Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Auditório do Campus I da PUC-Campinas recebe evento que celebra a prática do canto coral

“Conecta” contou com três grupos que apresentaram diversas peças e performances cênicas

Três corais participaram, no último dia 16 de agosto, no Auditório do Campus I, do projeto “Conecta: Encontro de Corais”, um evento tradicional da PUC-Campinas que celebra a prática do canto coral como expressão artística e cultural.

O coral do Centro de Longevidade Vitalità, o coral Tocando em Frente e o coral do Núcleo Artístico Experimental (NAE) de Canto Coral do Centro de Cultura e Arte (CCA) executaram diversas peças nacionais e internacionais, de domínio público e populares e realizaram performances cênicas.

O coral do Centro de Longevidade Vitalità, o coral Tocando em Frente e o coral do Núcleo Artístico Experimental (NAE) de Canto Coral do Centro de Cultura e Arte (CCA) (este último, composto por 88 integrantes de toda a Universidade e que contou com trinta deles durante a apresentação) executaram diversas peças nacionais e internacionais, de domínio público e populares e realizaram performances cênicas.

De acordo com a maestrina Fátima Viegas, responsável pelo projeto, o critério para a escolha dos corais foi a de que eles apresentassem ao público presente um repertório eclético e excelência na técnica vocal empregada, trazendo pertencimento e empoderamento aos cantores. “Mais de duzentas pessoas prestigiaram o evento, encantadas com as performances que deixou um gosto de bis, de quero mais”, comenta.

Ela explica ainda que o evento foi um verdadeiro sucesso de participação e público e “todos ficaram muito envolvidos com as dinâmicas propostas, participando e interagindo. Muitos nos procuraram depois da apresentação querendo participar das atividades de canto coral do CCA”.

Sobre o Conecta
O “Conecta: Encontro de Corais” é um evento promovido pelo Centro de Cultura e Arte (CCA) da Universidade e busca estimular as trocas de experiências entre regentes e coralistas, que participam de um aquecimento coletivo, com diversos exercícios vocais, envolvendo artistas e a plateia.

Da direita para à esquerda, a maestrina Fátima Viegas e o maestro Hipólito Ribas, regente do coral Tocando em Frente, acompanhados de diversos integrantes do grupo.

O intuito é promover o compartilhamento de vivências e repertórios entre os integrantes e a difusão da música coral, além de contribuir para a formação de público por meio de encontros e performances periódicas, respeitando as suas bagagens culturais individuais e proporcionando, segundo Fátima, “uma experiência coletiva guiada por um regente, atingindo um público diverso que valoriza a música coral como forma de arte e integração”.

“O que se pretende, ao final, é incentivar a participação ativa de novos integrantes, sejam alunos, funcionários ou membros da comunidade externa, no Núcleo de Canto Coral, estimulando a multiplicação dessa prática artística, bem como valorizar e qualificar o público interessado na área musical com foco no canto coral e explorar novos repertórios e dinâmicas contemporâneas, alinhando-se às tendências atuais do canto coral universitário”, finaliza a maestrina.

Para saber mais sobre o Núcleo Artístico Experimental (NAE) de Canto Coral do Centro de Cultura e Arte (CCA) da PUC-Campinas, basta clicar aqui.



Daniel Bertagnoli
21 de agosto de 2025