Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Atividade de 80 anos da PUC-Campinas traz debates sobre inovação e empreendedorismo 

Evento conta com palestras de especialistas nos temas, que são fomentados em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade

A PUC-Campinas promove, em atividade que integra o calendário de comemorações de seus 80 anos, encontros com especialistas de mercado para debater a inovação e o empreendedorismo. O evento, que busca proporcionar um ambiente de conexão entre empreendedores, executivos, pesquisadores e investidores, ocorre nos dias 28 e 29 de abril, das 10h30 às 11h30, por meio da plataforma Microsoft Teams, com exibição gratuita e aberta ao público. (Inscreva-se clicando aqui)

Para discutir as principais tendências associadas à inovação e ao empreendedorismo, temas que compõem um dos eixos do Planejamento Estratégico da Universidade, estarão presentes o CEO da Ipsos no Brasil, Marcos Calliari, cuja trajetória profissional inclui passagens pela AmBev, Souza Cruz e Englishtown, e, ainda, o diretor de Inovação e Novos Negócios da Amcham Brasil, Marcelo Rodrigues, experiente no ramo de startups.

A PUC-Campinas, atenta às transformações econômicas e tecnológicas, vem inserindo os alunos, ao longo dos últimos anos, em atividades ligadas à inovação e ao empreendedorismo. Por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, são realizados projetos que estimulam o desenvolvimento de ideias inovadoras voltadas à solução dos problemas da comunidade. Os trabalhos elaborados são apresentados anualmente em eventos como a Mostra de Talentos da Graduação e a Mostra de Inovação e Empreendedorismo.

Com o Mescla, espaço implementado para o fomento da inovação, do empreendedorismo e de outros projetos ligados ao universo de startups, a Universidade estendeu o incentivo aos alunos, que podem usar o local – composto por espaço de coworking e laboratório de fabricação digital com miniauditório, salas de reunião, cortadores a laser, impressoras 3D e outros equipamentos – para o aprimoramento de seus projetos e criação de potenciais negócios de sucesso.

Na impossibilidade de abrir suas portas durante a pandemia, o Mescla tem oferecido atividades gratuitas e on-line para manter os estudantes atualizados e engajados nas questões de inovação que tendem a revolucionar o mercado de trabalho nos próximos anos. Entre essas iniciativas, destaca-se a que auxiliou alunos na criação de soluções para a multinacional norte-americana Kimberly-Clark, parceria que rendeu elogios de executivos da empresa.

As ações da Instituição em torno da inovação também estão presentes na atuação de seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), que promove a interação da Universidade com empresas e outras instituições de fomento, visando ao desenvolvimento econômico baseado no conhecimento. Um conjunto de atividades organizadas pelo NIT em 2021 possibilitou a aproximação e a realização de projetos cooperativos para a criação e aperfeiçoamento de produtos e processos.

Para o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, os projetos criados e apoiados pela Universidade no âmbito da inovação e do empreendedorismo visam impulsionar iniciativas transformadoras em benefício da sociedade. “Nosso objetivo é somar competências para gerar um ambiente propício a ações inovadoras que tenham o compromisso com o desenvolvimento sustentável”, destaca.

Serviço:

“Encontros PUC-Campinas 80 anos: a inovação e o empreendedorismo”

Datas:

28/04 – Impactos da pandemia nas tendências e no empreendedorismo (Marcos Calliari – CEO da Ipsos no Brasil)

29/04 – Habilidades e competências do profissional para o mercado de inovações (Marcelo Rodrigues – diretor de Inovação e Novos Negócios da Amcham Brasil)

Horário: 10h30 às 11h30

Local: on-line (Microsoft Teams)

Participação: gratuita e aberta ao público (Inscreva-se)

 



Vinícius Purgato
16 de abril de 2021