Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Alunos aprovados para a realização de intercâmbio participam de reunião preparatória

Grupo foi orientado sobre a viagem, a adaptação cultural e os procedimentos acadêmicos

O Departamento de Relações Externas (DRE) da PUC-Campinas realizou, no último dia 5 de setembro, no espaço Manacás, a reunião de orientação para os alunos e alunas aprovados no Programa de Intercâmbio do 1º semestre de 2026. Dos vinte estudantes selecionados, dezoito compareceram ao encontro.

Os estudantes estão matriculados nos mais diversos cursos, dentre os quais, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Design Digital, Direito, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Medicina, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Relações Públicas.

Durante o evento, Evandro Marcelino Martins, analista de relações internacionais do DRE, apresentou os principais tópicos do Manual do Intercambista, abordando temas como passagens aéreas, moradia, seguro saúde, questões financeiras, obtenção de visto, matrícula, aproveitamento de estudos e formalidades junto às universidades estrangeiras.

Entre as instituições de destino dos estudantes estão a Universidad Antonio Nariño e a Universidad Católica Luís Amigó, na Colômbia; a Universidad Marista de Mérida e Universidad de Monterrey, no México; a Universidade de Coimbra, a Universidade Autónoma de Lisboa, a Universidade Fernando Pessoa, a Universidade do Porto e o Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal; e a Universidad de Sevilla, na Espanha.

Sobre o encontro
A abertura da reunião foi conduzida pelo coordenador do DRE, Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, que destacou o papel estratégico do intercâmbio na formação integral dos alunos e alunas. “O intercâmbio é uma oportunidade única de ampliar horizontes, tanto na dimensão acadêmica quanto cultural, e cada etapa deve ser vivida com responsabilidade e entusiasmo”, afirmou. Na sequência, Evandro Marcelino Martins, analista de relações internacionais do DRE, apresentou os principais tópicos do Manual do Intercambista, abordando temas como passagens aéreas, moradia, seguro saúde, questões financeiras, obtenção de visto, matrícula, aproveitamento de estudos e formalidades junto às universidades estrangeiras.

Também foram discutidos aspectos de adaptação intercultural, habilidades necessárias para a vivência em outro país e os próximos passos do processo, incluindo a entrega de documentos até o fim do mês de setembro e a emissão da carta de aceite pelas instituições parceiras. A reunião contou com espaço para o diálogo, no qual os estudantes puderam esclarecer dúvidas e compartilhar expectativas. Ao final, os participantes receberam orientações para acessar o e-book do Manual do Intercambista, que reúne de forma prática todas as informações essenciais para a experiência internacional.

Prestando apoio
De acordo com o professor Pizzolatto, com esta preparação, o DRE da PUC-Campinas “reafirma o seu compromisso em oferecer suporte completo e condições seguras para que os seus estudantes aproveitem ao máximo a oportunidade de estudar em instituições parceiras no exterior”.

Evandro, por sua vez, explica que “a experiência de estudar no exterior tem o seu lado encantador, no qual o aluno ou aluna irá conhecer um lugar novo e terá novas perspectivas a respeito de sua própria formação, agregando conhecimentos de uma outra cultura sobre os temas da carreira escolhida”, mas que “também há um lado de incertezas, que pode gerar insegurança e ansiedade. Pensando nisso, é importante que a Universidade, por meio do DRE, esteja prestando todo o apoio ao intercambista nesse momento importante de sua vida acadêmica, fornecendo o passo a passo para essa realização, bem como os aspectos interculturais que serão imprescindíveis para uma experiência internacional bem-sucedida”.



Daniel Bertagnoli
16 de setembro de 2025