
Curso de Design Digital faz parceria com a Ceasa para desenvolver materiais de educação alimentar
Estudantes de Design Digital da PUC-Campinas criarão artefatos digitais para promover alimentação saudável entre estudantes da rede municipal e seus familiares
A Centrais de Abastecimento (Ceasa) Campinas, por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), realizou uma parceria com o curso de Design Digital da PUC Campinas para o desenvolvimento de materiais educativos voltados à educação alimentar. O projeto será desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2025, integrando a expertise da Ceasa na gestão de alimentos ao conhecimento acadêmico dos estudantes universitários.
“Desejo muito sucesso à parceria que vem para fortalecer o trabalho de educação alimentar das nossas nutricionistas. É com as crianças que começa tudo, e esse trabalho tem potencial de transformar a realidade do abastecimento para diminuir o desperdício de FLV”, destacou Walquyria Majeveski, presidente da Ceasa Campinas, durante o lançamento da parceria.

Soluções digitais para diferentes públicos
Os estudantes de Design Digital desenvolverão artefatos digitais fundamentados nos princípios do Design da Informação, criando soluções para três públicos distintos: crianças do ensino fundamental I (6 a 10 anos), adolescentes do ensino fundamental II (11 a 14 anos) e familiares de estudantes da rede municipal.
“Para os estudantes, é muito enriquecedor se envolver em uma iniciativa que faz sentido e gera contribuição real para a sociedade “, destacou Tomas Sniker, coordenador do curso de Design Digital da PUC Campinas. “É um desafio complexo que vai ajudar os estudantes a aprenderem mais, e temos expectativa de conseguir fazer boas entregas de design que venham realmente somar ao trabalho da Ceasa.”
“O Design da Informação busca justamente tornar conteúdos complexos mais claros, acessíveis e significativos para diferentes públicos”, explica Carlos Mingoto Jr, professor orientador do projeto. “Nosso papel é organizar e estruturar dados de forma visual e interativa, facilitando a compreensão e o processo de aprendizagem.”
“Acredito que o projeto pode ser benéfico, ainda mais em um momento em que grande parte do público desconhece como se alimentar bem e interpretar os materiais de informação nutricional disponíveis. Sobre a luz do design da informação, creio que o assunto pode ser explorado de forma mais didática e adaptado para as necessidades do público em questão”, disse o estudante do Curso de Design Digital, Kalebe Lucas.
Alimentação Escolar em números
Júlia Amorim, gerente do DAE, apresentou o programa em números, que atende atualmente 505 escolas, fornecendo 306.805 mil refeições diárias, para 180 mil estudantes por meio de equipe de 1.635 cozinheiras e 86 nutricionistas. Ao todo são 23 tipos de cardápios, que atendem também alunos com intolerâncias e restrições alimentares com refeições adequadas conforme necessidade.
“Educação nutricional não é só ensinar, o desafio é como vamos trabalhar de acordo com cada faixa etária para promover hábitos alimentares saudáveis e estimular a autonomia consciente”, ressaltou Amanda, nutricionista do DAE ao falar sobre a importância da parceria.
Entregas previstas
A parceria prevê a criação de cartilhas digitais, aplicativos educativos, infográficos interativos, jogos e campanhas visuais, sempre respeitando as características de cada faixa etária e considerando aspectos culturais e econômicos das famílias campineiras.
O projeto será apresentado à comunidade em dezembro, com a entrega oficial dos materiais desenvolvidos pelos estudantes.

