
Centro de Cultura e Arte está com inscrições abertas para todas as linguagens artísticas
Os interessados poderão participar dos núcleos de canto coral, teatro e dança e dos grupos de músicas popular e de câmara
O Centro de Cultura e Arte (CCA) da PUC-Campinas está com inscrições abertas para a participação, ao longo do ano letivo de 2026, dos núcleos artísticos experimentais (NAE) de Canto Coral, Teatro e Dança e dos grupos artísticos de Música Popular e de Música de Câmara.
As inscrições, que são gratuitas, poderão ser realizadas até às 17h do dia 6 de março, clicando-se abaixo em cada uma das linguagens artísticas de seu interesse. Os critérios específicos de seleção se encontram disponíveis no formulário eletrônico referente a cada uma delas.
Música Popular Música de Câmara
Os interessados ou interessadas, sejam membros da comunidade interna (docentes, discentes e funcionários) ou externa (pessoas não vinculadas à Universidade), uma vez selecionados, poderão fazer parte dos inúmeros projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano por cada uma das linguagens artísticas e terão, obrigatoriamente, de participar dos ensaios agendados.

O NAE de Canto Coral pretende desenvolver habilidades e competências vocais nos quesitos aparelho fonador, respiração e vocalises. Além do considerado tripé da técnica vocal propriamente dita, o repertório desenvolvido é eclético, com peças sacras, folclóricas e seculares, sendo cantado em diversos idiomas.
A ideia é fazer com que eles(as) possam vivenciar a experiência e desenvolver o aprendizado artístico em grupo. A quem necessitar, será disponibilizada uma declaração de horas complementares para fins acadêmicos (referente a participação em ensaios e em eventos), bem como haverá a possibilidade de concessão de bolsa-estímulo para estudantes da PUC-Campinas com a matrícula em dia.
A seleção dos novos membros acontecerá através de audições, entrevistas e/ou testes. Por isso mesmo, fique atento ao e-mail cadastrado para saber sobre a sua situação, pois as vagas são limitadas e serão disponibilizadas por ordem de inscrição. O contato será realizado através do e-mail registrado, a partir do próximo dia 9 de fevereiro, para o agendamento de uma data, horário ou local para a realização de audição, entrevista e/ou teste.
Para mais informações, clique aqui ou ligue para o número (19) 3343-5810.

O NAE de Teatro, por sua vez, se propõe a desenvolver trabalhos práticos sobre os fundamentos das artes da cena, pesquisando desde as suas técnicas basais de interpretação e improvisação até o exercício refinado da escrita e criação dramatúrgicas.
Sobre o Centro de Cultura e Arte
O Centro de Cultura e Arte foi criado com o objetivo geral de produzir e difundir a cultura e a arte nos espaços da PUC-Campinas, do município de Campinas e de toda a região. Desde a sua fundação, em 1987, ele tem selecionado, no início de cada semestre, interessados em integrar as linguagens artísticas que o compõem, o que exige a organização de um processo constante de captação de novas pessoas desejosas de terem novas vivências artísticas, desenvolvidas nas áreas disponibilizadas pelo Centro.
Atualmente vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, nestes quase quarenta anos de existência, o Centro tem proporcionado e difundido atividades artístico-culturais, de caráter extensionista, dentro e fora da Universidade, por meio de uma agenda de encontros, apresentações e performances de curta duração das cinco linguagens artísticas que o compõe.
Sobre os núcleos artísticos experimentais
Os núcleos artísticos experimentais de Canto Coral, Teatro e Dança são espaços de criação artística transdisciplinar e experimentação, espalhados por ambos os campi da PUC-Campinas.

O NAE de Dança pretende contribuir com a formação e o aprimoramento do integrante como cidadão crítico e reflexivo de sua realidade, de forma a estimular o seu potencial criativo e expressivo, a partir da consciência de seu corpo no mundo.
O NAE de Canto Coral pretende desenvolver habilidades e competências vocais nos quesitos aparelho fonador, respiração e vocalises. Além do considerado tripé da técnica vocal propriamente dita, o repertório desenvolvido é eclético, com peças sacras, folclóricas e seculares, sendo cantado em diversos idiomas.
O NAE de Teatro, por sua vez, se propõe a desenvolver trabalhos práticos sobre os fundamentos das artes da cena, pesquisando desde as suas técnicas basais de interpretação e improvisação até o exercício refinado da escrita e criação dramatúrgicas. Ele também oferece aos seus participantes um espaço seguro para experimentações artísticas, pautadas na autonomia de cada um, convidando-os à desenvolverem e aprimorarem as suas capacidades imaginativas, inventivas e integradoras.
Já o NAE de Dança pretende contribuir com a formação e o aprimoramento do integrante como cidadão crítico e reflexivo de sua realidade, de forma a estimular o seu potencial criativo e expressivo, a partir da consciência de seu corpo no mundo. Além disso, ele visa atender a todas as pessoas que queiram ser provocadas a partir do corpo em movimento, respeitando os seus processos de tomada de consciência.
- O Grupo Artístico de Música Popular conta com um repertório eclético e variado. Essa flexibilidade contempla a riqueza de ritmos internacionais e nacionais como o rock, o pop, a bossa nova e a MPB.
- O Grupo Artístico de Música de Câmara busca fomentar a música erudita através de diversas formações instrumentais (Orquestra de Câmara, Grupo de Música de Câmara e duos, trios e quartetos).
Sobre os grupos artísticos de música
Os grupos artísticos de Música Popular e de Música de Câmara trabalham com repertórios ecléticos e variados que contemplam de Música Popular Brasileira (MPB) a composições eruditas, em formações de pequenos grupos de instrumentos e vozes, o que confere um estilo próprio a cada um deles.
O Grupo Artístico de Música Popular conta com um repertório eclético e variado. Essa flexibilidade, que é a sua marca, contempla a riqueza de ritmos internacionais e nacionais como o rock, o pop, a bossa nova e a MPB.
Já o Grupo Artístico de Música de Câmara busca contribuir para o fomento da música erudita na Universidade através de diversas formações instrumentais (Orquestra de Câmara, Grupo de Música de Câmara e duos, trios e quartetos), que podem ser integradas por estudantes, funcionários e membros da comunidade externa em geral. O objetivo maior é o desenvolvimento pessoal de cada músico, permitindo a este o acesso à uma das maneiras mais representativas de se fazer música em conjunto.



