Modalidade
Híbrida
Carga Horária
64 horas/aula
Duração
18 encontros
em até 6x de R$ 416,00
Selos e Certificações










Investimento
Cartão de Crédito:
Em até 6 parcelas sem juros de R$ 416,00*.
Boleto Bancário:
À vista ou em 3 parcelas de R$ 832,00 sem juros*.
PIX À VISTA: R$ 2.496,00*.
*Valores válidos para 2025
15% de desconto para
Ex-alunos PUC-Campinas
Ex-alunos (de graduação e pós-graduação) da PUC-Campinas, sem pendência financeira, têm 15% de desconto nas parcelas do curso. Não cumulativo com nenhum outro programa de bolsas/descontos.
Desconto para Funcionários
de empresas conveniadas com a PUC-Campinas
Os requisitos para o desconto/empresa devem ser consultados no Escritório de Relações Corporativas, pelo e-mail rc@puc-campinas.edu.br. Não cumulativo com nenhum outro programa de bolsas/descontos.
Para quem este
curso é destinado?
O curso de Criatividade e Estratégia na Comunicação Publicitária é destinado para quem quer se aprimorar nas principais áreas de conhecimento relacionadas à comunicação, envolvendo visão estratégica para o desenvolvimento de campanhas completas, técnicas de redação, storytelling, direção de arte, criação de conteúdo e universo digital.
Perfeito para profissionais da área de comunicação e marketing em agências; clientes de agências; produtoras; veículos; estudantes recém-formados em comunicação social e demais interessados no assunto.


Objetivos para a sua jornada
Desenvolver a formação dos participantes nas áreas de planejamento, criação e estratégia de comunicação, a partir de conteúdos atualizados, discussões práticas e vivência em projetos, preparando-os para atuar de forma integrada e estratégica no cenário contemporâneo da comunicação.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
PARA A CONCLUSÃO DO CURSO
PROJETO PRÁTICO +
APRESENTAÇÃO ORAL
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O curso abrange 4 núcleos que interagem entre si, com professores e palestrantes com larga experiência e domínio de todo o processo.
Os 4 núcleos contam com conteúdo teórico e desenvolvimento de projetos práticos.
15 aulas centralizadas em planejamento estratégico de comunicação
15 aulas centralizadas em inteligência conceitual, envolvendo advertising, copywriting, storytelling, comunicação digital e entretenimento.
15 aulas centralizadas em conhecimento estético, envolvendo advertising, direção de arte, design, inteligência artificial, comunicação digital e entretenimento.
15 aulas centralizadas em comunicação 360 e inovação, envolvendo advertising, direção de arte, design, inteligência artificial e universo digital e suas ferramentas.
Aula de encerramento com apresentação final dos projetos.

Programa do Curso
Posicionamento e estratégias para as marcas. Compreender os principais desafios da comunicação atual. Analisar ferramentas estratégicas para o posicionamento de marcas. Desenvolver soluções capazes de fortalecer a relação entre marcas, intermediários e consumidores em diferentes canais e contextos.
Comunicação digital, tecnologia e entretenimento. Explorar caminhos criativos para responder às demandas da comunicação comercial. Aplicar técnicas de criação alinhadas aos objetivos de negócio e ao comportamento do público. Elaborar conteúdos que se adaptem com eficiência aos diversos formatos e meios.
Copywriting, storytelling, direção de arte e inteligência artificial. Ampliar a visão sobre o papel da linguagem visual na comunicação. Desenvolver o olhar crítico e criativo para o uso de elementos visuais nas peças. Aplicar conceitos de direção de arte para tornar o universo visual mais atrativo, funcional e alinhado às estratégias da marca.
Formatos, ferramentas e plataformas para integrar os aprendizados anteriores às especificidades do ambiente digital. Atualizar práticas de comunicação para atuar com relevância nas plataformas digitais. Potencializar a presença on-line das marcas com estratégias alinhadas ao comportamento digital do consumidor.
Aproveite a oportunidade de aprender
com quem realmente faz a diferença.
Uma chance única e exclusiva de interagir e ser orientado por profissionais de renome e experiência internacionais com projetos para grandes marcas globais e atuando nas principais agências do mercado. O curso vai contar com amplo conteúdo teórico e desenvolvimento de exercícios práticos em todas as áreas.

Pedro Gravena
Grand Prix e mais de 40 Leões no Festival de Cannes. Criativo com 25 anos de experiência em grandes agências como DM9, Wieden + Kennedy, Y&R, Dentsu, Gravena já trabalhou com as maiores marcas brasileiras e internacionais como Nike, Heineken, Vivo, Itaipava, Brastemp, entre outras. Gravena também é o único criativo brasileiro com duas menções no livro: Game Changers – ideias que mudaram a propaganda para sempre.

Sergio de Godoy Peres
Coordenador do curso. Há mais de 20 anos no mercado de comunicação, com destaque para ações no universo esportivo.
Mestre em Comunicação e Letras, é professor na PUC-Campinas desde 2003, atuando no curso de Publicidade e Propaganda e como Coordenador de Pós-Graduação de diversos cursos de especialização. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de comunicação, possui sólida atuação em gestão, inovação, branding e desenvolvimento de novos negócios. Como mentor na agência Planeta MK, lidera projetos estratégicos em marketing, com destaque para ações no universo esportivo, incluindo a construção e posicionamento de marcas no cenário nacional.

Newton Nagumo
Uma das principais lideranças em planejamento estratégico no Brasil. Ganhador do Prêmio Profissional de Planejamento e Estratégia do ano em 2023 pela APP Brasil.
Com mais de 30 anos de experiência liderando equipes de estratégia de algumas das maiores agências de propaganda do Brasil como W/Brasil, Dentsu, J. W. Thompson, Lowe, Asia/Africa e Heads, construindo cases de sucesso para marcas como GWM, Ford, Toyota, Unilever, Nestlé, Boticário e Amil, foi também diretor de estratégia da consultoria de branding Alexandria.
É presidente do Conselho do Grupo de Planejamento, professor na Sandbox, escola de estratégia e jurado do Effie Award.

Marcio Fritzen
Com 29 anos de experiência em comunicação, Márcio Fritzen atuou nas maiores agências do mercado brasileiro. Ogilvy, DM9DDB, LewLara, Leo Burnett, foi só sócio da independente Magenta, fundou a What if MODE e hoje é Chief Creative Officer da FutureBrand. Conquistou mais de 21 Leões no Festival de Cannes, que é considerado o Oscar da Propaganda. Estudou cinema na New York Film Academy e Process Design and Facilitation na Hyper Island de Estocolmo. Um dos seus trabalhos mais recentes, foi a criação do conceito da fintech XP: O impossível é só o começo.
Entre os seus maiores projetos, destaca em especial: “Strong Girls” para Nescau: o 1º Leão da Nestlé no Brasil em mais de 100 anos e o 1º Glass Lion para o país. “Shoppin’ Inside Songs” para Magalu: o 1º Leão em Creative E-commerce. “Pet-commerce” para Petz, uma loja on-line para dogs: o 1º Leão de Ouro em Creative Data para o Brasil e Grand Prix da renomada revista Wired.
Orgulhosamente trabalhou para grandes marcas como Nestlé, Mondelez, Magalu, Allianz, IBM, BMW, Petz, Pfizer, Unilever, Kia Motors, Itaú, Itaúsa, AMEX, XP, Ambev, Nespresso e Amazon.

Alexandre Vilela
CCO, Vice-Presidente e Diretor de Criação premiado, com mais de 20 anos de experiência em liderança de campanhas globais em agências de ponta. Especialista em construir narrativas de marca poderosas que geram resultados e moldam a cultura. Reconhecido em Cannes Lions, D&AD, One Show, CLIO, LIA, El Ojo e outros. Membro do júri no The One Show, Dubai Lynx, LIA, El Ojo, Effie Awards e em feiras regionais como Wave, Red Apple e CCSP. Também instrutor da Miami Ad School, apaixonado por mentoria de talentos criativos e por impulsionar o setor.

Pedro Pletitsch
Diretor de arte, Redator e Diretor de Criação com mais de 35 anos de carreira, trabalhou nas agências McCann São Paulo, Londres e Madri, Ogilvy, Culucci, Loducca, FischerAmerica, Grupo DDB, Young & Rubican e Publicis. Desenvolveu trabalhos no Brasil e no exterior para clientes como: General Motors, Coca Cola, Nestlé, McDonald’s, Jornal O Estado de São Paulo, Aché Laboratórios, Aston Martin/em Londres, Martini & Rossi/em Londres, Coca Cola/em Madri, Banco Santander/em Madri, Banco Bamerindus, Grupo Pão de Açúcar, Grupo Folha, Citibank, Heublein (Smirnoff), Mitsubishi Motors, Sprite, Banco HSBC/em Nova York, Danone, Lacta, Telefônica, IG, Sabesp, Unilever, Vivo, Honda, Panasonic, Caixa Econômica Federal, Fensa (Kaiser e Heineken) e outros.
Foi professor da Miami Ad School/ESPM de 2004 a 2012. Foi consultor e professor da CUCA Escola de Criativos de 2012 a 2021.
Criador e Coordenador do blog www.portfoliolovers.com. Criador da campanha dos Poupançudos da Caixa. Prêmios: mais de 30 peças nos anuários do Clube de Criação de São Paulo incluindo Ouro, Prata, Bronze e Anuário, ABP, Profissionais do Ano – Rede Globo, Prêmio Abril, Fiap, Revista Archive, Festival de Londres, Festival de Nova York, Clio Awards, Shots, Graphis, One Show, D&AD e Festival de Cannes.
Cursos, palestras e workshops: além da Miami Ad School e da CUCA, ministrou cursos e palestras em agências, entidades do setor e universidades em 15 estados e mais de 20 cidades pelo Brasil.








