilmon Gitirana Barros, o treinamento, que é o segundo a ser realizado, visou coordenar, por meio de exercício simulado, as ações de setores internos, como o DEST, o DPU e o DMT e “fazer frente a ilícitos ou outras situações que coloquem em risco a comunidade interna e o patrimônio particular ou da Universidade”.

Israel explica ainda que “no plano, foram previstas situações como: incêndio, grave perturbação da ordem pública, acidentes com produtos químicos, interrupção do fornecimento de energia elétrica e ilícitos que possam gerar consequências a quaisquer grupos de pessoas” e que “todo o trabalho foi fundamentado em técnicas mundiais já consagradas”.

Ele finaliza dizendo que “o nosso maior objetivo é a proteção das pessoas” e que “apesar do desempenho dos presentes ter sido muito bom, nós estamos sempre em busca da evolução contínua. O nosso intuito é cada vez mais atender da melhor maneira possível a toda a comunidade da PUC-Campinas”.



Daniel Bertagnoli
5 de agosto de 2025