
Bacharelado em Design de Games recebe palestra sobre o mundo dos jogos de tabuleiro modernos
O Prof. Me. Pedro Podboy Monfort falou também sobre as origens, tipos e variações dos board games
O curso de Bacharelado em Design de Games recebeu, no último dia 14 de abril, o designer de games, designer gráfico e ilustrador Prof. Me. Pedro Podboy Monfort, pesquisador doutorando em Design na Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Ele, cuja linha de pesquisa é “Design, Meios Interativos e Emergentes”, proferiu a palestra “Jogos de Tabuleiro Modernos: Grandes Escolas, Gênero e o Mercado no Brasil”.

Os estudantes de Design de Games e Design Digital tiveram a oportunidade de conhecer as origens, tipos e variações dos jogos de tabuleiro e puderam jogar alguns exemplares destes trazidos pelo professor Pedro, como ‘Coup’, ‘Salada de Pontos’, ‘Revive’, ‘Root’, ‘Hanabi’, ‘Paris: La Cité de la Lumière’ e ‘Welcome to Seu Lar Perfeito’”.
De acordo com o coordenador do curso, Prof. Dr. Carlos Roberto Mingoto Junior, diversos estudantes de Design de Games e Design Digital tiveram a oportunidade de conhecer as origens, tipos e variações de board games (em tradução livre, jogos de tabuleiro) e “entender sobre o mercado dessa área que cada vez mais ganha adeptos, diverte as pessoas e movimenta um grande montante de valor, estimado atualmente em 14,41 bilhões de dólares, de acordo com o site WordsRated. Além disso, eles puderam conhecer e jogar alguns exemplares de board games trazidos pelo professor Pedro, como ‘Coup’, ‘Salada de Pontos’, ‘Revive’, ‘Root’, ‘Hanabi’, ‘Paris: La Cité de la Lumière’ e ‘Welcome to Seu Lar Perfeito’”.
Durante a palestra, Pedro falou sobre os três grandes grupos de jogos de tabuleiro: os clássicos, os de mercado de massa e os de hobby. Sobre o último grupo, ele explicou com mais detalhes como funcionam os seus quatro pilares: wargames (em tradução livre, jogos de guerra), role-playing games (em tradução livre, jogos de RPG ou interpretação de papéis), collectible card games (em tradução livre, jogos de cartas colecionáveis) e modern board games (em tradução livre, jogos de tabuleiro modernos). Ele ainda tratou das escolas de design dos jogos de tabuleiro: Eurogames (Challenge Games), American Games (Dramatic Games), Germany Family Games (Engagement Games), Abstract Games, Wargames e Social Games.
Jogos híbridos
“Ao final, ele comentou sobre os chamados “jogos híbridos”, que nada mais são do que jogos de tabuleiro que se utilizam de algum aplicativo ou programa para complementar a jogatina, podendo esse app apresentar novos mapas, desafios, puzzles (quebra-cabeças), elementos de sorteio, perguntas e missões”, explica Mingoto.

Durante a palestra, o professor Pedro falou sobre os três grandes grupos de jogos de tabuleiro: os clássicos, os de mercado de massa e os de hobby. Sobre o último grupo, ele explicou com mais detalhes como funcionam os seus quatro pilares: wargames, role-playing games, collectible card games e modern board games. Ele ainda tratou das escolas de design dos jogos de tabuleiro e comentou sobre os chamados “jogos híbridos”, que nada mais são do que jogos de tabuleiro que se utilizam de algum aplicativo ou programa para complementar a jogatina.
Para o professor, a realização de um evento como esse é importante por “realizar o contato com um parceiro externo que faz pesquisa na área de games e que compartilha o seu conhecimento sobre o universo dos board games e as origens das mecânicas de jogo. É muito valoroso que os estudantes tenham referências para complementar e consolidar o conhecimento adquirido em sala de aula e nos laboratórios de projetos. Atualmente, eles cursam o Módulo I do Bacharelado em Design de Games e desenvolvem, em cinco equipes, jogos de tabuleiro com complemento digital, os chamados ‘jogos híbridos’, assim, esse evento tem total relação com o ‘Projeto Integrador’ do semestre e fortalece a bagagem de conhecimento que eles precisam ter para desenvolver os seus próprios projetos e buscar a sua posterior publicação e monetização”.
Parceiros de Jogos e TI
Esse encontro faz parte da consolidação do grupo “Parceiros de Jogos e TI”, idealizado e iniciado no segundo semestre de 2023, no âmbito dos cursos tecnológicos de Jogos Digitais e Gestão da Tecnologia da Informação e, agora, integrado ao Design de Games da PUC-Campinas.
Segundo o professor Carlos Mingoto, a cada semestre, agrupam-se diferentes profissionais, professores e empreendedores ligados à área de games e tecnologia da informação e estes podem conhecer os trabalhos acadêmicos feitos a cada semestre, participar dos testes dos jogos desenvolvidos pelos estudantes da PUC-Campinas, fazer sugestões e participar das bancas de avaliação.
“O objetivo é aumentar a rede de contatos dos estudantes, promover o empreendedorismo e a troca de experiências, conhecimento e fortalecer o processo de ensino/aprendizagem. No atual semestre, este grupo está em contato com os projetos de jogos híbridos e jogos digitais desenvolvidos pelos estudantes dos cursos de Design de Games e Superior de Tecnologia em Jogos Digitais. Esse contato com parceiros externos faz parte da curricularização da extensão, uma prática importante que consiste em buscar o conhecimento além da sala de aula e dos laboratórios”, encerra Mingoto.