O Curso de Artes Visuais da PUC-Campinas comemora, neste ano, 40 anos do ensino das Artes na Universidade. Durante todo o semestre, estão sendo realizadas exposições e palestras para relembrar nomes de artistas importantes que passaram pelo curso, seja como aluno ou como docente.

Hoje, dia 14 de novembro, ocorre no Auditório Dom Gilberto, a partir das 19h20, a palestra de Paulo Cheida Sans sobre a obra do artista Bernardo Caro, ex-professor do Curso de Educação Artística, que originou o atual Curso de Artes Visuais. O ex-professor participou de Bienais Nacionais e Internacionais e teve um papel fundamental no desenvolvimento das Artes. Foi o primeiro coordenador do Departamento de Artes Plásticas da PUC-Campinas, cargo que ocupou de 1979 e 1982. Filho de imigrantes espanhóis, a obra de Caro foi marcada pela união entre a tradição da pintura espanhola e a temática brasileira. A Galeria do Curso de Artes Visuais também receberá o acervo das obras do artista.

O professor extensionista da PUC-Campinas, Paulo Cheida Sans, que foi aluno em 1976, relembra os anos iniciais do Curso de Educação Artística e o fato de ter sido aluno e colega de trabalho de Bernardo. A mostra traz 12 pinturas produzidas com tinta a óleo sobre tela, produzidas em 2006.  “Lembro quando as aulas eram no Colégio de Aplicação Pio XII. Eu ainda era aluno do Ensino Médio. Os alunos se formavam conhecendo várias áreas artísticas. Eram formados profissionais polivalentes. Quando o Curso passou a ser de Artes Visuais, em 2000, ele foi o primeiro do Brasil e serviu de modelo curricular para as demais instituições”, relembrou o docente. Para Cheida, nessas quatro décadas, o ensino das Artes na Universidade contribui na formação de artistas cidadãos. “Formamos artistas capacitados para iluminar a sociedade. A arte ajuda a equilibrar e a formar um cidadão consciente”, contou Cheida.

A exposição da obra de Bernaro Caro poderá ser vista até o dia 7 de dezembro, na Galeria da Faculdade de Artes Visuais, no prédio H-07, no Campus I.

Exposição Bernardo Caro
Local: Prédio H- 07 (Centro de Linguagem e Comunicação) – Campus I