Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

CPA consolida avanços e reforça compromisso com a qualidade no primeiro semestre de 2025

Período apresentou resultados positivos na avaliação do Ministério da Educação, com reconhecimento de cursos da Universidade

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da PUC-Campinas fechou o primeiro semestre de 2025 com um balanço altamente positivo. De acordo com a Profa. Dra. Marina Pontes, Coordenadora da CPA, o período foi marcado por avanços significativos nas discussões sobre os desafios da avaliação institucional, especialmente em uma universidade do porte e da diversidade da PUC-Campinas. O semestre também trouxe resultados expressivos nos processos de avaliação do Ministério da Educação (MEC), que realizaram reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos.

Destaque para as notas máximas (5) dos cursos de Design de Moda, Licenciatura em Geografia, Teologia e Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

Entre as iniciativas que contribuíram para esses resultados está o trabalho articulado entre os diferentes responsáveis pelos processo: Pró-Reitoria de Graduação, a direção e corpo docente de cada um dos cursos, equipes dos órgãos auxiliares e complementares, dos laboratórios e estruturas diversas e corpo discente. Na CPA, a análise e o acompanhamento dos projetos institucionais relacionados ao PROAVI (Programa de Avaliação Institucional) também foram importantes. Esses projetos, desenvolvidos pelas diferentes unidades acadêmicas, foram discutidos em conjunto com os responsáveis, garantindo a identificação de avanços e apontando novas oportunidades de aprimoramento.

Outro destaque foi o envolvimento de corpo docente, técnico-administrativo e discente durante as visitas dos avaliadores do MEC aos cursos de graduação, sob coordenação da Gerência de Regulação da Prograd, a fim de garantir que os avaliadores pudessem conhecer a fundo a Universidade.

Além disso, a CPA participou ativamente de eventos e debates nacionais sobre as mudanças e atualizações propostas pelo INEP/MEC para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que completou 20 anos em 2024. Para a coordenadora, “Essas discussões são fundamentais para garantir que o SINAES continue sendo um instrumento útil e coerente”, afirma a professora Marina.

Segundo a professora, o contexto atual exige intensa articulação entre as diversas instâncias da Universidade. “Estamos vivendo um momento de transformações importantes para o cenário da Educação Superior no Brasil. Isso demanda um olhar cuidadoso para continuarmos oferecendo uma educação de excelência, alinhada à missão da PUC-Campinas”, destacou.

Para o segundo semestre, a CPA prepara a publicação de um documento que celebrará as duas décadas de atuação da comissão e do PROAVI, reforçando o compromisso institucional com a avaliação permanente como ferramenta de qualidade acadêmica. O período também será marcado pela continuidade do acompanhamento das mudanças regulatórias e por um diálogo ainda mais estreito com a sociedade, docentes, estudantes e equipes técnico-administrativas.

“A meta é seguir aprimorando nossos processos, sempre com foco no ensino, na pesquisa e na extensão, garantindo à comunidade universitária uma formação completa e alinhada às necessidades do nosso tempo”, concluiu a professora Marina.



Carlos Giacomeli
28 de julho de 2025