Cesta básica atinge maior valor em fevereiro segundo Observatório PUC-Campinas

Desde outubro do ano passado, o valor da cesta básica acumula alta de 10,19%

O Observatório PUC-Campinas está divulgando o custo da cesta básica e variações de preços na cidade de Campinas, referente ao mês de fevereiro de 2024, estudo sob coordenação do Prof. Me. Pedro Costa, do Observatório PUC-Campinas.

No mês de fevereiro, o custo da cesta básica para uma pessoa na cidade de Campinas foi de R$ 761,34, apresentando uma alta de 2,97%. É o maior valor de Cesta Básica na cidade de Campinas já apurado pelo Observatório PUC-Campinas desde setembro de 2022, quando a série foi iniciada. Representa, também a quarta alta consecutiva.

Clique aqui para ver o estudo completo

Desde outubro do ano passado, o valor da cesta básica acumula alta de 10,19%. Esse valor de cesta compromete 53,9% do salário-mínimo atual, de R$ 1412,00. Dez dos 13 itens apresentaram elevação nos preços, com destaque para banana, batata, feijão e tomate. Manteiga, leite e óleo foram os itens que apresentaram redução.

Arroz e Feijão, produtos muito presentes na Cesta e na alimentação do brasileiro, voltaram a subir. Carne (coxão mole) pão, itens com grande peso na Cesta, apresentarem também elevação de preços, porém de pequena intensidade (0,69% e 0,03% respectivamente).

Marcelo Andriotti
12 de março de 2024