Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Objetivo

O projeto Diálogos sobre Racismo, promoverá uma série de debates referentes ao tema, tem o propósito de ampliar o conhecimento de estudantes e de toda a sociedade acerca dos aspectos que envolvem a discriminação racial nos diversos espaços sociais.

Com a proposta, a Universidade se posiciona publicamente no combate às inúmeras formas de violência geradas pela discriminação racial nas esferas sociais, a exemplo dos recentes acontecimentos mundo afora, como o assassinato do afro-americano George Floyd, que motivou uma série de movimentos antirracistas de repercussão global.

PROJETO PALAVRA LIVRE – DEBATES DIÁLOGOS SOBRE RACISMO 2024

CRONOGRAMA DE PALESTRAS

 

DATA/HORA TEMA PALESTRANTE CURRÍCULO LOCAL INSCRIÇÃO
30/04/2024
19h30 às 21h00
História e Memórias Negras e o Espistemicídio Acadêmico no Brasil. Cleusa Aparecida da Silva
Moderadora: Profa. Dra. Ana Paula Fraga Bolfe
Currículo *CEAAB – Sala 08
CAMPUS I, PRÉDIO H13

https://forms.office.com/r/SV91dMrxKe

07/05/2024
10h00 às 11h30
Patrimônio Imaterial e os Desafios e Avanços da Salvaguarda para a Matriz Africana
Dra. Alessandra Ribeiro
Moderador: Prof. Dr. Cauê Fernandes Nunes
Currículo *CEAAB – Sala 08
CAMPUS I, PRÉDIO H13

https://forms.office.com/r/xfa1Y1D2Vq

16/05/2024
19h30 às 21h00
Educação Antirracista no município de Campinas SP: Formação Continuada de Educadores(as), Professores (as) e Gestores (a) Contribuições para o Cotidiano.
Dr. Marcus Vinicius Coelho
Moderadora: Profa. Dra. Eliete Aparecida de Godoy
Currículo *CEAAB – Sala 08
CAMPUS I, PRÉDIO H13

https://forms.office.com/r/7stsg8RwNp

Cleusa Aparecida da Silva

Cleusa Aparecida da Silva, Técnica em Bioquímica, Bióloga, Especialista em Gestão Estratégica de Políticas, Especialista Agroecologia e Ambiente Sustentável Unicamp/Fundação Perseu Abramo, trabalhou mais 30 anos na Prefeitura Municipal de Campinas, na Secretaria Municipal de Saúde – cedida para Instituto Adolfo Lutz, encerrando carreira, na Secretaria Municipal de Cultura. Ativista política, do feminismo negro interseccional contemporâneo, dirigente sindical nos serviços públicos, Coordenadora Administrativa da CASA LAUDELINA de Campos Mello – Organização da Mulher Negra, filiada a Rede Nacional de Organizações de Mulheres Negras Brasileira – “AMNB” e do Levante das Mulheres Brasileiras. Realizando incidência política nas agencias: saúde da população, ampliação da escolaridade EJA e no acesso ao ensino superior impulsionando e coordenando o Cursinho Popular Pré Vestibular para negros e, pessoas de baixa renda, assim como o processo de elaboração, de avaliação, de monitoramento e do controle social das políticas públicas, tendo a defesa do trabalho doméstico descente, como pauta prioritária rememorando LAUDELINA de Campos Mello, que fundou a primeira Associação de Empregadas Domésticas no Brasil 1936 na cidade Santos, SP. Participando ativamente de conferencias nacionais e internacionais do Sistema ONU. 2003 a convite do Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, foi a Brasília sendo primeira Assessora Parlamentar da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial “SEPPIR”, na gestão federal atuou na criação de marco institucional e, políticos como Lei 10.639/03, Comitê Técnico Federal de Saúde da População Negra/MS, da Política Nacional de Atenção Integral de saúde da População Negra, Programa Combate ao Racismo Institucional/MS, Programa Valorização do Trabalho Doméstico MT/OIT entre outras demandas.

Dra. Alessandra Ribeiro

Dra. Alessandra Ribeiro – É Historiadora e Urbanista pela PUC CAMPINAS tendo estudos voltados para Matriz Africana: territórios, memória e representação. É gestora cultural da Casa de Cultura Fazenda Roseira, Mestre e Liderança da Comunidade Jongo Dito Ribeiro em Campinas, Mãe de Santo Umbandista, Coord. da Pós-graduação em Matriz Africana – Lato Sensu – e consultora especializada em estudos sobre gestão cultural de espaços públicos compartilhados e patrimônio cultural imaterial.
Já participou de diversas palestras, debates e apresentações no Brasil, Peru, Moçambique, África do Sul e fez parte de comissões de avaliação e formação em comunidades para projetos voltados para cultura negra e salvaguarda do patrimônio imaterial, cartografia social e cultura da paz e em 2020 foi a 1a mulher negra candidata à Prefeitura de Campinas em 2020 e lançou no mesmo ano o livro Jongo e Ancestralidade na Perspectiva dos Detentores.
Representou o Brasil no CRESPIAL da UNESCO pelo eixo patrimônio imaterial e participou da escrita da segunda carta de Fortaleza para salvaguarda de bens registrados. Atualmente também é pesquisadora do GEPEJA/UNICAMP na linha Matriz Africana e membra do Conselho Consultivo do IPHAN.

Dr. Marcus Vinicius Coelho

Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Especialização em Educação Motora pela Faculdade de Educação Física da universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Formado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Ouro Fino.
Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Campinas- Unicamp. Especialização em Relações Étnico Raciais pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas -PUC Campinas. Doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.
Professor de Educação Básica do componente Curricular Educação Física na Prefeitura Municipal de Campinas – 1991- 2003. Professor de Educação Física da Prefeitura Municipal de Vinhedo – 2001 – 2003. Diretor Educacional na Prefeitura Municipal de Campinas – 2003 – 2023. Superior Educacional na Prefeitura Municipal de Campinas 2015- 2016. Representante Regional da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Campinas – Naed Sudoeste.

Histórico de Palestras

PROJETO PALAVRA LIVRE – DEBATES DIÁLOGOS SOBRE RACISMO 2023

CRONOGRAMA DE PALESTRAS

 

DATA/HORA TEMA PALESTRANTE CURRÍCULO LOCAL INSCRIÇÃO
26/10/2023
19h30 às 21h00
Educação amefricana: pensamento de Lélia Gonzalez.

Moderador: Prof. Dr. Guilherme Perez Cabral

Professora Luci Chrispin Pinho Micaela Currículo Prédio H02 Sala 900
Campus I

https://forms.office.com/r/0HPNAfrcmr

06/11/2023
19h30 às 21h00
Impactos psicossociais do racismo.

Moderador: Dra. Ana Carolina Lemos Pereira


Professora Maisa Elena Ribeiro
Currículo Prédio H02 Sala 900
Campus I

https://forms.office.com/r/AHVcjy2ZDC

16/11/2023
19h30 às 21h00
Racismo Institucional: o lugar da escola.

Moderador: Profa. Dra. Eliete Aparecida de Godoy


Professora Márcia Lúcia Anacleto de Souza
Currículo Prédio H02 Sala 900
Campus I

https://forms.office.com/r/9YdkhQ0mk2

23/11/2023
19h30 às 21h00
Educação para as relações étnico raciais nas engenharias, ciências exatas e tecnologias.

Moderador: Profa. Dra. Ivenise T. G. Santinon


Professor Huyra Estevão de Araújo
Currículo Bloco D
Sala 700
Campus I

https://forms.office.com/r/a4KSHpBvHk

30/11/2023
19h30 às 21h00
Sistemas de justiça e segurança pública e racismo estrutural.

Moderador: Prof. Dr. Luis Renato Vedovato


Dr. Elizeu Soares Lopes
Currículo Bloco D
Sala 700
Campus I

https://forms.office.com/r/DEvCryC2qz

07/12/2023
19h30 às 21h00
Necropolítica: a sombra da morte e a semente da resistência.

Moderador: Profa. Dra. Ana Paula Fraga Bolfe


Cláudio Aparecido da Silva.
Currículo Bloco D
Sala 700
Campus I

https://forms.office.com/r/rUssVSFHcd

Professora  Luci Chrispin Pinho Micaela.

Doutoranda na PPGE – UNICAMP; Mestre em Administração e Planejamento. História e Cultura Afro-brasileira – Centro de Estudos Afro-Brasileiro Cândido Mendes – RJ. Bacharel em Ciências Econômicas – PUC/ Campinas. Magistério.

Membro do Grupo de Pesquisa – Gepeja – Grupo de Pesquisa em Educação de Jovens Adultos -UNICAMP. Membro Colaboradora na Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil – OAB Campinas. Membro e colaboradora do Coletivo de Mulheres Negras Teresa de Benguela. Membro da Coordenadora Municipal do Movimento Negro Unificado – MNU Campinas e Membro da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros – CADARA na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – Secadi – Ministério da Educação.

Professora Maisa Elena Ribeiro.

Psicóloga Social, Mestre em Psicologia (PUCC); Doutoranda em Educação (UNICAMP), Professora e Coordenadora do Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais do Unisal-Unidade Campinas; Coordenadora do Núcleo Campinas da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP).

Professora Márcia Lúcia Anacleto de Souza.

Pedagoga, doutora em Educação pela UNICAMP, atualmente Orientadora Pedagógica na Rede Municipal de Campinas. Pesquisadora e formadora nos temas: infâncias negras e quilombolas; relações étnico-raciais, educação e formação de professores.

Professor Huyra Estevão de Araújo.

Graduado em Física, Mestre e Doutor na área de Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. Desde 2014, é Professor do IFSP. Em 2017-2018 foi Pesquisador Visitante Fulbright na University of South Carolina nos Estados Unidos.  Coordena e atua em Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão nas áreas de Materiais Cerâmicos Avançados, Formação de Professores, Promoção de Equidade de Raça e Gênero em na área de Ciências da Natureza, Tecnologias e Engenharias. Foi parte do comitê gestor do Projeto AFROIF CEERT. Atuou como Consultor Técnico-Pedagógico na construção dos Currículos de Referência da Educação Básica do IFSP entre 2018 e 2021. É atualmente parte da Coordenação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFSP (NEABI-IFSP).

Dr. Elizeu Soares Lopes.

Na Assembleia Legislativa de São Paulo participou da Coordenação das ações para a construção de projetos de Lei relacionados a inclusão social; Coordenação e elaboração de ações estratégicas para a participação na Comissão de Direitos Humanos; Realizou interface e controle de demandas variadas junto ao Executivo. Acompanhamento legislativo em diferentes comissões para elaboração de pareceres para projetos de lei e emendas constitucionais. Foi Ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo Responsável pelas atribuições de controle social e promoção de Direitos Humanos, nos termos da Lei Complementar nº 826, de 20 de junho de 1997.

Desenvolveu o Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo nas Instituições Policiais do Estado de São Paulo, com participação de diversos segmentos da sociedade civil,.com publicação de relatório final em Diário Oficial. Atuou na implementação de estratégias de inovação tecnológica e de aprimoramento das atividades da Ouvidoria e das Forças de Segurança.

Cláudio Aparecido da Silva.

Ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo. Atuou como Coordenador de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo/SP e também como Coordenador do SOS Racismo, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, de 2019 a 2021, serviço da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que acolhe denúncias de crimes raciais.

Sua gestão como Coordenador de Políticas para a Juventude destacou-se por programas como o Juventude Viva, voltado para os territórios mais vulneráveis da cidade, o ingresso da Casa Ângela, para partos humanizados no SUS (Sistema Único de Saúde), enfrentamento à violência obstétrica que atinge majoritariamente meninas negras e periféricas, pesquisa que levantou informações sobre letalidade na cidade de São Paulo nos últimos 10 anos, além da ideia de ser levado ao Papa Francisco o disco dos Racionais MC´s, como um presente da cidade de São Paulo, entre outras.

Foi Secretário Nacional de Combate ao Racismo durante sete anos;
Apesar de ampla vivência em casos de racismo e violência policial, no movimento popular, garante que sua gestão será marcada pelo diálogo, e que fará tudo para que a Ouvidoria seja uma porta para todos: cidadãos e policiais, com suas denúncias, elogios e ideias, e uma ponte com as forças de segurança do estado para uma equilibrada distribuição de justiça e legitimação da atividade da atividade policial.

Parceiros

  • Centro de Referência em Direitos Humanos na prevenção e combate ao Racismo e discriminação religiosa;
  • Frente Regional de combate ao Racismo e todas as formas conexas de discriminação de Campinas e Região.

Webinars Racismo – Histórico

2 de Dezembro de 2021

25 de Novembro de 2021

18 de Novembro de 2021

11 de Novembro de 2021

05 de Novembro de 2021

21 de Outubro de 2021

Vídeos: “Espaços e saberes africanos”

Produção que aborda aspectos da cultura africana e afro-brasileira.

Samba de Bumbo Nestão Estevam

Cultura Negra – Fala da Júlia Madeira

Grupo Serrinha

Comunidade da Tradição do Culto Afro Ilesin Ogun Lakayie Osinmole

Espaço Gourmet Flor do Dendê

Comunidade Jongo Dito Ribeiro – Casa de Cultura Fazenda Roseira

Ilè Asé Obá Adákédájó Omí Aladò