
Campus I da PUC-Campinas sedia o Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo
Evento buscou debater o conhecimento na área através de problemas concretos do cotidiano
A PUC-Campinas sediou, nos últimos dias 21 e 22 de agosto, no Auditório do Campus I, a 17ª edição do Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo (SIIU). O evento, que teve como objetivo debater e disseminar o conhecimento científico e acadêmico em problemas concretos derivados da realidade cotidiana, abordando condições de urbanidade em diferentes escalas, desde o nível urbano até o territorial, buscou também atuar como um espaço para a troca de experiências e um catalisador de parcerias e redes de colaboração entre os participantes.
Além disso, o Seminário teve como intenção promover o intercâmbio de ideias, incentivar a produção de publicações conjuntas e fortalecer a coesão social por meio de encontros que buscaram valorizar o diálogo e a integração. Neste ano, além da PUC-Campinas, também sediou o SIIU, a Universitat Politècnica de València (UPV), na Espanha, nos dias 19 e 20 de junho, o que segundo a coordenadora geral do evento em território brasileiro, Profa. Dra. Jane Victal Ferreira, “reafirma o compromisso de nossa Universidade com a internacionalização e a colaboração entre continentes”.

A 17ª edição do Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo (SIIU), ocorrido nos últimos dias 21 e 22 de agosto, no Auditório do Campus I, teve como objetivo debater e disseminar o conhecimento científico e acadêmico em problemas concretos derivados da realidade cotidiana, abordando condições de urbanidade em diferentes escalas, desde o nível urbano até o territorial, bem como buscou atuar como um espaço para a troca de experiências e um catalisador de parcerias e redes de colaboração entre os participantes.
A abertura institucional contou com a presença dos professores Dr. Jonathas Magalhães, decano da Escola de Arquitetura, Artes e Design (EAAD); Dra. Renata Baesso Pereira, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (POSURB-ARQ); e Dra. Ana Paula Giardini Pedro, diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Além dos professores da PUC-Campinas, esteve presente à abertura o Dr. Joaquin Sabaté Bel, professor emérito e ex-coordenador dos programas de Pós-Graduação em Urbanismo e de Projetação Urbanística da Universitat Politècnica de Catalunya (UPC).
Fortalecendo o urbanismo na RMC
De acordo com a professora Jane, que também fez parte da abertura institucional, “em sua 17ª edição, o Seminário já conta com longa tradição e está consolidado como um evento anual de destaque na agenda das instituições de ensino e pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. Sediar o SIIU em 2025 representa uma oportunidade única e valiosa para fortalecer o campo do urbanismo na Região Metropolitana de Campinas (RMC) e contribuir para o desenvolvimento das cidades médias do interior do Estado de São Paulo”.
Além disso, ela explica que para a PUC-Campinas, o evento representa “uma oportunidade de consolidar a parceria estabelecida entre a Universidade e o Departament d’Urbanisme, Territori i Paisatge da Universitat Politècnica de Catalunya (UPC) (em tradução livre para o português, “Departamento de Urbanismo, Território e Paisagem da Universidade Politécnica da Catalunha”), por intermédio do Grupo de Pesquisa Estudos Urbanos: Cultura e Arquitetura do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas e do Grup de Recerca Urbanisme (em tradução livre para o português, Grupo de Pesquisa em Planejamento Urbano) da UPC, com os pesquisadores e participantes da Rede Internacional de Paisagem Cultural, iniciada pelo arquiteto, urbanista, economista e professor Joaquin Sabaté Bel. A rede é composta por pesquisadores, agentes do setor público e urbanistas profissionais que atuam em diversas cidades da Europa, principalmente nos países da Península Ibérica (Espanha e Portugal) e da América Latina”.

O Prof. Dr. Joaquin Sabaté Bel, professor emérito e ex-coordenador dos programas de Pós-Graduação em Urbanismo e de Projetação Urbanística da Universitat Politècnica de Catalunya (UPC), ministrou a palestra “Cincuenta Años de Enseñanza de Urbanismo”, que tratou de sua trajetória no ensino do urbanismo, destacando momentos de inflexão e de adaptação do pensamento urbanístico ao longo dos últimos cinquenta anos ministrando aulas no Departamento de Urbanismo da UPC.
Ela continua dizendo que “além dos países de língua portuguesa e hispânica, os pesquisadores da rede realizam parcerias com diversos outros centros de pesquisa, tais como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, e a Universidade de Delft, nos Países Baixos. Ao longo de mais de vinte anos, os pesquisadores se dedicaram ao ensino, à pesquisa e à difusão de conhecimentos por meio de publicações em periódicos científicos e eventos dos mais diversos níveis. Além disso, muitos têm se envolvido com a sociedade civil em assuntos voltados ao ambiente construído e ao habitat humano. O Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo, agora em sua 17ª edição, foi um fórum de debates e trocas de conhecimento entre esses profissionais”.
Duas sedes
A parceria com os pesquisadores da UPC surgiu em 2014, quando a então aluna do POSURB-ARQ, Dra. Adelita Araújo de Souza, sob orientação da Profa. Dra. Jane Victal Ferreira, realizou um Estágio de Doutorado Sanduíche com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e estabeleceu contato com o Prof. Dr. Joaquin Sabaté Bel, na ocasião coordenador do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da UPC.
O início das colaborações, de fato, se deu com a participação de Sabaté como coorientador da tese e, desde então, a parceria tem se intensificado, chegando a um acordo amplo entre a PUC-Campinas e a UPC, resultando em publicações conjuntas e outras atividades acadêmicas e científicas. A participação na rede internacional ampliou o diálogo com outros pesquisadores, gerando a oportunidade de a Universidade sediar a 17ª edição do evento, que ocorreu tanto em Campinas, quanto em Valência, na Espanha.
Neste ano, o comitê científico do Seminário foi composto por 117 pesquisadores doutores que avaliaram 469 submissões entre resumos e artigos. Dos 250 artigos avaliados, 146 foram aprovados para a apresentação de trabalhos que ocorreram em 26 sessões paralelas presenciais e dez sessões paralelas on-line.

Em “Lecturas Territoriales: Espacios de Frontera en Uruguay”, a Dra. María Mercedes Medina Acosta apresentou a sua pesquisa sobre o tema, em que ela transita entre diferentes escalas e camadas do território, indo das leituras morfológicas (de forma, estrutura e formação das palavras) às expressões da linguagem das populações de fronteira, demonstrando que as divisões administrativas não correspondem à experiência vivida do ser humano como presença.
Fez parte também das atividades um evento que reuniu os alunos de graduação e que contou com o título “Cidades Costeiras: Urbanidade em Projetos para o Futuro, Conversa com Alunos da Graduação – TFG”, que teve como mediador o Prof. Dr. Claudio Manetti, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, e os seguintes comentaristas convidados: o já citado Prof. Dr. Joaquin Sabaté Bel; a Profa. Dra. Melisa Pesoa Marcilla, da UPC; a Profa. Dra. María Mercedes Medina Acosta, da Universidad de La República (Udelar), do Uruguai; e o Prof. Dr. Almir Francisco Reis, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Esta atividade foi coordenada pelos alunos do POSURB-ARQ, Lara Briani e Jonathan Melo.
Para o futuro, a coordenadora do 17º SIIU – Sede Campinas comenta que “pretende-se dar andamento à renovação do acordo amplo de quatro anos entre as instituições parceiras para mais um período de quatro anos, com o intuito de alargar a colaboração entre o Grupo de Pesquisa Estudos Urbanos: Cultura e Arquitetura da PUC-Campinas com pesquisadores da Rede Internacional de Paisagens Culturais, realizando projetos de coorientação e publicações conjuntas, além de participar do 18º SIIU, que ocorrerá em Barcelona, na Espanha, em 2026”.
Conferências
O evento foi composto, tanto por conferências, quanto por sessões paralelas. Três das conferências aconteceram no primeiro dia do Seminário. A primeira delas, “Da Unidade às Dicotomias: Retornos Possíveis a Partir da Amazônia”, foi proferida pela Dra. Ana Claudia Duarte Cardoso, professora titular e pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, ela investiga a convergência entre a urbanização extensiva na Amazônia e a resistência de padrões espaciais nativos que coexistem com a floresta. Durante a sua explanação, ela procurou mostrar que tais processos são compreendidos como formas de defesa da etnosociobiodiversidade e, ao mesmo tempo, como variantes das dinâmicas próprias de regiões periféricas.
“Cincuenta Años de Enseñanza de Urbanismo” (em tradução livre para o português, “Cinquenta Anos de Ensino de Planejamento Urbano”) foi uma palestra ministrada pelo Prof. Dr. Joaquin Sabaté Bel, que tratou de sua trajetória no ensino do urbanismo, destacando momentos de inflexão e de adaptação do pensamento urbanístico ao longo dos últimos cinquenta anos no Departamento de Urbanismo da UPC. Durante a conferência, o professor explicou que o urbanismo é resultado da articulação entre as reflexões teórica e prática na ação sobre o território, sempre com atenção especial ao sujeito comum e às marcas que este imprime no espaço. Ele tratou ainda da abordagem para além dos limites da universidade, incorporando outros agentes que também atuam e produzem conhecimento, mas não deixando de lado os estudos acadêmicos e os resultados da investigação científica.
Em “Lecturas Territoriales: Espacios de Frontera en Uruguay” (em tradução livre para o português, “Leituras Territoriais: Espaços Fronteiriços no Uruguai”), a Dra. María Mercedes Medina Acosta apresentou a sua pesquisa sobre o tema, em que ela transita entre diferentes escalas e camadas do território, indo das leituras morfológicas (de forma, estrutura e formação das palavras) às expressões da linguagem das populações de fronteira, demonstrando que as divisões administrativas não correspondem à experiência vivida do ser humano como presença. A sua investigação, relevante para os estudos de paisagem cultural, buscou evidenciar os traços que constroem a identidade do espaço habitado.

O Prof. Dr. Alberto Leon Gutierrez Tamayo, da Universidad de Antioquia, apresentou “Urbanismo en Tensíon: Construyendo Ciudad Popular. La Experiencia de Medellín (Colombia)”, em que ele refletiu sobre a construção da cidade popular e os modos de vida que se formam nas cidades latino-americanas, tomando Medellín como exemplo.
“Urbanismo en Tensíon: Construyendo Ciudad Popular. La Experiencia de Medellín (Colombia)” (em tradução livre para o português, “Urbanismo em Tensão: Construindo uma Cidade Popular. A Experiência de Medellín (Colômbia)”), realizada no último dia, encerrou o rol de conferências. Durante a apresentação, o Prof. Dr. Alberto Leon Gutierrez Tamayo, da Universidad de Antioquia, refletiu sobre a construção da cidade popular e os modos de vida que se formam nas cidades latino-americanas, tomando Medellín como exemplo. Em sua análise, ele destacou os conflitos entre a produção do habitat e as dinâmicas do mercado imobiliário, propondo como alternativa o reconhecimento do conhecimento tácito, o fortalecimento da coesão social e a valorização da cooperação entre os habitantes dos territórios.
Sessões paralelas
O evento contou ainda com 36 sessões paralelas, sendo 26 presenciais e dez on-line. De acordo com a professora Jane, cada sessão versou sobre um subtema alinhado às grandes linhas temáticas e foi mediada por um pesquisador doutor e com apoio técnico de um estudante do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas.
“Os trabalhos foram apresentados em grupos de quatro pessoas para as sessões presenciais e cinco para as sessões on-line, tendo sido os subtemas constituídos a partir de quatro grandes linhas de abordagem: ‘Cidade’, ‘Território’, ‘Paisagem’ e ‘Temas Transversais’”, esclarece a professora.
A linha “Cidade” concentrou-se no estudo das formas urbanas e de seus componentes, considerando tanto os processos históricos e evolutivos quanto as condições atuais das cidades. Os trabalhos destacaram a regeneração urbana, orientada por critérios de sustentabilidade, eficiência energética e promoção da urbanidade em contextos de constante transformação.
Foram discutidos ainda o habitat residencial, os espaços coletivos, a renovação do espaço público em cidades compactas, as dinâmicas de mobilidade intraurbana e as relações entre campo e cidade. Também se investigaram modelos, técnicas e métodos de projeto aplicados à construção das cidades, incluindo instrumentos de planejamento, estudos de caso e avaliações práticas, evidenciando a diversidade de caminhos para enfrentar as vulnerabilidades urbanas e fortalecer a coesão social.

A 17ª edição do Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo (SIIU) teve como intenção promover o intercâmbio de ideias, incentivar a produção de publicações conjuntas e fortalecer a coesão social por meio de encontros que buscaram valorizar o diálogo e a integração. Neste ano, além da PUC-Campinas, também sediou o SIIU, a Universitat Politècnica de València (UPV), na Espanha, nos dias 19 e 20 de junho.
A linha “Território” investigou a composição e as dinâmicas das grandes metrópoles, suas estruturas e inter-relações, identificando os elementos que definem o seu funcionamento e a sua forma. Os trabalhos abordaram os seguintes subtemas: redes de cidades, mobilidade, metropolização, densidade e fluxos e novas tipologias de urbanismo. Foram discutidos ainda os impactos de grandes infraestruturas, atividades extrativistas e do agronegócio, bem como a relação entre urbanização e áreas ambientalmente frágeis.
Questões como periferias urbanas, ruralidades, mudanças climáticas, desastres ambientais e estratégias de gestão de riscos também estiveram no centro dos debates, ressaltando as desigualdades sociais e a vulnerabilidade das populações em áreas de risco. A reflexão destacou a urbanidade como expressão da riqueza das relações sociais e a necessidade de alinhar as ações do poder público ao interesse coletivo.
A linha “Paisagem” acolheu uma abordagem transversal sobre a relação entre sociedade, natureza e cidade contemporânea, reconhecendo o espaço livre e a paisagem como eixos estruturantes. Os trabalhos apresentados abrangeram desde paisagens culturais e ordinárias até territórios turísticos, periurbanos (referentes a áreas que se situam na periferia ou vizinhança imediata de uma cidade, ou seja, em zonas de transição entre o espaço estritamente rural e a área urbana consolidada) e rurais, incorporando dimensões de memória, identidade, patrimônio material e imaterial, religiosidade e práticas sociais. O debate articulou geografia, ecologia e arquitetura, valorizando o papel dos habitantes e destacando estratégias de preservação, regeneração e valorização territorial.
Por fim, a linha “Temas Transversais” reuniu uma ampla diversidade de reflexões em torno das relações entre território, sociedade e cultura. Os subtemas abarcaram desde fronteiras, migrações e etnia até os modos de vida de populações ribeirinhas, povos originários e culturas autóctones (pertencentes primariamente ao lugar em que se encontram), bem como exploraram ainda questões de justiça social, ativismos urbanos e comunidades virtuais, assim como os impactos da tecnologia, da vigilância e do uso de cartografias digitais, inteligência artificial e big data. Também foram discutidas a saúde, o bem-estar e as soluções baseadas na natureza, bem como a identidade sob as perspectivas de gênero e geração, as desigualdades sociais, as vulnerabilidades e os conflitos urbanos.

O Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo (SIIU) foi criado no Departament d’Urbanisme i Ordenació del Territori (DUOT) da Universitat Politècnica de Catalunya (UPC), em 2007, sob a coordenação do Prof. Dr. Joaquin Sabaté Bel. Após as suas três primeiras edições, o evento ampliou o seu alcance, passando a reunir prestigiosas universidades europeias, deixando de ser um encontro local espanhol e, a partir de sua quinta edição, em 2013, ele passou a ter um caráter geográfico mais amplo, contando, a cada ano, com eventos sediados em uma cidade da Europa e em outra da América Latina.
Sobre o SIIU
O Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo (SIIU) foi criado no Departament d’Urbanisme i Ordenació del Territori (DUOT) (em tradução livre para o português, “Departamento de Planejamento Urbano e Ordenamento do Território”) da Universitat Politècnica de Catalunya (UPC), em 2007, sob a coordenação do Prof. Dr. Joaquin Sabaté Bel. Após as suas três primeiras edições, o evento ampliou o seu alcance, passando a reunir prestigiosas universidades europeias, deixando de ser um encontro local espanhol. Desde então, o SIIU tem se consolidado como um espaço de debate e divulgação científica sobre temas relevantes do urbanismo, integrando pesquisas, práticas profissionais e políticas públicas voltadas ao planejamento e às intervenções no território, fortalecendo a cooperação internacional e o enfoque em problemas urbanos e territoriais concretos.
O evento faz parte das atividades que formaram a Rede Internacional de Paisagens Culturais, composta por pesquisadores europeus e latino-americanos e que é dedicada aos estudos sobre o território e conta com o trabalho de profissionais do planejamento urbano e regional, agentes governamentais, consultores e estudiosos no campo das intervenções territoriais.
A partir de sua quinta edição, em 2013, o Seminário passou a ter um caráter geográfico mais amplo, contando, a cada ano, com eventos sediados em uma cidade da Europa e em outra da América Latina.
Edições por ano e cidades-sedes (Europa / América Latina)
2007 – Barcelona (Espanha)
2008 – Barcelona (Espanha)
2010 – Barcelona (Espanha)
2011 – Barcelona (Espanha)
2013 – Barcelona (Espanha) / Buenos Aires (Argentina)
2014 – Barcelona (Espanha) / Bogotá (Colômbia)
2015 – Barcelona (Espanha) / Montevidéu (Uruguai)
2016 – Barcelona (Espanha) / Balneário Camboriú (Brasil)
2017 – Barcelona (Espanha) / Bogotá (Colômbia)
2018 – Barcelona (Espanha) / Córdoba (Argentina)
2019 – Barcelona (Espanha) / Santiago (Chile)
2020 – Lisboa (Portugal) / São Paulo (Brasil)
2021 – Barcelona (Espanha) / Bogotá (Colômbia)
2022 – Madri (Espanha) / Curitiba (Brasil)
2023 – Lisboa (Portugal) / Recife (Brasil)
2024 – Barcelona (Espanha) / Córdoba (Argentina)
2025 – Valência (Espanha) / Campinas (Brasil)

