“Clube + Leitura” incentiva hábito de ler e compartilhar na comunidade acadêmica

Projeto do Sistema de Bibliotecas e Informação cria clube de leitura para indicar, debater e explorar livros de forma online

A PUC-Campinas, por meio do SBI (Sistema de Bibliotecas e Informação) deu início a um projeto importante dentro da Universidade. O “Clube + Leitura” convida toda a comunidade acadêmica – alunos, professores, funcionários e ex-alunos –  para trocar experiências de obras literárias por meio de reuniões online realizadas mensalmente pela plataforma Teams.

A participação exige uma inscrição prévia pelo site. Na página, o participante receberá as instruções de como participar. Logo depois de providenciar o cadastro, ele receberá o retorno da Universidade com mais instruções sobre o clube.

O primeiro encontro acontece no dia 5 de abril (quarta-feira), às 15h, pela plataforma Teams. De início, cada pessoa poderá compartilhar sua experiência com o último livro que leu. Essa indicação de título já acontecerá no momento da inscrição. No decorrer dos encontros, haverá enquetes para que sejam definidos os livros para a próxima leitura, escolhidos pelos participantes, para que sejam debatidos no encontro seguinte. Os bate-papos serão realizados pela plataforma todas as quartas-feiras.

“Os benefícios que uma iniciativa como o clube de leitura agrega para grupos e comunidades em que se inserem podem ser diversos. No contexto universitário podemos destacar, o incentivo a leitura, a abertura de um espaço para discussões e aprendizado mútuo, fortalecimento de relações interpessoais, desenvolvimento da criatividade, e o exercício da leitura de mundo para além do contexto das salas de aula”, comenta Mirian Bezerra de Sousa, bibliotecária responsável pela Biblioteca Digital Multimídia da PUC-Campinas.

Para se inscrever para o Clube + Leituras, basta clicar aqui.

Carlos Giacomeli
24 de março de 2023