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Estudantes de Odontologia promovem saúde bucal para crianças atípicas em ação do PDHI:LA

Atividade de Curricularização da Extensão uniu conhecimento técnico e humanização no atendimento a famílias e crianças

Neste mês de novembro, o conhecimento foi além dos muros da Universidade ao encontro da Comunidade. Em uma ação que reflete a essência do PDHI:LA (Programa de Desenvolvimento Humano Integral: Levanta-te e Anda), 18 alunos do Curso de Odontologia da PUC-Campinas realizaram uma intervenção de saúde e cidadania em uma creche localizada na região do Campo Belo, focada no atendimento a crianças atípicas.

A atividade, parte da Curricularização da Extensão da PUC-Campinas, exigiu a dedicação dos estudantes desde o início do semestre ao planejamento minucioso da ação, preparando-se não apenas tecnicamente, mas humanamente para acolher as especificidades do público atendido.

Sob a supervisão da Profa. Dra. Márcia Pinho, a ação pontual teve um impacto profundo. Foram atendidas 10 crianças atípicas. O objetivo central foi a orientação teórica e prática sobre higiene bucal, uma demanda de saúde pública que, quando voltada a crianças com desenvolvimento atípico, exige metodologias adaptadas, paciência e, acima de tudo, empatia.

A iniciativa materializa o propósito do PDHI:LA de atuar como um Ecossistema de Inovação Social. Ao conectar o ensino com a Extensão, o Programa fomenta a justiça social e o acesso a direitos básicos, como a saúde. “Quando nossos alunos vão a campo e interagem com responsáveis e crianças, eles não estão apenas ensinando a escovar os dentes; estão exercendo a escuta ativa, a comunicação não violenta e reconhecendo a humanidade no outro”, destacou o Prof. Dr. Everton Silveira, responsável pelo PDHI:LA.

Impacto na formação profissional

Para os 18 futuros dentistas, a experiência foi uma oportunidade de vivenciar o impacto social do conhecimento. Indo além da técnica odontológica, a atividade exigiu o desenvolvimento de competências socioemocionais fundamentais, como o trabalho em equipe e a resolução de conflitos em tempo real.

A presença dos 18 responsáveis durante as orientações reforça outro pilar do PDHI:LA: a autonomia da comunidade. Ao capacitar os pais e cuidadores, os alunos garantem que o conhecimento sobre saúde bucal permaneça na família, promovendo sustentabilidade no cuidado diário.



Gabriela Ferraz
25 de novembro de 2025