Mescla

Acordo de cooperação é assinado na abertura da 33ª Semana Filosófica

Convênio prevê troca de conhecimentos entre a FASBAM, de Curitiba, e a PUC-Campinas

A PUC-Campinas firmou, na manhã desta segunda-feira, dia 06 de maio, um acordo de cooperação com a Faculdade São Basílio Magno (FASBAM), de Curitiba (PR), que prevê o intercâmbio de informações e conhecimentos entre as instituições.

“É um primeiro passo, que pode avançar em outros projetos. A finalidade é estreitar o relacionamento, visando à qualificação acadêmica de ambas as instituições”, destacou o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

O primeiro resultado deste convênio foi a participação do diretor geral da FASBAM, Prof. Dr. Irineu Letenski, e do Prof. Dr. Rogério Miranda de Almeida, que também leciona na instituição paranaense, na 33ª Semana Filosófica da PUC-Campinas.

De acordo com o Prof. Dr. Edvaldo Araújo, diretor da Faculdade de Filosofia, a presença dos docentes enriquece o evento, que busca aproximar o diálogo entre os pensamentos filosóficos com os temas contemporâneos, de modo a atualizar os estudantes do Curso.

Na ocasião, que marcou a abertura da ‘Semana Filosófica’, os palestrantes apresentaram uma reflexão sobre a questão da criação no pensamento cristão primitivo. A abordagem está inserida na temática do evento, que enfatiza, nesta edição, “O tempo e o espaço na perspectiva filosófica”.

“A palestra aborda um tema abrangente, a criação humana, que pode ser tratada dentro de três grandes aspectos: o das escrituras, o da filosofia grega antiga, e o do pensamento cristão. De modo geral, foi um pontapé inicial para que outras pesquisas se desdobrem no sentido de explicar esses fenômenos que geram tantas dúvidas nas pessoas”, afirmou o Prof. Dr. Rogério Miranda de Almeida, graduado em Filosofia pela PUC-Campinas.

O Prof. Dr. Irineu Letenski, por sua vez, enalteceu a perspectiva da criação idealizada por São Basílio Magno, que procurava conciliar o pensamento filosófico e a doutrina cristã. Segundo o docente, São Basílio Magno também enfatizava a importância da filosofia para a formação dos estudantes.

“Basílio dizia que um cristão, ao ler a obra pagã, deveria proceder como as abelhas: elas pousam em todas as flores, mas retiram apenas o que é necessário para fabricar o néctar. Assim precisam ser os estudantes de filosofia: ir a todas as obras e tirar o que é essencial para a formação de suas virtudes”, finalizou.

A metáfora, citada na palestra, foi compreendida pelos alunos presentes no evento, que reforçaram a importância do estudo filosófico para o crescimento humano. “A Semana Filosófica surge em um momento oportuno, em que existem críticas, a nível de educação nacional, às faculdades que tratam das humanidades. O nosso Curso, embora não tenha funções práticas, tem uma utilidade muito maior: a de refletir sobre a pessoa humana, sobre a construção do mundo, buscando formar pessoas melhores não apenas para si mesmas, mas para o outro”, frisou Vitor Pimentel Dedoni, do 3º ano.

A 33ª Semana Filosófica continua até sexta-feira, 10 de maio, com palestras, minicursos, encontros filosóficos e até sessão de cinema. Confira aqui a programação completa e inscreva-se.

fev
qui
dia inteiro Quaresma
Quaresma
fev 27 – fev 28 dia inteiro
Quaresma @ Campi I e II
Os encontros serão na Capela do Campus I, na quinta-feira, 27 de fevereiro , às 11h30 e às 18h45, e na Igreja de Nossa Senhora[...]
fev
sex
10:00 Missa de Início de Ano Letivo
Missa de Início de Ano Letivo
fev 28@10:00
Missa de Início de Ano Letivo @ Auditório Dom Gilberto
Missa de início de ano letivo dia 28 de fevereiro, às 10h, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I.

Novo Vestibular 2020 (3º Edital de Vagas Remanescentes)

Primeira chamada do Processo Seletivo dos Cursos de Especialização

10º Resultado: Remanejamento Interno, Transferência Externa e Ingresso de Portador de Diploma

Convocados para a matrícula do Processo Seletivo do Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária