
Alunos de Jornalismo da PUC-Campinas alcançam o primeiro lugar no 31º Prêmio Expocom
“Mônicaverso em: A Aventura da Leitura” venceu na categoria “Histórias em Quadrinhos”
Um grupo de cinco estudantes do curso de Jornalismo da PUC-Campinas alcançou o primeiro lugar no 31º Prêmio Expocom – Etapa Nacional, realizado durante o 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom Nacional, que aconteceu entre os dias 1º e 5 de setembro, no Centro Universitário FAESA, em Vitória, capital do Espírito Santo.

A história em quadrinho (HQ) “Mônicaverso em: A Aventura da Leitura” foi concebida por (da esq. para a dir.) Raissa Fernandes, Marina Picon, Fabio Malvezzi, Livia Nonata e Lara Santana, dentro do projeto “FiveHive em: Desbravando o Mônicaverso”, como parte de seu trabalho de conclusão de curso (TCC).
A história em quadrinho (HQ) “Mônicaverso em: A Aventura da Leitura” foi concebida por Fabio Malvezzi, Lara Santana, Livia Nonata, Marina Picon e Raissa Fernandes como parte de seu trabalho de conclusão de curso (TCC), sob a orientação da Profa. Dra. Maria Lúcia Jacobini. A vitória se deu na categoria “Produção Transdisciplinar – Histórias em Quadrinhos”.
A HQ conta a história de Martim, um garoto cheio de energia e imaginação que, ao longo da narrativa, percebe despertado em si o desejo de desvendar os segredos das palavras que encontra ao seu redor. Um dia, ao passar por uma banca de jornais, ele é atraído pelo universo colorido e vibrante dos quadrinhos, onde vive encontros inesperados que o inspiram a iniciar a sua jornada de alfabetização. Com o tempo, ele descobre que ler não é apenas juntar letras, mas um verdadeiro superpoder capaz de proporcionar conhecimento e liberdade.
Dialogando com diferentes públicos
De acordo com Lara Santana, uma das integrantes da equipe, a história foi criada dentro do projeto “FiveHive em: Desbravando o Mônicaverso”, no qual os cinco estudantes desenvolveram três produtos jornalísticos conectados ao tema “A Influência dos Quadrinhos Brasileiros”. A proposta era que cada produto dialogasse com diferentes públicos (crianças, jovens e adultos), tal como a própria Maurício de Sousa Produções (MSP) faz em sua estratégia de comunicação. “Nesse contexto, optamos pela criação de uma HQ voltada ao público infantil, estabelecendo um paralelo direto com o nosso objeto de análise: a MSP”, explica Lara.

As ex-alunas (da esq. para a dir.) Marina Picon, Raissa Fernandes e Lara Santana seguram o prêmio de primeiro lugar na categoria “Produção Transdisciplinar – Histórias em Quadrinhos” durante o 31º Prêmio Expocom – Etapa Nacional, realizado em Vitória, capital do Espírito Santo.
A agência de comunicação FiveHive foi criada como parte do TCC. Ela se focou em analisar os bastidores de grandes marcas e as suas responsabilidades corporativas. Lara diz que o objetivo foi desenvolver materiais jornalísticos inovadores, multimídia e com diferentes abordagens, sempre conectados a questões sociais, culturais e econômicas. O site do projeto, inclusive, pode ser acessado, clicando-se aqui.
Ela comenta ainda que “nós escolhemos trazer para o centro da narrativa a alfabetização infantil, pois acreditamos que a leitura e a escrita são caminhos fundamentais para o desenvolvimento da análise crítica, da autonomia e da liberdade da criança”.
Conquista acadêmica, profissional e pessoal
Sobre o projeto, Lara esclarece que este “exigiu muito tempo, dedicação e esforço. Sempre acreditamos no potencial e na relevância do nosso trabalho, mas receber o prêmio mostrou que produções acadêmicas não devem permanecer apenas nas gavetas. Essa vitória reafirma que o jornalismo não-convencional também informa, envolve, provoca reflexões e alcança públicos que, muitas vezes, ficam fora do alcance das abordagens tradicionais e vencer o Intercom Nacional nos trouxe visibilidade, reconhecimento e, sobretudo, a chance de compartilhar com mais pessoas um projeto que aborda temas significativos para a sociedade. Representar o nosso curso e a PUC-Campinas como um todo no congresso foi um marco na conclusão de nossa graduação. Foram quatro anos de aprendizado que resultaram em uma conquista de enorme valor acadêmico, profissional e pessoal”.
Escolha do objeto de estudo
Sobre a escolha da Maurício de Sousa Produções (MSP) como objeto de estudo, Lara diz que esta aconteceu de maneira “natural, já que a proposta da FiveHive era investigar grandes marcas e os seus impactos na sociedade. Além disso, em 2023, a personagem Mônica completou sessenta anos, o que motivou uma série de celebrações da MSP ao longo de 2024, tornando o tema ainda mais atual e relevante para o nosso TCC. Outro ponto decisivo foi o fato de a empresa ter crescido junto com o seu público. Há seis décadas, ela começou apenas com quadrinhos e, à medida que seus leitores amadureceram, a marca também evoluiu, criando produtos para crianças, jovens e adultos. Como já dito, essa estratégia era, justamente, o que buscávamos replicar em nosso projeto”.

Outro trabalho desenvolvido por estudantes do curso de Jornalismo da PUC-Campinas como TCC e que ganhou destaque no Intercom Nacional 2025 ao ficar entre os cinco melhores da categoria “Jornalismo – Produção em Fotojornalismo” foi “Cidadania Ditada pelo CEP”, concebido pelos ex-alunos (da esq. para a dir.) João Chaves, Marina Fávaro e Junior Gomes.
Entre os cinco melhores trabalhos
Outro trabalho desenvolvido por estudantes do curso de Jornalismo da PUC-Campinas como TCC e que ganhou destaque no Intercom Nacional 2025 ao ficar entre os cinco melhores da categoria “Jornalismo – Produção em Fotojornalismo” foi “Cidadania Ditada pelo CEP”, que teve como ponto principal explicar, historicamente, o motivo da desigualdade urbana em Campinas.
O trabalho concebido pelos ex-alunos João Chaves, Junior Gomes e Marina Fávaro, sob a orientação da Profa. Dra. Rosemary Bars Mendez, foi dividido em três produtos: a reportagem literária multimídia “Entre Linhas e Sonhos”; o podcast em dois episódios “Cidadania Ditada pelo CEP”, com a participação do arquiteto e urbanista João Verde e da jornalista Andréia Marques; e o ensaio fotográfico “Duas Famílias, Uma Cidade”. Além disso, foi criado um site para reunir todo o material e um perfil no Instagram para a divulgação do projeto. Ambos podem ser acessados, clicando-se aqui (site) e aqui (perfil no Instagram).
A integrante do grupo, Marina Fávaro, explica que “o objetivo do nosso trabalho de conclusão de curso foi evidenciar as desigualdades estruturais que promovem a segregação socioeconômica em Campinas, destacando os espaços onde a presença do poder público é insuficiente”.
Sobre os projetos desenvolvidos, ela comenta que “na reportagem literária multimídia, contamos a trajetória de Marlene Zoratti de Oliveira, diarista, de 72 anos, que vive na periferia de Campinas, trabalha na região nobre da cidade, e a atravessa, diariamente, em duas linhas de ônibus. O podcast, por sua vez, reuniu duas importantes vozes: o arquiteto e urbanista João Verde, que analisou a formação histórica das desigualdades em Campinas, e a jornalista Andréia Marques, que discutiu o papel do jornalismo ativista nesse contexto. Já o ensaio fotográfico retratou a vida de duas famílias em realidades opostas: os Cunha, moradores de uma área nobre, e os Agostins, residentes de um bairro periférico do município”.
“Foi justamente a partir do ensaio fotográfico que chegamos ao Intercom Sudeste e, ao vencermos, passamos à edição nacional, e embora não tenhamos vencido nesta última etapa, permanecemos como a melhor produção em fotojornalismo da Região Sudeste e isso é demais, pois produzir o TCC foi um exercício de resiliência e coragem e sermos reconhecidos tem um grande significado para todo o grupo, pois apresentar o nosso projeto em um congresso do porte do Intercom, o maior congresso de comunicação da América Latina, é uma conquista que já marcou, profundamente, a nossa trajetória pessoal e profissional”, esclarece Marina.
Reconhecimento para além da Universidade
Para a diretora da Faculdade de Jornalismo, Profa. Dra. Karla Caldas Ehrenberg, “é superimportante para os alunos e alunas poderem ver o trabalho que eles desenvolvem dentro do curso, seja em disciplinas ou no TCC, ser reconhecido fora dos muros da PUC-Campinas. Durante todo o período em que eles estão estudando, nós os estimulamos a participar de congressos, concursos e festivais, para que possam ter a experiência de uma validação externa daquilo que estão produzindo. O Intercom Nacional é o maior congresso de comunicação do país e, a partir do momento em que eles ficam entre os cinco melhores trabalhos em uma determinada categoria, ou a vence, é extremamente importante para a carreira deles, para o portfólio. Além disso, serve como uma validação do trabalho que desenvolvemos em nosso curso”.
Outros projetos participantes
Além dos projetos desenvolvidos pelos ex-estudantes de Jornalismo, a PUC-Campinas também foi representada no Intercom Nacional por Guilherme Sousa, João Elias, Julia Bueno, Karen Bianca Castro, Letícia Vieira e Sarah Ananias, do curso de Publicidade e Propaganda, que apresentaram o projeto “Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira – Visto e Lembrado”, na categoria “Produção Audiovisual para a Internet”, e por Matheus Rodrigues Pandin e Marina Guedes Gargantini, do curso de Relações Públicas, que realizaram o trabalho “Comunicação e Saúde: Desafios e a Importância do Profissional de Relações Públicas”, na categoria “Organização de Eventos”.



