Espaço Mescla recebe visita da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Campinas

Visita ocorre no contexto do Projeto de Lei de Inovação da cidade, que busca atrair e incentivar startups

Vereadores que integram a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Campinas visitaram, na última terça-feira (24), o Espaço Mescla da Universidade. A visita, que ocorreu em meio à tramitação do Projeto de Lei de Inovação de Campinas, enviado à Câmara pela Prefeitura no início de agosto, teve como propósito conhecer as ações e a estrutura do Mescla, destinada ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento de novos projetos.

No dia 5 de agosto, a Prefeitura de Campinas assinou o Projeto de Lei de Inovação com o intuito de atrair e incentivar startups. Encaminhada à Câmara Municipal, a proposta busca se adequar ao Marco Legal das Startups e Empreendedorismo Inovador, instituído pela Lei Federal 182, de 1º de junho de 2021. O objetivo da lei municipal é atrair mais startups e investimentos relativos à inovação e à tecnologia para Campinas.

Diante do Projeto de Lei, a Comissão de Ciência e Tecnologia enxergou no Mescla a possibilidade de embasar sua avaliação. Criado em 2020, o Espaço Mescla da PUC-Campinas tem como um de seus objetivos apoiar a inovação, o empreendedorismo e outros projetos ligados ao universo de startups. Busca estimular e ajudar os estudantes no desenvolvimento de ideias inovadoras e na criação de empresas de tecnologia que contribuam na solução dos problemas da comunidade.

O Mescla conta com espaço de coworking e laboratório de fabricação digital, depositando ampla infraestrutura com miniauditório, salas de reunião, cortadores a laser, impressoras 3D e outros equipamentos. No início de agosto, lançou um pavimento superior com salas multimídias, salas de prototipagem e inovação, e ambientes multiusos, ampliando seu ecossistema para aprimorar projetos e favorecer o surgimento de potenciais negócios de sucesso.

Entre os membros da Comissão, estavam presentes os vereadores Paulo Gaspar e Paolla Miguel, formados em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Computação pela PUC-Campinas. Eles comemoraram o retorno à Universidade e exaltaram a iniciativa do Espaço Mescla, sobretudo por sua contribuição no desenvolvimento da inovação no município.

“É um orgulho muito grande estar de volta aqui. Feliz de ver não só a qualidade arquitetônica, mas todo o conjunto da Universidade, incluindo esse espaço fantástico que é o Mescla, que traz a inovação, o empreendedorismo e a tecnologia, temáticas importantes que nós tanto lutamos para fomentar. É importante conhecer esse espaço, levar para a Câmara a experiência de como a iniciativa privada está colaborando para a melhoria da nossa cidade de Campinas”, diz Paulo.

“Também é um orgulho conhecer esse espaço de integração entre alunos e a comunidade, que traz a Universidade para o contexto da inovação e da tecnologia. É, sem dúvidas, um local muito importante para toda a cidade”, complementa Paolla.

Vinícius Purgato
25 de agosto de 2021