Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

III PUC JAZZ

A PUC-Campinas apresenta o III PUC Jazz, iniciativa do Grupo de Música Popular do Centro de Cultura e Arte (CCA), que comemora 30 anos em 2017.

O evento, que também contará com a presença de conjuntos instrumentais convidados, será de 04 a 11 de maio, às 19h30, no Auditório Dom Gilberto e de 08 a 25 de maio, às 19h30, no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, ambos no Campus I.

Com um repertório de músicas nacionais e internacionais consagradas pelo público, canções de diferentes movimentos, e composições autorais, o jazz é um estilo caracterizado centralmente pela improvisação. “O III PUC Jazz tem como objetivo propiciar que os membros da comunidade universitária e convidados externos possam apreciar uma prática musical pouco difundida, contribuindo, assim, para a formação e ampliação de público junto ao estilo”, disse o Prof. Me. José Donizeti de Souza, coordenador do Centro Cultural e Arte (CCA).

Trinta anos do CCA

Em 2017, o Centro de Cultura e Arte da PUC-Campinas comemora sua terceira década com o Festival 30 anos do CCA, que contará com uma programação comemorativa especial ao longo de todo o ano. Estão previstas performances e atuações dos Grupos Artísticos e de convidados, com apresentações de dança, orquestras, corais e, é claro, muita música.

Todos os eventos do Festival 30 anos do CCA têm entrada gratuita e a programação completa pode ser conferida no link: https://www.puc-campinas.edu.br/cca.

 

Programação

Auditório Dom Gilberto
04/05
– Alexandre Cunha e Grupo

Alexandre Cunha é baterista profissional há 31 anos, trabalhando em diversos seguimentos da música, acompanhando artistas, ministrando cursos, workshops e gravando em estúdio. Em 2005, lançou seu primeiro CD “Bate-papo” que conta com grandes “estrelas” da música brasileira e mundial como: Airto Moreira, Alegre Corrêa, Dominguinhos, Arthur Maia, entre outros, com grande sucesso de críticas. Em Janeiro de 2016, a revista Modern Drummer americana, listou os melhores educadores e bateristas por país e Alexandre está incluído nesta lista!

Conheça um pouco do trabalho: https://www.youtube.com/watch?v=j59WFP27p7M

 

11/05 – Grupo de Música Popular CCA

A Banda foi criada em 2002 e tinha uma formação bem ao estilo das grandes bandas.
Com o passar do tempo, percebendo a necessidade de maior adequação à realidade musical da comunidade universitária, em 2007, nasce a Big Band e em 2014 passa a ser intitulada de Grupo de Música Popular.  Essas mudanças de nome e estrutura têm como objetivo principal manter a interação com a comunidade e ampliar a possibilidade de seu engajamento no grupo.

Com repertório eclético e variado o Grupo contempla a riqueza dos ritmos internacionais e nacionais como o Rock, o Pop, a Bossa Nova, a MPB. Essa flexibilidade confere um estilo próprio que é a marca do Grupo.

 

Auditório Cardeal Agnelo Rossi – Campus I.

18/05 – Seo Manouche

O contrabaixista Gilberto de Syllos, que adotou o nome artístico Seo Manouche, é o primeiro artista brasileiro a fazer manouche com virtuosismo e humor. Além disso, incorporou raízes da música caipira, trazendo à luz um universo próprio e singular.

Conheça um pouco do trabalho: https://www.youtube.com/watch?v=tORqsq_cfS4

25/05 – Alexis Bittencourt Trio – participação do saxofonista Vinícius Corilow

Alexis Bittencourt Trio é composto por Alexis Bittencourt – guitarra/voz, Zé Alexandre Carvalho – contra baixo acústico, e Lucas Casacio – bateria/percussão. No Groovin’ Jazz, o trio visita com muita liberdade e improvisação um repertório consagrado e conhecido, com versões próprias para clássicos do cancioneiro brasileiro (samba-canção, bossa nova, sambas e MPB), da canção americana (Standards, swing e jazz), do Pop, Soul, Funk e R&B.

Conheça um pouco do trabalho: https://www.youtube.com/watch?v=QZBOKSWjCdg

 



Silvia Perez de Freitas
17 de abril de 2017