Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

XIV Concurso de Arbitragem Internacional

A III Equipe de Arbitragem, formada pelas alunas da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, Amanda Castrequini Simão, Enidiane Zeganin Negri, Raphaela Leoni da Costa Claver e coordenada pela Pesquisadora Profa. Dra. Renata Alvares Gaspar, foi finalista do XIV Concurso de Arbitragem Internacional realizado anualmente pelo Centro de Arbitragem do México (CAM), na Cidade do México, entre os meses de outubro e novembro.

Diante da qualidade das duas equipes finalistas, a Comissão Examinadora outorgou o segundo lugar a ambas as equipes, na condição de empate.

A Arbitragem é um método extrajudicial de resolução de conflitos em que as partes envolvidas escolhem um árbitro para resolver a controvérsia, cujo ensino vem sendo oferecido no curso de Direito da PUC-Campinas em disciplina específica desde agosto de 2013, após profunda atualização de seu projeto pedagógico. No comércio internacional e nos contratos de investimento, interno e estrangeiro, é a forma quase que natural de solução de disputas.

O Centro de Arbitragem do México (CAM) é especializado na prestação de serviços de gestão de processos de arbitragem comercial interna e internacional. Instituição privada nascida em 1997 tem com o objetivo oferecer aos empresários uma forma alternativa para resolver disputas comerciais através de arbitragem administrada.

Por mais de 14 anos, como parte dos esforços para promover e fortalecer uma cultura de arbitragem, o CAM organiza o Concurso Internacional de Arbitragem Comercial Internacional, conhecido como Moot México, a fim de proporcionar aos estudantes de Direito no México e no mundo, a oportunidade de serem introduzidos no estudo e na prática da Arbitragem Comercial Internacional, através da elaboração e defesa de um caso particular diante de especialistas na área.



Eduardo Vella
13 de novembro de 2015