Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Alma Lavada: podcast ‘Universidade em Saída’ revela como projeto de Extensão da PUC-Campinas une saneantes e saúde mental para fortalecer comunidade

Segundo episódio mergulha na história da iniciativa que une produção de saneantes sustentáveis e acolhimento psicossocial, mostrando como a Extensão se transforma em um espaço de desenvolvimento pessoal, autonomia e afeto na comunidade do Campo Belo

Se no episódio de estreia o podcast “Universidade em Saída” apresentou o conceito da Extensão, agora ele mergulha na prática para revelar sua alma. O segundo episódio, já disponível, traz à luz o projeto “Alma Lavada”, uma iniciativa que, como o nome sugere, vai muito além da técnica para tocar a essência humana. A conversa com os professores Prof. Me. Marcelo José Della Mura Jannini, do Curso de Química e Profa. Dra. Tatiana Slonczewski, do Curso de Psicologia, e a estudante de enfermagem Ana Carolina Almeida, desvenda como a união de saberes distintos pode criar um poderoso espaço de transformação social.

O projeto, que hoje floresce na comunidade do Campo Belo, teve sua semente plantada a partir de uma preocupação com a saúde pública. “A sementinha acontece lá em 2013”, relembrou o Prof. Me. Marcelo José Della Mura Jannini. “Quando consultamos os dados de intoxicação que acontecem no Brasil, no Estado de São Paulo, vemos que o terceiro maior caso de intoxicação é por produtos de limpeza, inclusive com casos de óbito”. A partir desse dado alarmante, nasceu a missão de conscientizar sobre os perigos das misturas caseiras e ensinar a produção de saneantes alternativos, de baixo custo e seguros.

O relevante projeto técnico e de conscientização foi potencializado quando encontrou o trabalho da Profa. Dra. Tatiana Slonczewski e a necessidade de uma ação integrada na região do Campo Belo. A fusão foi natural, guiada por um conceito amplo de sustentabilidade. “Existe uma dimensão da sustentabilidade que é individual: é o cuidar de si. Outra dimensão é o cuidar sustentável também das relações que criamos. E, a partir disso, ampliamos para o meio ambiente”, disse a Professora.

Dinâmica do projeto

Essa teia de cuidado se materializa toda terça-feira à tarde, em um espaço cedido pela Comunidade Santa Rita de Cássia, no bairro Dom Gilberto, região do Campo Belo. O ritual começa com um café, bolo e conversa, um momento de acolhimento que prepara o terreno para a ação. Enquanto a Profa. Dra. Tatiana Slonczewski conduz dinâmicas de escuta ativa juntamente com a aluna bolsista Beatriz Lopes, o Prof. Me. Marcelo José Della Mura Jannini e a aluna Ana Carolina Almeida guiam a confecção dos produtos. A atmosfera é de leveza. “Colocam músicas que elas gostam de ouvir, para irem se soltando. Elas lavam a alma ali mesmo, saindo dali leves”, comentou o Professor.

Para a estudante de enfermagem da PUC-Campinas, Ana Carolina Almeida, o projeto foi um divisor de águas em sua vida acadêmica e pessoal. “A energia é totalmente diferente, é uma energia alegre, de festa. Eu mudei muito desde que entrei no projeto, e acho que até na faculdade eu mudei muito”. A aluna relatou que, no projeto, aprendeu a costurar, a cozinhar, a trabalhar em equipe, mas, acima de tudo, a ouvir. A troca é a lição mais valiosa. “Eu acho que é praticamente uma família, entende? A gente formou um laço muito grande, um vínculo muito forte uns com os outros”.

Com o tempo, as mulheres se tornaram protagonistas. “Elas ficaram donas do grupo, que era a nossa intenção também, bem rápido”, celebrou a Profa. Dra. Tatiana. Elas opinam, criam soluções e estabelecem seu próprio padrão de qualidade. “Elas são um controle de qualidade rígido, né?”, brincou o Prof. Dr. Marcelo, contando que as participantes só aprovam os produtos depois de testá-los e, se a receita não agrada, elas mesmas propõem mudanças.

No final do episódio, fica a certeza de que a Extensão é um organismo vivo, uma aprendizagem que transcende livros e métodos. É um espaço de encontro que, como definiu a Profa. Dra. Tatiana Slonczewski, tem o poder de transformar o dia. O novo episódio de “Universidade em Saída” é um convite para experimentar e sentir a potência de um projeto que, ao ensinar a produzir saneantes, também ajuda a clarear a visão de um futuro com mais autonomia, sustentabilidade e afeto.

Onde ouvir/assistir:

Spotify

YouTube



Gabriela Ferraz
27 de agosto de 2025