Comitiva visita a Coreia para conhecer experiências que possam ser aplicadas ao HIDS

A viagem está sendo realizada a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Uma comitiva de representantes da Prefeitura de Campinas, da PUC-Campinas e da Unicamp está participando do Workshop de Benchmarking, realizado na Coreia do Sul até o dia 30 de setembro. A viagem foi realizada a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Pela PUC-Campinas participam o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior e os professores Josué Mastrodi, da Faculdade de Direito, e Jonathas da Silva, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Organizado pelo Korea Research Institute for Human Settlements (KRHIS), o objetivo do workshop é compartilhar as experiências de desenvolvimento urbano e de criação de distritos de inovação da Coreia com as equipes técnicas e stakeholders do projeto do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), um bairro inteligente que será implantado em uma área entre a Unicamp, o Campus I da PUC-Campinas e o Polo de Tecnologia de Campinas, e que servirá como laboratório vivo para inovações e novas tecnologias.

O Reitor destacou a importância de conhecer uma experiência bem-sucedida como a coreana e possibilidade de trocar experiências. “Espero que o aprendizado aqui nos ajude a concretizar o projeto do HIDS mais rapidamente”, disse.

A PUC-Campinas é uma das 14 instituições que compõe o Conselho Consultivo Fundador do HIDS. Em agosto deste ano, a Universidade sediou o 2º Workshop do KRIHS para validação da proposta de um master plan para o HIDS. O evento ocorreu entre os dias 22 e 23 de agosto, no Espaço Mescla.

De acordo com o pesquisador do KRIHS, Se Hoon Park, a ideia é promover intensas discussões sobre o master plan do HIDS que está sendo elaborado por esse Instituto tendo como pano de fundo estudos de caso da Coreia, em cidades como Songdo e Sejong e o Parque Tecnológico de Pangyo. O instituto coreano é responsável pela elaboração do master plan do HIDS.

A comitiva conta ainda com os secretários municipais Adriana Flosi, Desenvolvimento Econômico, Aurílio Caiado, Finanças, e Carolina Baracat, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, além de representantes das equipes técnicas da Prefeitura de Campinas e do Banco Interamericano de Desenvolvimento e com pesquisadores da Unicamp.

Entre os temas que serão abordados ao longo do encontro estão as políticas de habitação na Coreia, modelos de governança e financiamento para o desenvolvimento urbano do país.

A partir da década de 1970, a Coreia do Sul experimenta um forte processo de desenvolvimento urbano acompanhado por expressivo desenvolvimento econômico, com taxas de 9% ao ano em média. Com orientação do governo federal, as políticas de desenvolvimento impulsionaram o êxodo rural e o crescimento das cidades que precisavam de mão de obra para trabalhar em uma indústria voltada para a exportação, com destaque para produtos eletrônicos e automóveis. Hyundai, Daewoo e Samsung são alguns exemplos de empresas coreanas.

Para Mastrodi, que coordena a componente do modelo jurídico do HIDS, a expectativa é aprender como na Coreia foram estruturados juridicamente os processos de urbanização e reurbanização. “Isso pode nos ajudar a consolidar um modelo também para o HIDS, disse.

Para Jonathas da Silva, que compõem a equipe que trabalha no projeto físico espacial do Hub, o Workshop é uma oportunidade de encontro e diálogo entre as equipes da prefeitura, os pesquisadores da PUC, Unicamp e do Instituto coreano. Apesar das diferenças culturais e de escala entre os dois países há semelhanças, como ter iniciado o processo de urbanização na década de 1970, os problemas sociais, as resistências que o governo enfrentou. “Mais do que entender as soluções urbanas dos lugares que vamos visitar, é importante conhecer os processos que permitiram sua implantação”, apontou.

Com informações de Patrícia Mariuzzo

Marcelo Andriotti