Observatório PUC-Campinas
Observatório
PUC-Campinas
Facebook
Central de
Atendimento
ao Aluno

Acordo de cooperação é assinado na abertura da 33ª Semana Filosófica

Convênio prevê troca de conhecimentos entre a FASBAM, de Curitiba, e a PUC-Campinas

A PUC-Campinas firmou, na manhã desta segunda-feira, dia 06 de maio, um acordo de cooperação com a Faculdade São Basílio Magno (FASBAM), de Curitiba (PR), que prevê o intercâmbio de informações e conhecimentos entre as instituições.

“É um primeiro passo, que pode avançar em outros projetos. A finalidade é estreitar o relacionamento, visando à qualificação acadêmica de ambas as instituições”, destacou o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

O primeiro resultado deste convênio foi a participação do diretor geral da FASBAM, Prof. Dr. Irineu Letenski, e do Prof. Dr. Rogério Miranda de Almeida, que também leciona na instituição paranaense, na 33ª Semana Filosófica da PUC-Campinas.

De acordo com o Prof. Dr. Edvaldo Araújo, diretor da Faculdade de Filosofia, a presença dos docentes enriquece o evento, que busca aproximar o diálogo entre os pensamentos filosóficos com os temas contemporâneos, de modo a atualizar os estudantes do Curso.

Na ocasião, que marcou a abertura da ‘Semana Filosófica’, os palestrantes apresentaram uma reflexão sobre a questão da criação no pensamento cristão primitivo. A abordagem está inserida na temática do evento, que enfatiza, nesta edição, “O tempo e o espaço na perspectiva filosófica”.

“A palestra aborda um tema abrangente, a criação humana, que pode ser tratada dentro de três grandes aspectos: o das escrituras, o da filosofia grega antiga, e o do pensamento cristão. De modo geral, foi um pontapé inicial para que outras pesquisas se desdobrem no sentido de explicar esses fenômenos que geram tantas dúvidas nas pessoas”, afirmou o Prof. Dr. Rogério Miranda de Almeida, graduado em Filosofia pela PUC-Campinas.

O Prof. Dr. Irineu Letenski, por sua vez, enalteceu a perspectiva da criação idealizada por São Basílio Magno, que procurava conciliar o pensamento filosófico e a doutrina cristã. Segundo o docente, São Basílio Magno também enfatizava a importância da filosofia para a formação dos estudantes.

“Basílio dizia que um cristão, ao ler a obra pagã, deveria proceder como as abelhas: elas pousam em todas as flores, mas retiram apenas o que é necessário para fabricar o néctar. Assim precisam ser os estudantes de filosofia: ir a todas as obras e tirar o que é essencial para a formação de suas virtudes”, finalizou.

A metáfora, citada na palestra, foi compreendida pelos alunos presentes no evento, que reforçaram a importância do estudo filosófico para o crescimento humano. “A Semana Filosófica surge em um momento oportuno, em que existem críticas, a nível de educação nacional, às faculdades que tratam das humanidades. O nosso Curso, embora não tenha funções práticas, tem uma utilidade muito maior: a de refletir sobre a pessoa humana, sobre a construção do mundo, buscando formar pessoas melhores não apenas para si mesmas, mas para o outro”, frisou Vitor Pimentel Dedoni, do 3º ano.

A 33ª Semana Filosófica continua até sexta-feira, 10 de maio, com palestras, minicursos, encontros filosóficos e até sessão de cinema. Confira aqui a programação completa e inscreva-se.




Pesquisar



Próximos eventos


maio
25
sáb
dia inteiro XLV Puccíada 2019
XLV Puccíada 2019
maio 25 – jun 4 dia inteiro
XLV Puccíada 2019
O evento esportivo no Complexo Esportivo da Faefi começa dia 25, com o Futebol Society Feminino, que terá a grande final no dia 29. No[...]
maio
27
seg
dia inteiro Momento Mariano
Momento Mariano
maio 27 dia inteiro
Momento Mariano @ Campus I e II
O Departamento de Pastoral Universitária oferece à comunidade universitária um breve encontro de reflexão e oração sobre Nossa Senhora, a ser realizado todas as segundas-feiras. Na[...]
maio
28
ter
dia inteiro III Redes Digitais e Culturas At...
III Redes Digitais e Culturas At...
maio 28 – maio 30 dia inteiro
III Redes Digitais e Culturas Ativistas @ Campus I
Redes Digitais e Culturas Ativistas é um evento elaborado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas. Sua primeira edição foi realizada[...]

Estude na PUC-Campinas

Inscrições para o Vestibular de Inverno da PUC-Campinas estão abertas até 9 de junho

Universidade divulga calendário do Processo Seletivo – Vestibular 2020

Universidade divulga o Resultado do Novo Vestibular 2019

PUC-Campinas divulga o Resultado da 4ª Chamada Vestibular Social 2019

Veja a lista de aprovados nos Cursos de Especialização

Veja também

Revista de Nutrição, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, publica novo volume

Dom João Inácio Müller, novo Arcebispo de Campinas, visita a cidade pela primeira vez

1ª Mostra de Inovação e Empreendedorismo expõe trinta projetos de alunos da Universidade

Faculdade de Turismo promove ‘1º Festival Mundo na Praça’ para celebrar os 45 anos de história

Universidade sedia IV Fórum Temático de Redes Organizacionais