Como ganhar da internet dentro da sala de aula

Ensinar no ambiente hiperconectado é desafio para educadores

Todo mundo já conhece a frase “Se não pode com ele, junte-se a ele”. O dito popular se encaixa perfeitamente no drama da maioria dos docentes dentro da sala de aula: a rivalidade com os aparelhos eletrônicos. Como é possível ganhar essa guerra? Segundo a coordenadora da Especialização em Ensino de Literatura na Contemporaneidade da PUC-Campinas, Ana Cláudia Fidelis, o segredo é unir forças com o “inimigo”.

“O professor precisa estar atento à essas novas tecnologias, que são muito acessíveis, e dialogar verdadeiramente com o aluno. Muitos educadores ainda estão encastelados em práticas antigas, e isso precisa mudar”, explica.

Abaixo, Ana Cláudia lista 3 dicas para usar a tecnologia como aliada durante os processos de ensino e aprendizagem. Confira:

• Viva o presente

Não adianta repetir o slogan “No meu tempo…”. Assim como tudo, o ensino também mudou, e muito. Não ignore a tecnologia nem tenha ela como vilã dentro da sala de aula;

• Conheça seus alunos

O perfil do público que está na sala de aula é outro. Eles são cada vez mais conectados, ágeis e protagonistas. Adequar o ensino à esses alunos é o grande desafio, e usar a tecnologia é um dos caminhos para conseguir esse resultado;

• Saia do quadrado

Entender que o cenário da Educação e do estudante é outro, é fundamental para criar um diálogo verdadeiro entre professor e aluno. Só quando educador e estudante estiverem no mesmo universo é que as práticas pedagógicas começarão a cumprir seu papel.

Especialização

Para os docentes que estão em busca de atualização e formação continuada, a PUC-Campinas está com inscrições abertas para o curso de Especialização em Ensino de Literatura na Contemporaneidade. O conteúdo é voltado a educadores, pedagogos, comunicadores sociais, professores da rede pública e privada e visa o preparo do docente para o universo tecnológico nos processos de ensino e aprendizagem no campo da Literatura. Saiba mais: https://bit.ly/2CMqGyJ

Avelino Souza
10 de dezembro de 2018