Colóquio que debate questões ligadas ao meio ambiente será realizado nos Campi I e II

Evento, gratuito e aberto ao público, terá como base o Sínodo da Amazônia, liderado pelo Papa Francisco

A PUC-Campinas, por meio de seu Núcleo de Fé e Cultura, realiza entre os dias 19 e 21 de maio, nos Auditórios Cardeal Agnelo Rossi, no Campus I, e Monsenhor Salim, no Campus II, o Colóquio “Universidade e Desafios Ecológicos: Reflexões à Luz do Sínodo da Amazônia”, visando debater junto à comunidade interna – alunos, professores e funcionários – e ao público externo a importância do cuidado com a natureza.

A atividade, que terá inscrições abertas em breve no site da Universidade, contará com diversas palestras ligadas ao Sínodo da Amazônia, que discute a situação da Igreja na região amazônica, bem como questões relacionadas ao meio ambiente e aos povos indígenas. Anunciado em 2017 pelo Papa Francisco, o documento trata de assuntos comuns aos nove países do bioma – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Venezuela e Suriname –, organizados em dois eixos: pastoral católica e ambiental.

Estarão presentes no evento o Arcebispo Metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães; o Coordenador Geral do CESEEP, Pe. José Oscar Beozzo; o professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Pe. Agenor Brighenti; o membro do CESEEP, Pe. Paulo Suess; e, ainda, o docente da PUC-Campinas, Prof. Duarcides Ferreira Mariosa.

O evento é gratuito e concederá aos inscritos presentes um certificado de participação.

Núcleo de Fé e Cultura

O Núcleo de Fé e Cultura da PUC-Campinas, criado com a finalidade de ampliar a consciência da comunidade acadêmica e da população sobre a relação entre a fé e a cultura junto às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, vem realizando, ao longo dos anos, discussões que estimulam a reflexão sobre o sentido humano na sociedade contemporânea.

Programação:

19/5/20 (terça-feira)

• 9h – Auditório Cardeal Agnelo Rossi – Campus I

CONFERÊNCIA: “SÍNODO DA AMAZÔNIA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS”

Dom Pedro Brito Guimarães – Arcebispo Metropolitano de Palmas/TO.

20/5/20 (quarta-feira)

• 9h – Auditório Cardeal Agnelo Rossi – Campus I

CONFERÊNCIA: “CONTEXTO HISTÓRICO E ECLESIAL DO SÍNODO DA AMAZÔNIA”

Prof. Dr. Pe. José Oscar Beozzo – Coordenador Geral do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular CESEEP.

• 19h30 – Auditório Cardeal Agnelo Rossi – Campus I

CONFERÊNCIA: “ecologia integral e desafios sociais”

Prof. Dr. Pe. Agenor Brighenti – Professor Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

21/5/20 (quinta-feira)

• 9h – Auditório Cardeal Agnelo Rossi – Campus I

CONFERÊNCIA: “ecologia integral e desafios antropológicos”

Prof. Dr. Pe. Paulo Suess – Membro do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação PopularCESEEP e Assessor Teológico do Conselho Indigenista Missionário – CIMi.

• 10h – Auditório Monsenhor Salim – Campus II

CONFERÊNCIA: “SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E SEGURANÇA HÍDRICA: O PAPEL DA AMAZÔNIA”

Prof. Dr. Duarcides Ferreira Mariosa, docente do Curso de Serviço Social do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

• 19h30 – Auditório Cardeal Agnelo Rossi – Campus I

Serviço:

Data: 19, 20 e 21 de maio

Horários: 9h, 10h e 19h30 (veja programação acima)

Locais: Auditório Cardeal Agnelo Rossi (Campus I) e Auditório Monsenhor Salim (Campus II)

Entrada: gratuita (inscrições em breve pelo www.puc-campinas.edu.br/eventos)

Vinícius Purgato
10 de março de 2020