Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Modalidade
EAD

Carga Horária
360 horas-relógio, contendo Atividades mediadas em AVA horas-aula

Duração
12 meses

Investimento
em até 24x de R$ 561,00
mais opções de pagamento

Objetivos

O curso tem como objetivo principal a capacitação de profissionais para a atuação e/ou melhoria contínua da gestão pública, com ênfase em cidades, autarquias e empresas públicas de referência. Como objetivos específicos, procurará desenvolver, junto aos alunos, a capacidade de análise e implementação de estratégias e operações em áreas consideradas como fundamentais para a gestão de serviços públicos. Para tanto, as disciplinas serão divididas em 4 blocos, a saber: 1º Bloco – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTRATÉGICA – com disciplinas que parametrizam as estratégias, a capacidade de análise e a formulação de diagnósticos; 2º Bloco – ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS – as disciplinas de referência em gestão das cidades com ênfase nas questões ambientais; 3º Bloco – ORÇAMENTO, REGULAÇÃO E COMPLIANCE –apresenta conteúdos relacionados aos fundamentos legais da atuação da gestão pública; e o 4º Bloco – PESSOAS E RELACIONAMENTO PÚBLICO – os conteúdos relacionados com a qualidade das relações institucionais, com desenvolvimento local e com a gestão de pessoas em instituições públicas. Em todos os blocos de disciplinas o conceito de sustentabilidade ambiental (e suas dimensões) se estabelecerá como um eixo transversal e interdisciplinar entre estes – identidade diferencial do curso.

Podemos ainda observar que o curso se estrutura a partir de 4 eixos atitudinais. São eles:

I. Análise estratégica de ambientes da administração Pública – desenvolver nos profissionais a capacidade de identificar recursos, processos e agentes envolvidos em questões relacionadas a problemas públicos complexos; II. Resolução de problemas – capacitar os profissionais para que saibam planejar soluções efetivas e sustentáveis para problemas públicos complexos, adequadamente formulados e analisados de forma estruturada e pautados em evidências; III. Capacidade de implementação – capacitar os profissionais em gestão pública para implementar ações planejadas, diretamente ou por meio de parcerias, para identificar estágios iniciais de problemas e para realizar as ações corretivas necessárias; IV. Habilidade no uso de ferramentas de gestão – formar gestores para que atuem como agentes de melhoria das políticas públicas por meio do conhecimento prático e do uso eficiente das ferramentas de gestão aplicáveis ao setor.

Dentre os diferenciais do curso podemos destacar, fundamentalmente, a qualidade dos profissionais responsáveis pelas disciplinas. Todos são acadêmicos de formação superior em pós-graduação e com longa experiência no cotidiano da gestão pública.

Público Alvo

Profissionais graduados que atuam e que desejam atuar na administração pública de municípios, autarquias e empresas públicas de referência.

Processo Seletivo

Inscrição: fluxo contínuo
Matrícula: 05 e 06 de fevereiro de 2025 (período inicial a ser considerado pelo estudante para fins de matrícula financeira e entrega de atividades pendentes)
Matrícula fora de prazo: entrar em contato (19) 97136-1803 – Whatsapp
Início das aulas: a partir de 17 de fevereiro de 2025

Documentos Necessários

Cópia simples do Diploma de Graduação (frente e verso), com data de conclusão anterior à data de matrícula do aluno na pós-graduação.

Cópias do RG e CPF.

No caso de dúvidas entrar em contato no e-mail econ.pos@puc-campinas.edu.br.

IMPORTANTE: No caso de ser o(a) inscrito(a), colaborador de EMPRESAS CONVENIADAS com a PUC-Campinas (por meio de acordo firmado), para que a concessão do desconto possa ser concedida, deverá ser feita a comprovação do vínculo existente entre o colaborador e a empresa conveniada com a PUC-Campinas. Em assim sendo, esta comprovação deverá ser feita mediante a entrega, impreterivelmente, no ato da matrícula, de cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – juntamente com a apresentação do documento original, somente para fins de simples conferência – a fim de se comprovar a condição estabelecida para que o desconto seja processado. Por fim, no caso de servidores públicos deverá ser apresentado o comprovante deste vínculo junto à sua Instituição.

Programa do curso

Bloco 1 – Administração Pública Estratégica
Disciplinas Distribuição Carga Horária em hora-relógio
Planejamento estratégico para municípios 30
Indicadores para Gestão Pública 30
Gestão de planos, programas e projetos em Gestão Pública 30
TOTAL Bloco 1 90
Bloco 2 – Administração de Serviços Públicos
Disciplinas Distribuição Carga Horária em hora-relógio
Gestão Ambiental e Resíduos Sólidos 30
Gestão de Cidades 30
Cidades Inteligentes 30
TOTAL Bloco 2 90
Bloco 3 – Orçamento, Regulação e Compliance
Disciplinas Distribuição Carga Horária em hora-relógio
Gestão de finanças e Orçamento Público 30
Direito para Administração Pública 30
Governança corporativa e compliance para instituições públicas 30
TOTAL Bloco 3 90
Bloco 4 – Pessoas e relacionamento publico
Disciplinas Distribuição Carga Horária em hora-relógio
Relações institucionais e cidadania 30
Gestão de pessoas e instituições públicas 30
Desenvolvimento local sustentável 30
TOTAL Bloco 4 90

O Curso de Especialização contempla o oferecimento de 12 disciplinas, totalizando 360 horas-relógio.

A Estrutura Curricular está organizada em quatro blocos, cada um contendo três disciplinas.

A duração do curso é de 12 meses.

Perguntas Frequentes

Sim. A Educação Digital (Educação a Distância – EAD) é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, por portarias, por resoluções e por normas do Ministério da Educação (MEC). Consulte o site desse órgão para obter mais informações.

Sim. Os campi são um verdadeiro hub de inovação, propiciando outras experiências de aprendizagem e de rede de contatos. Aproveite para conhecer toda a infraestrutura disponível.

Os cursos Educação Digital reconhecidos possuem a mesma validade que um curso presencial. É importante ressaltar que os diplomas de cursos a distância, por lei, não têm qualquer distinção de um diploma de um curso presencial.

Sim. A Instituição está credenciada pelo Ministério da Educação. Consulte o site desse órgão para obter mais informações.

  • Conheça seu perfil de estudo – As vantagens dessa modalidade de ensino já são bem conhecidas, como a oportunidade de gerir o próprio tempo, podendo estudar em qualquer horário ou lugar. Mas tanta flexibilidade exige disciplina. Elaborar uma rotina de estudos é um passo importante para quem deseja obter sucesso acadêmico.
  • Avalie a Instituição – A PUC-Campinas está completando 80 anos. É uma universidade privada, católica, confessional e comunitária, localizada na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, Brasil. É a mais antiga universidade do interior paulista e a segunda maior da cidade de Campinas. É uma das maiores Instituições de Ensino Superior do Brasil, com destaque para a qualidade de ensino, sustentabilidade, pesquisa e inovação.
  • Verifique a proposta pedagógica – Nem todos os cursos de Educação Digital são iguais. Nossa metodologia é singular. Alinhamos tradição, inovação constante e ensino de qualidade. Nosso propósito é transformar a vida das pessoas, promovendo a capacitação profissional de excelência e a formação integral da pessoa humana, oportunizando a convivência e interação num novo ambiente de ensino, a sala de aula digital.
  • O Diploma e o certificado são muito importantes – Diploma ou certificado garantem a procedência, a boa qualidade e a credibilidade do conteúdo estudado. Essa documentação é importante para atestar a regularidade da instituição de ensino superior e de seus cursos para apresentação no Brasil ou no exterior para fins de estudo, trabalho e demais comprovações.

A escolha de um curso de Educação Digital é uma decisão séria, exigindo muita dedicação para que se obtenha êxito nos estudos. Além do investimento financeiro, os cursos a distância demandam tempo e possuem o mesmo nível de exigência dos presenciais, ou até maior.

Os processos seletivos para o ingresso variam conforme o curso (Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão). Os interessados podem se inscrever diretamente pelo Portal da Universidade. Para isso, basta acessar https://www.puc-campinas.edu.br/pos/.

Conteúdos e metodologias são selecionados pelo seu potencial desencadeador e impulsionador da aprendizagem. Além de todas as aulas, atividades, encontros, debates, conferências e eventos, bem como materiais digitais específicos de cada curso, disponibilizamos recursos adicionais de interação, como bibliotecas virtuais e bases do nosso Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI), vídeo-aulas exclusivas, palestras, grupos de discussão, desafios pedagógicos, cases e espaço para networking.

Não encontrou o que procurava? Fale conosco através dos nossos canais de atendimento.

Algumas condições podem ser alteradas sem aviso prévio. Mantenha-se em contato com seu consultor e fique atento à disponibilidade de novos grupos.

BLOG

Confira dicas e mais conteúdos exclusivos no Blog da Educação Continuada

Compartilhe:


Central de Relacionamento

(19) 97136-1803 – Whatsapp

3343-7446
3343-7247
3343-7076

Não perca tempo. As vagas são preenchidas rapidamente!

Consulte todas as opções de parcelamento disponíveis. Saiba mais.

Investimento

24 parcelas de R$ 561,00
12 parcelas de R$ 996,00
R$ 10.757,00 (à vista, com desconto)

Valores válidos para 2025

Até 12 parcelas (por boleto e cartão de crédito)
Acima de 12 parcelas (apenas por boleto)

AVISO:  A escolha do plano de pagamento é realizada no ato da matrícula e assinatura do contrato. Atentamos que o plano de pagamento não pode ser alterado depois da assinatura do contrato.

Desconto de 5% a 10% (cinco a dez por cento) na mensalidade para funcionários de empresas conveniadas com a PUC-Campinas (MEDIANTE ACORDO FIRMADO), a ser concedido, impreterivelmente, no ato da matrícula. Os requisitos para o desconto/empresa devem ser consultados diretamente no Escritório de Relações Corporativas (rc@puc-campinas.edu.br).

Desconto de 15% (quinze por cento) na mensalidade para Ex-Aluno da PUC-Campinas, que nela tenha concluído curso de Graduação ou Pós-Graduação, sem pendências financeiras com a Instituição.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

1) No caso do desconto assegurado aos funcionários de empresas conveniadas com a PUC-Campinas e, também, ser o beneficiário Ex-Aluno da Instituição, os descontos não serão cumulativos, por consequente, vigorará o maior benefício. Destaca-se que a verificação será feita, via sistema, com base no número de CPF do beneficiário;

2) O desconto de 15% (quinze por cento) para Ex-Aluno da PUC-Campinas, será concedido, somente, nos casos em que não houver pendências financeiras com a Instituição.

TENHO INTERESSE


Quadro de Normas

1. A inscrição somente será concretizada após realizar o ‘upload‘ da documentação exigida, conforme prazos estipulados em cada curso;

2. A formação de turmas está condicionada a um número mínimo de alunos efetivamente matriculados;

3. A PUC-Campinas não se obriga ao oferecimento deste curso para novas turmas;

4 . A matrícula será concretizada a partir da apresentação da documentação exigida conforme prazos estipulados em cada curso;

5. Ter ciência de que, para poder usufruir dos serviços da experiência de aprendizagem, precisará ter acesso a um computador com conexão à internet, cujos requisitos mínimos de configuração exigidos para a visualização das aulas online encontram-se descritos no site e no contrato de prestação de serviços educacionais;

6. A PUC-Campinas não oferece vagas de estágio na Pós-Graduação.

Este Curso Especialização cumpre as disposições da Resolução CNE/CES nº 1, de 06 de abril de 2018 do Ministério da Educação.