Arcebispo Dom João Inácio toma posse em celebração com mais de 5 mil fiéis

Cerca de 5 mil pessoas participaram da celebração na tarde de domingo (14) da posse de Dom João Inácio Müller como novo Arcebispo Metropolitano de Campinas. O posto estava vago desde junho de 2018, quando Dom Airton José dos Santos foi destinado para a cidade de Mariana (MG). O novo Arcebispo passa a ser também o Grão-Chanceler da PUC-Campinas.

O ato religioso foi realizado em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição. Estiveram presentes diversas autoridades, como o Presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Walmor de Oliveira de Azevedo, o Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Scherer, o Arcebispo Emérito, Dom Gilberto Pereira Lopes, o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, o Vice-Reitor, Prof, Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, o Vice-Prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, a Secretária de Estado da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, e o Presidente da Câmara Municipal, Marcos Bernardelli, entre outros.

“Aqui na Arquidiocese eu quero buscar respeito dedicado com a história, venho para dialogar com todas as forças civis e religiosas. Eu não tenho nenhuma expectativa, chego para conhecer os espaços que competem ao bispo e, como sei que tudo está caminhando, dar a minha contribuição”, disse Dom João Inácio.

Sobre a demora para ser anunciado, o Arcebispo disse que esse é um processo natural da igreja, quando são consultados leigos e leigas, padres, bispos, arcebispos e cardeais até chegar ao Papa Francisco. “Esse foi o tempo necessário para eu chegar até aqui”, afirmou.

O Reitor Prof. Dr. Germano comentou a chegada do novo Arcebispo. “A Universidade agora encontra nele alguém que ajuda a iluminar nossos caminhos, ajuda a pensar o futuro da nossa Instituição e nos dará muita força e esperança para continuar enfrentando os desafios que o Ensino Superior nos coloca, não só em Campinas mas no Brasil”, disse.

O Vice-Prefeito Henrique Magalhães Teixeira disse que é um momento muito importante para a Igreja Católica de toda a região. “Hoje foi aniversário de Campinas e essa posse veio junto como um dos presentes. Desejamos que Deus abençoe Dom João Inácio nessa missão”, disse.

Dr. Antônio Celso de Moraes, Superintendente do Hospital da PUC-Campinas, falou sobre o novo Arcebispo. “A presença do novo Arcebispo é muito importante para nós, pois o hospital faz o Evangelho nas mãos e o Dom João é o nosso pastor”, afirmou.

Dom João Inácio Müller é o 8º Bispo e o 6º Arcebispo da Arquidiocese de Campinas. Ele nasceu em 15 de junho de 1960 em Santa Clara do Sul (RS). É formado em Filosofia e Teologia e se ordenou padre em 1988. A Arquidiocese de Campinas abrange também os municípios: Elias Fausto, Hortolândia, Indaiatuba, Monte Mor, Paulínia, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Marcelo Andriotti
15 de julho de 2019