Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Alunos da PUC-Campinas lideram a primeira fase da XIV Gincana Nacional de Economia

Gabriel Zanini e Thiago Miranda Bonifácio, da Faculdade de Ciências Econômicas, estão em primeiro na categoria regional e no ranking nacional

A PUC-Campinas conquistou um desempenho de destaque na primeira fase da XIV Gincana Nacional de Economia, organizada pelo Sistema Cofecon/Corecons. A dupla formada pelos alunos Gabriel Zanini e Thiago Miranda Bonifácio alcançou 883 pontos e lidera o ranking estadual de São Paulo, que é o mais competitivo do país. Eles também ocupam o primeiro lugar na classificação nacional.

Além da liderança inédita, outras duas duplas da universidade também se classificaram entre os 10 primeiros colocados no estado Sabrina dos Santos Gomes e Pedro Henrique Frizo de Oliveira, na 6ª colocação, e Marcos Giovani Gomes Caritá com João Pedro Riquena Munhoz, na 8ª colocação. O resultado consolida a instituição como referência na formação de economistas.

A competição é dividida em duas fases: a primeira é a regional, realizada online, e a segunda é nacional, de forma presencial, que reunirá em Porto Alegre os estudantes mais bem colocados do Brasil. Ela acontecerá durante o Congresso Brasileiro de Economia, o maior encontro da área no país, e contará com os representantes dos Conselhos Regionais de Economia (Corecons) de cada estado.

“A gincana é organizada pelo Conselho Federal de Economia, que representa oficialmente a profissão no Brasil. É um evento de abrangência nacional que reúne estudantes de universidades públicas e privadas de todo o país. O feito dos nossos alunos é enorme, ainda mais levando em conta que o estado de São Paulo tem o maior número de cursos e um dos conselhos regionais mais competitivos do país”, explicou o Prof. Me. Roberto Brito de Carvalho, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da PUC-Campinas.

A gincana simula decisões de política macroeconômica e exige dos participantes sólidos conhecimentos em macroeconomia, microeconomia e economia brasileira. As pontuações variam conforme o grau de dificuldade das questões. Para o professor, o resultado alcançado pelos estudantes reflete a qualidade da formação oferecida pelo curso. “Os nossos representantes, que tiveram grande desempenho, estão entre o segundo e o terceiro período. São alunos extremamente dedicados e com uma compreensão ampla da realidade econômica”, destacou.

Na fase nacional, os estudantes disputarão o título de campeões em uma rodada presencial que testa suas habilidades de gestão de variáveis econômicas em tempo real. Com o primeiro lugar geral na fase inicial, a dupla da PUC-Campinas chega com boas chances, podendo trazer um resultado inédito para a Universidade.

Para Gabriel Zanini, foi um desafio para conhecer mais profissionais da área de atuação. “Fiquei muito feliz com a aprovação para a segunda etapa e estamos com bastante expectativa para os próximos processos. Desde que entramos em contato com a ideia da gincana pensamos que seria uma boa oportunidade para nos desafiar e entrar em contato com outras pessoas da nossa área, caso conseguíssemos prosseguir”, afirmou o estudante.

Thiago Miranda Bonifácio está com boa expectativa para repetir o feito na fase seguinte. “Participar da Gincana de Economia está sendo uma experiência muito legal. A primeira fase foi bem puxada, mas também muito empolgante. Ver que conseguimos o primeiro lugar foi uma surpresa boa e deu ainda mais motivação para seguir firme na próxima etapa. Estou com uma expectativa bem positiva pra segunda fase. A ideia agora é continuar focado, dar o meu melhor e representar bem a PUC-Campinas, mais uma vez”, explica.

Confira aqui o ranking

Sobre o evento

A XIV Gincana Nacional de Economia é realizada anualmente desde 2011 e busca aproximar os estudantes da prática econômica de forma dinâmica, promovendo o protagonismo estudantil, a integração entre instituições de ensino e o desenvolvimento de competências essenciais para a atuação profissional.



Carlos Giacomeli
24 de julho de 2025