Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2022

Sobre o Grupo


A Banda foi criada em 2002 e tinha uma formação bem ao estilo das grandes bandas.
Com o passar do tempo, percebendo a necessidade de maior adequação à realidade musical da comunidade universitária, em 2007, nasce a Big Band e em 2014 passa a ser intitulada de Grupo de Música Popular. Essas mudanças de nome e estrutura tem como objetivo principal manter a interação com a comunidade e ampliar a possibilidade de seu engajamento no grupo.
Com repertório eclético e variado o Grupo contempla a riqueza dos ritmos internacionais e nacionais como o Rock, o Pop, a Bossa Nova, a MPB. Essa flexibilidade confere um estilo próprio que é a marca do Grupo.
Flávio Corilow – Maestro

Ensaios (virtuais)

2ªs feiras, 3ªs feiras e 5ªs feiras, das 16h às 19h.

Contato

Comunicação: (19) 3343-5810
Secretaria: (19) 3343-5806

E-mail: cca.musicapopular@puc-campinas.edu.br

Envie-nos uma mensagem

Critérios gerais de seleção por grupo artístico


 

Serão utilizados os seguintes critérios para avaliação dos alunos interessados em participar do Grupo de Música Popular:

Cantores

a) afinação vocal: nota de 01 a 05;
b) timbre: nota de 01 a 03;
c) desenvoltura: nota de 01 a 03;
d) versatilidade quanto ao repertório: nota de 01 a 03;
e) interpretação: nota de 01 a 03.

Instrumentistas

Sopros

a) afinação;
b) leitura à primeira vista: nota de 01 a 05;
c) interpretação estilística: nota de 01a 05;
d) fraseado: nota de 01 a 05.

Cavaquinho, violão, guitarra e baixo elétrico

a) leitura de cifras à primeira vista: nota de 01 a 03;
b) interpretação estilística: nota de 01 a 03;
c) fraseado: nota de 01 a 03;
d) leitura de acordes cifrados com uso de 9a./11a./13a. e inversões: nota de 01 a 05;
e) leitura de partitura (é desejável, mas não imprescindível): nota de 01 a 05.

Bateria e percussão

a) desenvolvimento de ritmos como Bossa Nova, Samba, Frevo, Baião, Rock e MPB: nota de 01 a 05;
b) capacidade de variação na dinâmica (forte/piano): nota de 01 a 05;
c) leitura rítmica;
d) leitura de partitura (é desejável, mas não imprescindível): nota de 01 a 05.

Piano

a) leitura à primeira vista: nota de 01 a 05;
b) interpretação estilística: nota de 01 a 05;
c) fraseado: nota de 01 a 05;
d) leitura de acordes cifrados com uso de 9a/11a/13a e inversões: nota de 01 a 05;
e) leitura de partitura (é desejável, mas não imprescindível): nota de 01 a 05.

Edições anteriores


Série Autoral – Nas lives, a série trouxe diversos trabalhos autorais de integrantes e de músicos profissionais, visando agregar experiências na área da composição musical. A produção está disponível em facebook.com/cca.puccampinas.

Série Individual – Os vídeos da série apresentam performance musical individual dos integrantes do Grupo de Música Popular. A produção está disponível em facebook.com/cca.puccampinas.

PUC Jazz – A live trouxe este estilo musical que exige técnica e criatividade e alta performance dos grupos artísticos que se apresentaram. A produção está disponível em facebook.com/cca.puccampinas.

Vanguarda Paulista

A-Nova-MPB

A Nova MPB

PUC Jazz - Posts completo

PUC Jazz – 4ª Edição

Festival-30-anos-do-CCA,Musica-Popular

30 anos do CCA – Grupo de Música Popular

3º PUC Jazz “Festival 30 anos do CCA”

07,14, 21 e 28/05 – às quintas, Campus I

O jazz é um estilo onde a improvisação tem um papel central. Para tanto é necessário conhecimento musical avançado e ter amplo domínio do instrumento. No jazz, o repertório abrange desde standards (músicas consagradas pelo público, da música nacional ou internacional) e composições autorais. A intenção é a de que o público possa apreciar uma prática pouco difundida porém com nível artístico elevado. Veja o programa e a galeria de fotos

Nêne Silva Project

07/05, às 20h30 – campus 1, praça de alimentação

Nenê Silva – Contrabaixista. Tocou com Cristhian e Ralf; Jair Rodrigues e ao lado de musicos de jazz como Márcio Montaroyos e Raul de Souza. É empresário no ramo de instrumentos musicais. Atualmente, prepara o seu primeiro CD intitulado Deus Tempo.

Helder Samara Quinteto

21/05, às 20h30 – Campus 1, Praça de Alimentação

O Quinteto é um grupo de referência no cenário campineiro de jazz.

Liderado pelo baterista Hélder Samara é formado por Felipe Silveira (Piano),  Vinicius Corilow (Saxofone Tenor), Marcelo Rocha (Trompete) e Marcos Souza (Contrabaixo Acústico). O repertório se concentra no Hardbop e no Samba Jazz, sub-gêneros do jazz e da música popular brasileira que aliam o virtuosismo e a estridência do Bebop,  com o suingue marcante de ritmos afro-americanos.

Albano Sales Trio

28/05, às 20h30 – Praça de Alimentação

Graduado em Música (UNICAMP), foi professor da Universidade Livre de Música Tom Jobim e Conservatório Carlos Gomes de Campinas. Trabalhou, nos EUA, com Airto Moreira e Flora Purim. No BRASIL, Paulo Moura, Celso Pixinga, entre outros.Lançou, (2008), CD instrumental independente “Retrato Brasileiro”, relançado em 2012.

1º PUC Jazz e 16º Encontro de Dança movimentarem a Universidade

Memórias

O foco está em difundir um festival de jazz de nível artístico elevado.
O jazz é um estilo onde a improvisação tem um papel central. Para se improvisar é necessário um conhecimento musical avançado bem como ter um amplo domínio do instrumento. No jazz, o repertório abrange desde standards, ou seja, músicas consagradas pelo público, da música nacional ou internacional e também composições autorais.

PROGRAMAÇÃO
2º PUC Jazz

Campus I – Praça de Alimentação, às quintas-feiras (20h30):
05/05 – Janice Pezoa Trio
12/05 – Grupo de Música Popular CCA
19/05 – Roberto Sion com Helder Samara Trio

Janice Pezoa Trio

05/05, às 20h30 – Campus I, Praça de Alimentação

Janice Pezoa trio traz uma linguagem jazzística contemporânea, composições próprias, com arranjos para a formação piano, baixo acústico e bateria. Mescla em suas composições, fortes influências do piano erudito, da música instrumental brasileira, e do jazz, sua paixão.

Grupo de música popular do cca

12/05, às 20h30 – Campus I,Praça de Alimentação

O grupo de música popular apresentará durante o ano de 2016 um repertório formado pelos grandes nomes da música popular brasileira em eventos que integram as comemorações dos 75 anos da PUC-Campinas.

Roberto Sion com Helder Samara Trio

19/05, às 20h30 – Campus I, Praça de Alimentação

Dentre os mais respeitados instrumentistas brasileiros, se destaca o nome de Roberto Sion, que além de saxofonista é também flautista e clarinetista, sem falar nas atividades que desempenha como compositor, arranjador, maestro e professor.

Galeria de Fotos

Show Anual

O evento busca divulgar o trabalho dos alunos do grupo junto à comunidade da cidade de Campinas; realizar um apanhado do repertório desenvolvido ao longo de 2014.

SERVIÇO
24/11/2014, às 20h30 , Praça de Alimentação, Campus I
Informações: 3735-5810.

Música popular brasileira

Programa 75 anos de Música Popular Brasileira

O evento possibilita ao grupo de música popular do CCA realizar um apanhado do repertório desenvolvido ao longo de 2016, com canções de diferentes movimentos dentro da história da MPB (era de ouro do rádio, festivais da canção e rock anos 80 e 90) e contribuir para a formação e a ampliação de plateia ligada à música popular.

Grupo de música popular

O projeto Grandes Nomes  foca nos compositores  que foram determinantes na história da música popular brasileira sendo referência da nossa arte e cultura popular como Tom Jobim, Chico Buarque, Ivan Lins, Djavan.

10.12.2015, às 18h30

Campus I, Praça de Alimentação

veja o repertório

Fotos


Atividades Conjuntas


O Centro de Cultura e Arte através dos NAEs Canto Coral, Dança e Teatro apresenta: FloreSer Mulher
O que é ser mulher para você? O que te fez perceber que era mulher pela primeira vez? Por que? Essas e outras questões foram traduzidas em corpos, danças, textos e cantos por este coletivo de dançarinas, poetas, atrizes e cantoras que buscam, juntas e com você, debater artisticamente os limites que ainda nos são impostos socialmente. E superá-los! Porque, afinal, amamos receber flores, mas preferimos, muito mais, respeito. Link – https://fb.me/e/QqUZpaHr

O Centro de Cultura e Arte traz Juntos com Arte – apresentação artística “on-line” de acolhida para ingressantes, suas famílias e outros convidados.  Link – https://fb.me/e/44qBWYynu

A série Anima traz performances rápidas de profissionais artísticos e integrantes dos Grupos de Música e dos Núcleos Artísticos Experimentais. Link – https://fb.me/e/1knCYEamF, https://fb.me/e/gk5In5c4v, https://fb.me/e/8rK7vMdzw

É chegada a primavera! E para celebrarmos esse novo ciclo que floresce, o Centro de Cultura e Arte apresenta, com seus Núcleos Artísticos Experimentais de Teatro e de Canto Coral, a performance artística Ânima 3a. edição! Nesta edição, trazemos “O Caso das Petúnias Pisoteadas”, de Tennessee Williams, com canções de Zélia Duncan, Os Mutantes e Vinicius de Moraes e convidamos o público a experimentar a vida sob novas perspectivas, fora de padrões e imposições sociais, tal como o desabrochar múltiplo, diverso e belíssimo das flores que despontam ao nosso redor. Link – https://fb.me/e/3tUxdGTIa

Projeto Girassóis e CCA trazem edição especial da série Ânima.
Composta por performances rápidas de profissionais artísticos e integrantes dos Grupos de Música e dos Núcleos Artísticos Experimentais. Link – https://fb.me/e/1uXBBJ41j

Os Núcleos Artísticos Experimentais do CCA, participam com SEXTOU!!! Com Arte, uma das séries de atividades on-line durante o período de férias, que A PUC-Campinas está oferecendo a toda comunidade. Link – https://fb.me/e/1DL0Xh7rx