Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Cantata de Natal encerra agenda cultural no Pátio dos Leões

Evento reuniu corais de diferentes gerações no Solar do Barão e marcou o balanço de um ano repleto de atividades gratuitas para a população de Campinas

A Cantata de Natal, realizada nesta quarta-feira, 17 de dezembro, no histórico Pátio dos Leões, no Solar do Barão, encerrou a Agenda Cultural 2025 – Pátio dos Leões, consolidando o espaço como um dos principais pontos de difusão cultural no centro de Campinas.

Para a responsável pela Agenda Cultural, Profa. Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos, o sentimento é de dever cumprido após um cronograma intenso de apresentações. “Esse ano foi muito gratificante trabalhar com esses eventos, porque nós tivemos eventos todos os meses, desde a abertura da agenda em março. E essa ocupação constante do Solar do Barão criou um novo hábito na população, que se acostumou a vir para cá sempre que via o espaço acesso”, afirmou.

União de gerações no palco

O ponto alto da noite foi a apresentação musical que integrou três grupos distintos: o coral do Vitalità, voltado para o público 65+, o canto coral da PUC-Campinas e o coral da Uniodonto. A regência ficou a cargo da maestrina Fátima Viegas, que destacou o poder de união do repertório natalino e o impacto emocional das canções.

“A música de Natal ela propicia essa união. A gente une esses corais, une essas vozes pensando nessa harmonia e nesse desejo de retratar essa história que a gente escuta todo ano. Esse encontro intergeracional, que reúne desde jovens universitários até idosos, é riquíssimo. É um desafio muito gostoso descobrir pontos comuns, que é esse amor à música, essa paixão pelo gosto de cantar, que é mais uma linguagem de alma”, explicou.

Recepção do público

Quem compareceu ao Pátio dos Leões aprovou a iniciativa, que além de música, proporcionou o acesso a um patrimônio histórico preservado. “Achei muito legal, todas as apresentações são muito legais. Também não conhecia esse prédio aqui e achei muito bacana”, comentou a engenheira de alimentos Taís Mosetti Pisani.

“É muito bonito ver vários grupos diferentes cantando. Faz a gente refletir, se unir nesses momentos”, afirmou a psicóloga Mariana Gentile Peres.

Continuidade em 2026

O encerramento das atividades de 2025 com a Cantata de Natal projeta um ano de 2026 ainda mais movimentado para o centro da cidade. A intenção é que, com o avanço das obras de preservação, o local se firme definitivamente como um polo de encontro da comunidade com a arte.

“A ideia é continuar com os eventos, de diversificar mais a agenda. Quando o restauro se encerrar, iremos abrir aqui os museus da Universidade, um centro de cultura bastante importante para a população de Campinas”, concluiu a Profa. Camila Brasil.



Jean Spaduzano
18 de dezembro de 2025