
Auditório Monsenhor Salim recebe a 50ª edição da Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia
O evento reuniu cerca de 250 pessoas por dia, entre estudantes, docentes e profissionais
O Auditório Monsenhor Salim, localizado no Campus II, recebeu, entre os dias 6 e 9 de outubro, a 50ª Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia (JAFONO). O evento, organizado pelos estudantes da Faculdade de Fonoaudiologia, contou, não só com a participação de inúmeros convidados, que foram escolhidos pelos próprios alunos e alunas do curso, mas também com a realização de diversas palestras e workshops.

O evento foi marcado por momentos de muita emoção, com as apresentações do Coral da PUC-Campinas (foto), do Coral do Vitalità e do Coral dos Laringectomizados da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Com meio século de tradição, compromisso acadêmico e fortalecimento da formação profissional, a edição 2025 da Jornada representou um marco importante na trajetória do curso e reuniu cerca de 250 pessoas por dia, entre estudantes, docentes e profissionais, em um ambiente de atualização científica, troca de experiências e integração entre teoria e prática. O evento foi marcado ainda por momentos de muita emoção, com as apresentações do Coral da PUC-Campinas, do Coral do Vitalità e do Coral dos Laringectomizados da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
De acordo com a diretora da Faculdade de Fonoaudiologia, Profa. Dra. Leticia Reis Borges Ifanger, a edição deste ano se destacou “pela qualidade das atividades, pelo engajamento dos alunos e alunas na organização e pela oportunidade de aproximar a comunidade acadêmica da realidade profissional, reforçando a importância da formação continuada. Além disso, a acessibilidade e a abertura do evento favoreceram a ampla participação e o fortalecimento do vínculo entre ensino, pesquisa e prática clínica”.
Sobre a programação, Leticia explica que esta “foi diversificada e atualizada, contemplando palestras e workshops sobre temas relevantes da área, como transtornos fonológicos, comunicação alternativa e aumentativa, terapia em patologias neurológicas, Língua Brasileira de Sinais (Libras), voz clínica, reabilitação em disfagia, transtorno do processamento auditivo central, motricidade orofacial, atuação fonoaudiológica com pacientes queimados, fonoaudiologia educacional e telessaúde. Essas discussões possibilitaram a reflexão sobre os avanços da profissão e os desafios contemporâneos que envolvem a atuação fonoaudiológica em diferentes contextos”.

O primeiro workshop do evento foi “Abordagens Práticas nos Transtornos Fonológicos”, ministrado pela Dra. Beatriz Servilha Brocchi, da PUC-Campinas.
Primeiro dia
O primeiro dia do evento, 6 de outubro, contou com uma abertura oficial com a participação da própria professora Leticia, bem como do decano da Escola de Ciências da Vida (ECV), Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo. Na sequência, houve a apresentação do Coral da PUC-Campinas e o início do primeiro workshop do evento: “Abordagens Práticas nos Transtornos Fonológicos”, com a Dra. Beatriz Servilha Brocchi, da PUC-Campinas.
Após o momento do patrocinador, que aconteceu diariamente durante a Jornada, e que neste primeiro dia foi realizado por representantes da Unimed, teve início a primeira palestra: “Atendimento Fonoaudiológico com a Língua Brasileira de Sinais – Introdução a Sinais Básicos”, com a Dra. Priscila Mara Ventura Amorim Silva e a especialista em Libras e educação de surdos Rosemeire Aparecida Antunes Desidério, ambas do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira Porto”, da Universidade Estadual de Campinas (Cepre/Unicamp).
Segundo dia
O segundo dia da Jornada, 7 de outubro, teve início com a palestra “Fonoaudiologia Educacional: O Papel do Fonoaudiólogo no Ambiente Escolar”, com a fonoaudióloga infantil Jéssica Vosgrau. Logo depois, foi a vez do Me. Diego Henrique da Cruz Martinho tratar da “Voz Clínica: Disfonias, Paralisias e Emergência Vocal”.
Após o momento do patrocinador com os representantes da Dona Orelha Soluções Auditivas, aconteceu o workshop do dia: “Terapia Fonoaudiológica em Motricidade Orofacial, Exercícios e Confecção de Materiais de Baixo Custo”, com a Ma. Marieli Timpani Bussi.
- A primeira palestra do evento foi “Atendimento Fonoaudiológico com a Língua Brasileira de Sinais – Introdução a Sinais Básicos”, com a Dra. Priscila Mara Ventura Amorim Silva….
- …e a especialista em Libras e educação de surdos Rosemeire Aparecida Antunes Desidério, ambas do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel de Oliveira Porto”, da Unicamp.
Terceiro dia
O terceiro dia de atividades, 8 de outubro, foi iniciado com a palestra “Terapia Fonoaudiológica nas Patologias Neurológicas do Adulto e Idoso”, com a especialista em linguagem e disfagia, Mayra Duarte de Sales. Logo depois, aconteceu a apresentação “O Transtorno do Processamento Auditivo Central na Vida Adulta”, com a Ma. Thalita Ubiali.
Após o momento do patrocinador, realizado por membros da clínica multidisciplinar Pediatherapies, a Dra. Lucia Mourão ministrou o workshop “Ensino Prático de Manobras para Reabilitação da Deglutição nas Disfagias”.
Último dia
“Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA): Definições, Aplicações na Prática Fonoaudiológica e Estudo de Caso”, com o Me. Renato Kinoshita, abriu o último dia da JAFONO, ao que se seguiu a palestra “Atuação Fonoaudiológica com Pacientes Queimados: Reabilitação da Fala, Deglutição e Aspectos Emocionais Pós-Traumáticos”, com a especialista em disfagia Maria José de Souza Barrem.

A Unimed foi uma das quatro empresas que participaram do momento do patrocinador, que aconteceu diariamente durante a Jornada. A empresa fornecedora de planos de saúde se utilizou do espaço no primeiro dia do evento.
Após o último momento do patrocinador, realizado por integrantes da Audibel Aparelhos Auditivos, o evento foi encerrado com a apresentação da empresa Galileu sobre “Telefonoaudiologia: A Nova Fronteira do Cuidado em Fonoaudiologia”.
Compromisso com a excelência
O evento, cuja comissão organizadora foi composta por estudantes de todos os períodos e contou ainda com a participação de membros do corpo docente, totalizando 33 pessoas, segundo Leticia, “reafirmou o compromisso da PUC-Campinas com a excelência na formação de fonoaudiólogos e com a promoção de espaços de diálogo e atualização científica, fortalecendo a identidade profissional e o protagonismo da fonoaudiologia diante das demandas atuais da sociedade”.
Ela encerra dizendo que, para a preparação da Jornada, “os alunos e alunas foram divididos em grupos de trabalho nas áreas de marketing, inscrições e certificados, patrocínio, financeiro, anjos, coffee e decoração. Eles demonstraram grande engajamento e dedicação, o que contribuiu, decisivamente, para o sucesso do evento”.



