Cardeal Giuseppe Versaldi fala sobre “A Pedagogia Evangélica, Alma do Ensinamento Cristão” no segundo dia do Colóquio

Prefeito da Sagrada Congregação para a Educação Católica da Santa Sé participa do Colóquio “A Educação Superior Católica à Luz do Instrumentum Laboris: Educar Hoje e Amanhã. Uma Paixão Que Se Renova”

No segundo dia do Colóquio “A Educação Superior Católica à Luz do Instrumentum Laboris: Educar Hoje e Amanhã. Uma Paixão Que Se Renova”, o Prefeito da Sagrada Congregação para a Educação Católica da Santa Sé, em Roma, Cardeal Giuseppe Versaldi, ministrou na manhã desta quinta-feira, dia 22 de novembro, a conferência “A Pedagogia Evangélica, Alma do Ensinamento Cristão”, na qual afirmou que a Igreja tem se empenhado no campo da educação, antecipando muitas vezes a sociedade civil. “Foi instaurado um diálogo profundo entre fé e razão, entre dimensão humana e religiosa, de modo a construir escolas de todas as ordens e graus que contribuam não somente para formar bons e maduros cristãos, mas também cidadãos honestos para a construção de um mundo segundo o projeto de amor com o qual Deus o criou”, declarou.

No dia anterior, o Cardeal Giuseppe Versaldi abordou a relação entre a fé e a razão. “O diálogo entre fé e razão não foi fácil, já que, assim como hoje, a própria razão não pode fechar-se em si mesma e recusar a abertura ao transcendente. As nossas instituições escolásticas, de qualquer ordem e grau, são, certamente, instrumentos eficazes nessa direção, abrindo a todo o povo de Deus o aprofundamento do conhecimento dos instrumentos necessários para o diálogo entre fé e razão, a ponto de conseguir espalhar a fé em todos os contextos da sociedade e não só internamente na Igreja”, disse.

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, destacou que o evento vai ao encontro da missão da Universidade que é de produzir, enriquecer e disseminar o conhecimento, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e solidária. “A construção do processo formativo deve partir do reconhecimento de que o coração da educação católica é sempre a pessoa de Jesus Cristo. Sustentado neste fundamento, o processo formativo possibilitará que o indivíduo egoísta se reconheça como pessoa e como tal comprometa-se com respeito à dignidade de toda pessoa humana; e que a formação das competências técnico-científicas para o exercício profissional não seja construída apenas para a competição no mercado de trabalho, mas sobretudo para a prática da cooperação e da solidariedade”, afirmou.

O evento também contou com a presença do Prof. Dr. Samuel Mendonça, Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC-Campinas, que ministrou, na noite de ontem, a conferência “Responsabilidade Educativa na Perspectiva do Instrumentum Laboris”.

Na noite de quinta-feira, ainda teremos a presença do Prof. Dr. Pe. José Aguiar Nobre, Pesquisador de Pós-Doutorado em Filosofia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), que ministrará a conferência “Os Desafios da Formação Humana Contemporânea na Perspectiva do Instrumentum Laboris”.

No dia 24 de novembro, o Cardeal Giuseppe Versaldi presidirá a missa, às 9h, na Catedral Metropolitana de Campinas, encerrando o evento, organizado pelo Núcleo de Fé e Cultura da PUC-Campinas.

Cardeal

Formado em Psicologia, com Doutorado em Direito Canônico, obteve o título de advogado da Sagrada Rota Romana em 1981. Foi Bispo de Alessandria (2007-2012), Presidente da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé (2011-2015), Cardeal-Diácono do Sagrado Coração (2012) e é o atual Prefeito da Sagrada Congregação para a Educação Católica da Santa Sé (2015).

Colóquio

O tema escolhido trata das características fundamentais das escolas e universidades católicas, bem como dos desafios que estas instituições têm em seu projeto. O documento Instrumentum Laboris tem o objetivo de propor uma reflexão sobre a importância da educação católica e de promover ações de atualização e formação.

A participação no evento é aberta a toda comunidade. As inscrições para o Colóquio poderão ser feitas pelo Portal da Universidade (www.puc-campinas.edu.br/eventos) ou, até o início de cada atividade, nos locais em que ocorrem. A emissão de Certificados de Participação no Colóquio será condicionada à inscrição e à participação no evento.

Confira a galeria de fotos.

Confira a programação:

22/11/2018

Local: Auditório Cardeal Agnelo Rossi – Campus I da PUC-Campinas
20h – CONFERÊNCIA: “Os Desafios da Formação Humana Contemporânea na Perspectiva do Instrumentum Laboris

Prof. Dr. Pe. José Aguiar Nobre – Pesquisador de Pós-Doutorado em Filosofia na Universidade Federal do Paraná (UFPR)

MISSA

24/11/2018