Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

NOVO
CORONAVÍRUS

Atualizações

7º COMUNICADO DE 2022

À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

11 de novembro – 18h00

 

Universidade atualiza recomendações de prevenção e segurança sanitária

Em razão da recente alta em diagnósticos positivos de Covid-19 em Campinas, a Universidade atualizou suas recomendações de prevenção e segurança sanitária para a comunidade acadêmica.

A partir de 16 de novembro de 2022, recomenda-se a estudantes, a docentes e aos integrantes do corpo técnico-administrativo:

  • Usar de máscara em todos os ambientes da Universidade.
  • Lavar com frequência as mãos com água e sabão, ou higienizá-las com álcool em gel 70%.
  • Evitar aglomerações.
  • Fazer refeições rápidas com o mínimo possível de diálogo.
  • Evitar espaços fechados e manter distanciamento social.

Estudantes, docentes e integrantes do corpo técnico-administrativo que apresentarem os sintomas abaixo não devem comparecer à Universidade:

  • Dor no corpo
  • Dor de cabeça
  • Dor de garganta
  • Tosse
  • Febre acima de 37,5 °C

Estudantes comprovadamente diagnosticados com Covid-19 devem solicitar atividades domiciliares por meio da sua área logada.

Mais esclarecimentos podem ser obtidos por meio da CAA (Central de Atendimento ao Aluno):

CAA – Campus I: (19) 3343-7500
CAA – Campus II: (19) 3343-6918

E-mail:

CAA – Campus I: caa@puc-campinas.edu.br
CAA – Campus II: caacii@puc-campinas.edu.br

Docentes e integrantes do corpo técnico-administrativo receberão recomendações detalhadas por meio dos canais de comunicações internos.

A PUC-Campinas informa ainda que desde o início da pandemia, está comprometida com a vida, com a saúde e com o bem-estar de toda a comunidade acadêmica, e que acompanha a progressão dos acontecimentos para orientar a toda a comunidade universitária.

Comitê de Acompanhamento da Covid-19


Compartilhe:

6º COMUNICADO DE 2022

À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

12 de setembro – 17h00

 

A PUC-Campinas, seguindo as orientações das autoridades sanitárias estadual e municipal, informa que o uso de máscara deixa de ser obrigatório no ônibus circular interno no Campus I e nos ônibus fretados, incluindo os respectivos locais de acesso para embarque e desembarque.

No entanto, a Universidade recomenda que estudantes, docentes, funcionários e funcionárias mantenham o uso de máscaras nos ambientes fechados, como em salas de aula, laboratórios, bibliotecas e dependências administrativas.

Recomenda também o uso contínuo de máscaras, em ambientes abertos ou fechados, às pessoas imunossuprimidas, gestantes, idosas e/ou portadoras de doenças crônicas.

O uso de máscara segue obrigatório nas Clínicas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Terapia Ocupacional, Veterinária, Serviço-Escola de Psicologia e Farmácia-Escola.

Estudantes que estiverem com suspeita e/ou confirmação de doenças respiratórias transmissíveis não devem comparecer aos Campi da Universidade e devem solicitar exercícios domiciliares por meio da sua área logada. As dúvidas podem ser esclarecidas por meio da Central de Atendimento ao Aluno:

CAA – Campus I: (19) 3343-7500
CAA – Campus II: (19) 3343-6918

E-mail:
CAA – Campus I: caa@puc-campinas.edu.br
CAA – Campus II: caacii@puc-campinas.edu.br

Docentes e integrantes do corpo técnico-administrativo também com suspeita e/ou confirmação de doenças respiratórias transmissíveis devem abster-se de comparecer aos Campi da Universidade, procurar por atendimento médico e contatar o Departamento de Medicina do Trabalho – DMT, para as orientações pertinentes, pelo telefone ou e-mail indicados a seguir:

(19) 3343-7137 ou dmt@puc-campinas.edu.br

A Universidade reforça, por fim, que é imprescindível que todos os funcionários completem o seu ciclo vacinal contra o novo coronavírus, tanto para o primeiro ciclo quanto para as doses adicionais, encaminhando ao Departamento de Medicina do Trabalho os competentes comprovantes, através do endereço eletrônico acima indicado.


A Reitoria


Compartilhe:

5º COMUNICADO DE 2022

À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

21 de março – 8h00

 

Desde o início da pandemia de covid-19, a PUC-Campinas está comprometida com a vida, com a saúde e com o bem-estar de toda a comunidade acadêmica. Também tem estado em consonância com as autoridades sanitárias estadual e municipal.

Os decretos estadual e municipal dispensam o uso de máscaras de proteção facial em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, públicas ou privadas –  entre elas as clínicas da PUC-Campinas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Terapia Ocupacional, Veterinária, Serviço-Escola de Psicologia e a Farmácia-Escola -, do sistema de transporte público coletivo e privado, de elevadores, do ônibus circular interno no Campus I e dos ônibus fretados.

Apesar disso, a PUC-Campinas recomenda que estudantes, docentes, funcionários e funcionárias sigam fazendo uso das máscaras nos ambientes fechados, como em salas de aula, laboratórios, bibliotecas e dependências administrativas.

Recomenda também o uso contínuo de máscaras, em ambientes abertos ou fechados, às pessoas imunossuprimidas, gestantes, idosas e/ou portadoras de doenças crônicas.

A Universidade orienta também:
– uso de álcool em gel;

– vacinação;

– informar a situação vacinal por meio da área logada;

– respeito aos demais protocolos;

– permanecer em casa se apresentar um desses sintomas:
febre;
tosse;
cansaço;
perda de paladar ou olfato;
dores de garganta;
dor de cabeça;
falta de ar.

Por fim, a Universidade informa que manterá o fornecimento de todos os equipamentos de proteção individual que já vem ofertando em cumprimento à legislação e determinações judiciais aplicáveis.


A Reitoria


Compartilhe:

ATUALIZAÇÕES ANTERIORES

Comunicados de 2022

4º COMUNICADO DE 2022

À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

10 de março – 14h00

 

A PUC-Campinas, seguindo as orientações das autoridades sanitárias estadual e municipal, informa que o uso de máscara deixa de ser obrigatório em ambientes abertos.

É obrigatório o uso de máscaras dentro dos prédios, inclusive nos corredores.

O decreto municipal recomenda ainda a manutenção do uso de máscara em ambientes abertos nos quais não seja possível manter distanciamento mínimo de um metro às pessoas imunossuprimidas, gestantes, idosas e/ou portadoras de doenças crônicas.

A Universidade recomenda:
– Uso de álcool gel;
– Em caso de sintomas gripais, fique em casa;
– Vacine-se;
– Siga os demais protocolos.


A Reitoria


Compartilhe:

3º COMUNICADO DE 2022

À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

03 de fevereiro – 16h00

 

COMUNICADO AOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Em razão do início de todas aulas dos cursos de Graduação, Stricto Sensu (mestrado e doutorado), Residência Multiprofissional em Saúde e Aprimoramento em Medicina Veterinária, no dia 14 de fevereiro, de forma presencial, a PUC-Campinas solicita que os estudantes apresentem o certificado vacinal contra covid-19 atualizado.

O envio do documento deve ser feito exclusivamente de forma digital e por meio da área logada do aluno, até o dia 04 de março de 2022.

O certificado pode ser obtido no app Conecte SUS ou no Portal Poupatempo.

Os estudantes devem seguir todos os Protocolos Sanitários divulgados nos 1º e 2º Comunicados.


A Reitoria


Compartilhe:

2º COMUNICADO DE 2022

À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

28 de janeiro – 10h00

 

COMUNICADO AOS ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE VOLTA ÀS AULAS

Em decorrência da alteração do cenário da pandemia de covid-19, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas informa que todas as aulas dos cursos de Stricto Sensu (mestrado e doutorado), Residência Multiprofissional em Saúde e Aprimoramento em Medicina Veterinária iniciarão a partir do dia 14 de fevereiro, de forma presencial.

O retorno presencial dos estudantes dos Cursos de Especialização ocorrerá em outro momento e todos serão avisados antecipadamente. Os estudantes que se encontram matriculados nos Cursos de Especialização (veteranos ou ingressantes) devem permanecer remotos até nova informação.


Certificado de vacinação

A PUC-Campinas apoia e incentiva a vacinação de todos, conforme recomendação das autoridades sanitárias. Em razão disso, solicitamos aos estudantes que apresentem o certificado vacinal atualizado.

Em breve, informaremos os procedimentos para a apresentação do certificado vacinal.

O documento poderá ser obtido no app Conecte SUS ou no Portal Poupatempo.


Protocolos sanitários

A PUC-Campinas segue as orientações das autoridades sanitárias e acompanha atentamente o nível de incidência da covid-19, como forma de proteger a saúde e a vida de toda a comunidade acadêmica e de seus familiares.

Mais do que nunca, é uma época que nos exige paciência, empatia e solidariedade, ou seja, todos nós devemos respeitar as orientações e regras, pensando na proteção tanto individual quanto coletiva.

Nossos docentes e o corpo técnico-administrativo estão com a imunização vacinal atualizada e a Universidade também designou colaboradores exclusivamente para dar o apoio aos estudantes.

Os Protocolos Sanitários da Universidade para retorno presencial foram elaborados de forma cuidadosa por uma equipe multidisciplinar e especialistas da saúde. Eles serão publicados em nosso Portal em breve. A seguir, você encontra as diretrizes gerais:

  1. O uso de máscaras continua sendo obrigatório em todos os ambientes da Universidade e elas devem ser utilizadas corretamente, cobrindo boca e nariz. Máscaras N95, PFF2 e cirúrgica são as mais adequadas;
  2. Tenha mais de uma máscara para troca e descarte a usada corretamente nas lixeiras de cor verde;
  3. Higienização das mãos: lave constantemente as mãos e utilize álcool em gel, que continuaremos a disponibilizar;
  4. Em caso de sintomas gripais (como coriza, dor no corpo, dor de cabeça, tosse, dor de garganta e/ou febre acima de 37,5 °C ) e/ou contato próximo com alguém diagnosticado com covid, não compareça à Universidade e procure atendimento médico. Se diagnosticado com a covid-19, encaminhe, por meio de sua área logada, o atestado médico ou resultado do diagnóstico de covid e solicite as atividades domiciliares;
  5. Os estudantes que desenvolvem atividades práticas em serviço de saúde ou estágios em instituições parceiras deverão também atender aos protocolos específicos por eles definidos nos respectivos ambientes de atuação;
  6. Haverá locais de aferição de temperatura nos Campi I e II;
  7. Higienização: nossos espaços continuam seguindo uma rotina rigorosa de higienização a cada uso;
  8. Ventilação: seguimos priorizando a ventilação natural (portas e janelas abertas);
  9. Espaços de alimentação devem ser frequentados com o máximo de distanciamento possível e, ao retirar a máscara, evite aglomerações. Busque espaços abertos e com ventilação natural ao se alimentar;
  10. Espaços de uso comum, tais como laboratórios de informática, biblioteca, clínicas especializadas, entre outros, estão com os Protocolos específicos afixados nos respectivos locais;
  11. Leve sua garrafa de água. Os bebedouros estarão disponíveis apenas para abastecimento dos recipientes;
  12. A Central de Atendimento ao Aluno estará à disposição para esclarecer as dúvidas ou sugestões:
    CAA – Campus I: (19) 3343-7500
    CAA – Campus II: (19) 3343-6918E-mail:
    CAA – Campus I: caa@puc-campinas.edu.br
    CAA – Campus II: caacii@puc-campinas.edu.br
    Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 21h30, e sábados, das 8h às 14h.

Rever amigos, docentes e colaboradores e voltar à rotina pode ser desafiador, mas certamente com recompensas gratificantes a todos, se fizermos com responsabilidade.


A Reitoria


Compartilhe:

1º COMUNICADO DE 2022

À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

27 de janeiro – 17h00

 

COMUNICADO AOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SOBRE VOLTA ÀS AULAS

Em decorrência da alteração do cenário da pandemia de covid-19, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas informa que todas as aulas dos Cursos de Graduação foram adiadas para o dia 14 de fevereiro de 2022, de forma presencial.


Certificado de vacinação

A PUC-Campinas apoia e incentiva a vacinação de todos, conforme recomendação das autoridades sanitárias. Em razão disso, solicitamos aos estudantes que apresentem o certificado vacinal atualizado.

Em breve, informaremos os procedimentos para a apresentação do certificado vacinal.

O documento poderá ser obtido no app Conecte SUS ou no Portal Poupatempo.


Protocolos sanitários

A PUC-Campinas segue as orientações das autoridades sanitárias e acompanha atentamente o nível de incidência da covid-19, como forma de proteger a saúde e a vida de toda a comunidade acadêmica e de seus familiares.

Mais do que nunca, é uma época que nos exige paciência, empatia e solidariedade, ou seja, todos nós devemos respeitar as orientações e regras, pensando na proteção tanto individual quanto coletiva.

Nossos docentes e o corpo técnico-administrativo estão com a imunização vacinal atualizada e a Universidade também designou colaboradores exclusivamente para dar o apoio aos estudantes.

Os Protocolos Sanitários da Universidade para retorno presencial foram elaborados de forma cuidadosa por uma equipe multidisciplinar e especialistas da saúde. Eles serão publicados em nosso Portal em breve. A seguir, você encontra as diretrizes gerais:

  1. O uso de máscaras continua sendo obrigatório em todos os ambientes da Universidade e elas devem ser utilizadas corretamente, cobrindo boca e nariz. Máscaras N95, PFF2 e cirúrgica são as mais adequadas;
  2. Tenha mais de uma máscara para troca e descarte a usada corretamente nas lixeiras de cor verde;
  3. Higienização das mãos: lave constantemente as mãos e utilize álcool em gel, que continuaremos a disponibilizar
  4. Em caso de sintomas gripais (como coriza, dor no corpo, dor de cabeça, tosse, dor de garganta e/ou febre acima de 37,5 °C ) e/ou contato próximo com alguém diagnosticado com covid, não compareça à Universidade e procure atendimento médico. Se diagnosticado com a covid-19, encaminhe, por meio de sua área logada, o atestado médico ou resultado do diagnóstico de covid e solicite as atividades domiciliares;
  5. Os estudantes que desenvolvem atividades práticas em serviço de saúde ou estágios em instituições parceiras deverão também atender aos protocolos específicos por eles definidos nos respectivos ambientes de atuação;
  6. Haverá locais de aferição de temperatura nos Campi I e II;
  7. Higienização: nossos espaços continuam seguindo uma rotina rigorosa de higienização a cada uso;
  8. Ventilação: seguimos priorizando a ventilação natural (portas e janelas abertas);
  9. Espaços de alimentação devem ser frequentados com o máximo de distanciamento possível e, ao retirar a máscara, evite aglomerações. Busque espaços abertos e com ventilação natural ao se alimentar;
  10. Espaços de uso comum, tais como laboratórios de informática, biblioteca, clínicas especializadas, entre outros, estão com os Protocolos específicos afixados nos respectivos locais;
  11. Leve sua garrafa de água. Os bebedouros estarão disponíveis apenas para abastecimento dos recipientes;
  12. A Central de Atendimento ao Aluno estará à disposição para esclarecer as dúvidas ou sugestões:
    CAA – Campus I: (19) 3343-7500
    CAA – Campus II: (19) 3343-6918E-mail:
    CAA – Campus I: caa@puc-campinas.edu.br
    CAA – Campus II: caacii@puc-campinas.edu.br
    Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 21h30, e sábados, das 8h às 14h.

Rever amigos, docentes e colaboradores e voltar à rotina pode ser desafiador, mas certamente com recompensas gratificantes a todos, se fizermos com responsabilidade.


A Reitoria


Compartilhe:

Comunicados de 2021

11º COMUNICADO DE 2021

À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

19 de novembro – 16h30

Todos

COMUNICADO AOS ESTUDANTES SOBRE VOLTA ÀS AULAS

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas informa a toda a Comunidade Universitária, em especial aos estudantes e seus familiares, que as aulas dos cursos de graduação iniciar-se-ão em 07 de fevereiro de 2022 e que, a partir dessa data, todas as atividades letivas passarão a ser realizadas de modo presencial.

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu iniciarão suas atividades conforme calendário próprio, de modo inteiramente presencial, exceto cursos da modalidade Educação Digital (EAD).

As atividades de Extensão também iniciarão de modo presencial a partir de 07 de fevereiro.

A Instituição informa, também, que os protocolos de proteção à saúde continuarão vigentes, sendo atualizados conforme as orientações das autoridades sanitárias.

Informações mais detalhadas podem ser solicitadas à Central de Atendimento ao Aluno ou diretamente às Diretorias das Faculdades e Coordenadorias de Pós-Graduação.

CAA – Campus I: (19) 3343-7500
CAA – Campus II: (19) 3343-6918
Relacionamento: puc-campinas.edu.br/relacionamento/

 


Compartilhe:

10º COMUNICADO DE 2021

À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

10 de setembro – 18h00

Todos

COMUNICADO AOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

A PUC-Campinas comunica aos estudantes de Pós-Graduação que as aulas teóricas permanecem remotas. Dando prosseguimento à retomada gradual das atividades presenciais, informamos que as Bibliotecas e os Laboratórios de Informática permanecem disponíveis para utilização individual pelos estudantes, exceto para aulas remotas. Os protocolos de proteção à saúde continuam vigentes e seu cumprimento está sendo rigorosamente exigido.

 


Compartilhe:

9º COMUNICADO DE 2021

À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

10 de setembro – 18h00

Todos

COMUNICADO AOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A PUC-Campinas comunica aos estudantes de Graduação que, dando prosseguimento à retomada gradual das atividades presenciais, dará início nas próximas semanas à realização de atividades práticas presenciais na maior parte dos Cursos de Graduação. O calendário de cada curso, a especificação das atividades e as instruções para a participação estão disponíveis na Área Logada.

As Bibliotecas e os Laboratórios de Informática permanecem disponíveis para utilização individual pelos estudantes, exceto para aulas remotas. Os protocolos de proteção à saúde continuam vigentes e seu cumprimento será rigorosamente exigido.

 


Compartilhe:

8º COMUNICADO DE 2021

À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

27 de julho – 10h00

Todos

RETORNO ÀS ATIVIDADES NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2021

A PUC-Campinas informa à Comunidade Universitária que, conforme decretos recentes dos governos estadual e municipal e calendário de vacinação, dará início ao segundo semestre letivo de 2021 no próximo dia 02 de agosto, para os cursos de graduação, pós-graduação e extensão, com retomada parcial e gradual das atividades presenciais nas disciplinas práticas e manutenção das atividades remotas nas disciplinas teóricas. Serão também retomadas presencialmente as atividades práticas dos Projetos de Pesquisa e da Iniciação Científica.

A retomada das atividades práticas presenciais se fará conforme o calendário específico de cada curso, a ser informado na Área do Aluno e será pautado pelo cuidado com a saúde de todos, o respeito irrestrito à vida e à segurança da Comunidade Universitária.

As atividades de retorno gradual foram estruturadas obedecendo a todos os protocolos sanitários recomendados, com o respeito ao distanciamento, controle de medição de temperatura, disponibilização de álcool em gel nos corredores e em todas as salas de aula, limpeza reforçada dos laboratórios e de outros espaços físicos, como banheiros e áreas comuns. A Universidade também designou funcionários exclusivamente para dar o apoio aos estudantes e docentes no retorno gradual.

A PUC-Campinas acompanha atentamente a evolução da pandemia de Covid-19 e informará quaisquer alterações que porventura ocorram.

A Reitoria

 


Compartilhe:

7º COMUNICADO DE 2021

À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

21 de junho – 16h00

Todos

A PUC-Campinas informa que, em razão da decretação de toque de recolher pela Prefeitura Municipal de Campinas, estão temporariamente suspensas as atividades práticas presenciais dos cursos da área da Saúde, a partir das 18 horas.

É oportuno esclarecer que as atividades acadêmicas presenciais estão suspensas em toda a Universidade por força do prolongamento da Fase de Transição do Plano São Paulo, com exceção de atividades práticas dos cursos da área da Saúde, conforme determina o Decreto 65.384/2020. Por isso, disciplinas e conteúdos práticos que dependem da infraestrutura instalada na Universidade serão ministrados posteriormente, de modo a evitar quaisquer prejuízos à formação dos alunos.

A PUC-Campinas coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos por meio de seus canais de atendimento.

A Reitoria

 


Compartilhe:

6º COMUNICADO DE 2021

À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

03 de maio – 9h00

Todos

A PUC-Campinas, com base no Decreto 65.384, de 17 de dezembro de 2020, do Governo de São Paulo, que dispõe sobre a retomada das aulas e atividades presenciais no contexto da pandemia do novo coronavírus, informa que estudantes da área de saúde, de períodos específicos, retornarão às atividades presenciais. A notificação das turmas e períodos, que se enquadram na situação supracitada, será feita diretamente pelas diretorias das Faculdades.

Os atendimentos telefônicos e esclarecimentos por e-mail estão mantidos.

Os atendimentos na Central de Atendimento ao Aluno (CAA) e no Departamento de Contas a Receber (DCR) devem ocorrer pelo telefone ou e-mail

Para acessar os contatos, clique aqui.

O Comitê Permanente acompanha a progressão dos acontecimentos e, de forma dinâmica, atualizará as orientações a toda a Comunidade Universitária.

A Reitoria

 


Compartilhe:

5º COMUNICADO DE 2021

À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

14 de abril – 16h00

Todos

Em razão do Decreto 65.613, de 09 de abril de 2021, do Governo de São Paulo, que prorroga a quarentena e insere todo o Estado na fase vermelha do Plano São Paulo de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a PUC-Campinas informa:

– As atividades acadêmicas, atualmente desenvolvidas de forma remota, assim prosseguirão.

– Todas as atividades acadêmicas presenciais estão suspensas, temporariamente, até 18 de abril de 2021, para todos os Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Extensão e para as atividades de pesquisa (Iniciação Científica e Stricto Sensu), EXCETO para os Cursos:

Enfermagem – 7º período

Medicina – 12º período

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde.

Os atendimentos telefônicos e esclarecimentos por e-mail estão mantidos.

Os atendimentos na Central de Atendimento ao Aluno (CAA) e no Departamento de Contas a Receber (DCR) devem ocorrer pelo telefone ou e-mail

Para acessar os contatos, clique aqui.

As orientações relativas ao corpo técnico-administrativo serão divulgadas por meio de comunicado interno.

O Comitê Permanente acompanha a progressão dos acontecimentos e, de forma dinâmica, atualizará as orientações a toda a Comunidade Universitária.

A Reitoria

 


Compartilhe:

4º COMUNICADO DE 2021

À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

29 de março – 16h00

Todos

Em razão da prorrogação do Decreto 65.563, de 11 de março de 2021, do Governo de São Paulo, que insere todo o Estado na fase emergencial do Plano São Paulo de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a PUC-Campinas informa:

As atividades acadêmicas, atualmente desenvolvidas de forma remota, assim prosseguirão.

Todas as atividades acadêmicas presenciais estão suspensas, temporariamente, até 11 abril de 2021, para todos os Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Extensão e para as atividades de pesquisa (Iniciação Científica e Stricto Sensu), EXCETO para o programa de Residência Multiprofissional em Saúde.

Os atendimentos telefônicos e esclarecimentos por e-mail estão mantidos.

Os atendimentos na Central de Atendimento ao Aluno (CAA) e no Departamento de Contas a Receber (DCR) devem ocorrer pelo telefone ou e-mail

Para acessar os contatos, clique aqui.

As orientações relativas ao corpo técnico-administrativo serão divulgadas por meio de comunicado interno.

O Comitê Permanente acompanha a progressão dos acontecimentos e, de forma dinâmica, atualizará as orientações a toda a Comunidade Universitária.

A Reitoria

 


Compartilhe:

3º COMUNICADO DE 2021

À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

12 de março – 13h00

Todos

Em razão do Decreto 65.563, de 11 de março de 2021, do Governo de São Paulo, que insere todo o Estado na fase emergencial do Plano São Paulo de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a PUC-Campinas informa:

As atividades acadêmicas, atualmente desenvolvidas de forma remota, assim prosseguirão.

–  Todas as atividades acadêmicas presenciais estão suspensas, temporariamente, de 15 a 30 de março, para todos os Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Extensão e para as atividades de pesquisa (Iniciação Científica e Stricto Sensu), EXCETO para os Cursos de Medicina – 11º e 12º períodos e Residência Multiprofissional em Saúde.

Os atendimentos telefônicos e esclarecimentos por e-mail estão mantidos.

Os atendimentos na Central de Atendimento ao Aluno (CAA) e no Departamento de Contas a Receber (DCR) devem ocorrer pelo telefone ou e-mail. Caso haja a necessidade de comparecimento, ele deve ser agendado previamente.

Para acessar os contatos, clique aqui.

As orientações relativas ao corpo técnico-administrativo serão divulgadas por meio de comunicado interno.

O Comitê Permanente acompanha a progressão dos acontecimentos e, de forma dinâmica, atualizará as orientações a toda a Comunidade Universitária.

A Reitoria

 


Compartilhe:

2º COMUNICADO DE 2021

À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

02 de março – 19h00

Todos
Em razão da decisão das autoridades públicas municipais, que insere Campinas na fase vermelha do Plano São Paulo, informamos:

As atividades acadêmicas seguem de forma remota.

Todas as atividades acadêmicas presenciais estão suspensas, temporariamente, de 03 a 16 de março, para todos os cursos de Graduação, Pós-Graduação, Extensão e para as atividades de pesquisa (Iniciação Científica e Stricto Sensu), EXCETO para os cursos:

Enfermagem – 3º e 4º anos;
Farmácia – 3º e 4 º anos;
Fisioterapia – 4º e 5º anos;
Fonoaudiologia – 3º e 4º anos;
Medicina – 4º, 5º e 6º anos;
Medicina Veterinária Turno Integral – 3º e 4º anos;
Nutrição – 3º e 4º anos;
Odontologia – 3º e 4º anos;
Psicologia – 4º e 5º anos;
Terapia Ocupacional – 3º e 4º anos;
Residência Multiprofissional em Saúde.

Os atendimentos telefônicos estão mantidos.
Os atendimentos presenciais na Biblioteca, Central de Atendimento ao Aluno (CAA) e Departamento de Contas a Receber (DCR) devem ser agendados previamente.

As orientações relativas ao corpo técnico-administrativo serão divulgadas por meio de comunicado interno.
O Comitê Permanente acompanhará a progressão dos acontecimentos e, de forma dinâmica, atualizará as orientações a toda a Comunidade Universitária.

A Reitoria.


Compartilhe:

1º COMUNICADO DE 2021 

23 de janeiro – 16h10

Alunos

Em virtude do avanço dos casos de contaminação da Covid-19 em Campinas e toda a região, e com o retrocesso para a fase laranja anunciado pelas autoridades sanitárias do Estado de São Paulo, em 22 de janeiro, a PUC-Campinas informa que as aulas no início do ano letivo de 2021 começarão de forma remota.

Essa medida vale para todos os cursos da Graduação e de Pós-Graduação, com início definido para 22 de fevereiro. Os cursos de Extensão, com datas variadas, também seguirão de forma remota.

A PUC-Campinas acompanha atentamente o avanço da pandemia por meio de um Comitê Permanente instituído, em março de 2020, para acompanhar o desenvolvimento da covid-19, composto por gestores e profissionais de saúde.

Todas as providências estão sendo tomadas visando a preservar o bem-estar dos membros da comunidade universitária – alunos, professores, funcionários, visitantes e parceiros – e simultaneamente evitar prejuízos ao desenvolvimento dos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão.


Compartilhe:

Comunicados de 2020

27º COMUNICADO 

1 de dezembro – 8h00

Todos

A PUC-Campinas informa que 7 de dezembro de 2020 será mantido como dia letivo, com atividades acadêmicas e administrativas normais. Já no feriado municipal de 8 dezembro, em que se comemora o Dia da Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Campinas, as referidas atividades estarão suspensas, conforme previsto pelo calendário acadêmico.


Compartilhe:

26º COMUNICADO 

13 de outubro – 21h00

Alunos

A PUC-Campinas informa que, em razão da concessão de liminar favorável ao Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP), que altera ou revoga a maior parte das obrigações impostas pela liminar à qual se refere o Comunicado nº 25, retomará gradualmente as atividades essencialmente práticas. A retomada não se aplica a docentes e estudantes pertencentes ao grupo de risco para covid-19.

A Instituição informa ainda que seguem vigentes todos os protocolos de proteção à saúde e que as atividades retomadas estão em consonância com o Decreto Estadual nº 65.061/2020, alterado pelo Decreto nº 65.140/2020, bem como com os Decretos Municipais nº 21.015/2020 e nº 21.060/2020.


Compartilhe:

25º COMUNICADO 

2 de Outubro – 21h

Alunos

Caro Estudante,

A PUC-Campinas informa que foi comunicada da decisão judicial do Juiz do TRT da 15ª Região que exarou decisão liminar (Processo 0011244-51.2020.5.15.0043) que, em síntese, proíbe as Instituições de Ensino Superior e de educação básica de Campinas e região de convocarem para o trabalho docente todos os professores integrantes de grupos de risco e também professores que residem com pessoas integrantes de grupos de risco. Além disso, para professores que não se encontram nas situações acima indicadas, condiciona o retorno às atividades presenciais à prévia testagem negativa contra COVID-19 e exige especificações de EPIs mais rígidas que as constantes dos protocolos do Plano São Paulo e da Prefeitura Municipal de Campinas.

A ação foi movida pelo Sindicato dos Professores de Campinas e Região (Sinpro Campinas), contra o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP) e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (SIEEESP). Essa decisão deve ser cumprida imediatamente, sob pena de vultosa multa diária.

Como é de seu conhecimento, autorizada pelos Decreto Estadual nº 65.061/2020, alterado pelo decreto nº 65.140/2020, bem como pelos decretos municipais nº 21.015/2020 e nº 21.060/2020, cumprindo rigorosamente protocolos de segurança sanitária, a PUC-Campinas iniciou a reposição das atividades essencialmente práticas dos períodos acadêmicos que contêm alunos concluintes, visando evitar maiores atrasos na formação de cada estudante.

A PUC-Campinas em cumprimento a esta decisão judicial, visando minimizar transtornos e evitar prejuízos pedagógicos para seus alunos, decidiu adotar as seguintes medidas:

1. Suspender, temporariamente, até segunda ordem, as atividades letivas presenciais nos cursos de Graduação, isto é, atividades essencialmente práticas, que haviam sido autorizadas apenas para os períodos finais. Atente-se para o fato de que essa decisão não se aplica a estágios que estejam sob supervisão remota dos respectivos docentes supervisores, estando mantidas, portanto, as atividades da maneira como vinham sendo conduzidas. As atividades do Internato Médico, devido às suas peculiaridades, serão tratadas em documento separado;

2. Suspender, até segunda ordem, todas as atividades essencialmente práticas, anteriormente autorizadas, que estão previstas nos projetos de pesquisa dos docentes pesquisadores e dos alunos dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu;

3. Devem permanecer em funcionamento todas as atividades remotas (online), conforme planos de ensino em vigor, dos cursos de Graduação, Pós-Graduação Stricto Sensu, Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão.

A PUC-Campinas reitera seu compromisso de ministrar integralmente as atividades essencialmente práticas suspensas e está empenhada em viabilizá-las sob novas formas. Serão comunicadas em breve as diretrizes para a retomada das atividades presenciais em condições que atendam plenamente à decisão judicial acima referida.


Compartilhe:

24º COMUNICADO 

9 de Setembro – 16h00

Todos

A PUC-Campinas divulga a toda comunidade acadêmica os protocolos sanitários e de proteção adotados em seus campi. Essas orientações são destinadas, neste momento, somente a funcionários, professores e estudantes concluintes dos Cursos da Área da Saúde (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Terapia Ocupacional), Ciências Biológicas, Química, Engenharia Química, Arquitetura e Educação Física que tenham aulas essencialmente práticas, clínicas, ambulatórios e estágios supervisionados a repor. Todos os outros estudantes da Universidade continuarão em atividades remotas.

A realização dessas atividades foi autorizada pelas autoridades públicas (em especial ao Decreto Municipal nº 21.015, de 21 de agosto de 2020 – PMC) e obedecerá a calendários específicos de cada Faculdade. Alunos que não se sentirem confortáveis para realizar atividades presenciais devem solicitar orientações às Diretorias das respectivas Faculdades, via requerimento eletrônico da CAA.

Clique aqui para acessar os protocolos

Os protocolos foram elaborados por especialistas da Universidade seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, além de normas internas de biossegurança.

Há orientações para uso obrigatório de máscara, diminuição de contatos e de aproximação entre frequentadores dos campi, redução de fluxo dentro das dependências, formas de utilização de equipamentos e normas de segurança para evitar aglomerações. A Universidade realiza monitoramento diário e, quando necessário, aplica protocolos de afastamento e acompanhamento de casos suspeitos.

Algumas das medidas tomadas foram a sinalização em todos os prédios para facilitar o deslocamento e evitar aglomeração, pontos de medição de temperatura e de higienização de mãos, além de reforço do esquema de limpeza e higienização de ambientes, móveis e equipamentos. No total, são 39 protocolos de proteção.


Compartilhe:

23º COMUNICADO 

29 de Julho – 14h45

Todos

A PUC-Campinas informa à Comunidade Universitária que o início do 2º semestre letivo de 2020 ocorrerá no dia 3 de agosto. E, atendendo às determinações das autoridades públicas e sanitárias, as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão iniciarão de forma remota.

Para o início das atividades, estudantes e docentes deverão acessar a plataforma Canvas, na área logada no portal da Universidade. Um tutorial em vídeo pode ser acessado aqui.

Foi elaborado calendário específico para cada Curso, com a reposição das atividades essencialmente práticas, adiadas em virtude da pandemia, e com a continuidade dos Estágios Supervisionados. Esse calendário será divulgado aos estudantes pela Diretoria de cada uma das Faculdades.

Quanto aos cursos de Especialização, cujo início de forma remota está previsto para dia 01/08/2020, a Universidade informa que esta data segue mantida.

As atividades do Corpo Técnico-Administrativo também seguem de forma remota.

Um excelente semestre letivo a todos, com o convite para acompanharem as ações realizadas pela Universidade, além de outras informações, por meio do Portal PUC-Campinas.

O Comitê Permanente acompanhará a progressão dos acontecimentos e, de forma dinâmica, atualizará as orientações a toda a Comunidade Universitária.


Compartilhe:

22º COMUNICADO 

18 de Junho – 18h40

Todos

A PUC-Campinas informa a seus alunos e a toda a comunidade universitária que, após o cumprimento do período de férias discentes e docentes, de 1º a 30 de julho, retornará às atividades no dia 3 de agosto.

Esclarece que o retorno às atividades se fará nessa data, com aulas remotas, se as restrições da quarentena persistirem, ou com atividades presenciais e remotas combinadas, se a quarentena houver sido flexibilizada, sempre em conformidade com as determinações das autoridades governamentais e sanitárias e com os protocolos de segurança integrantes do Plano de Retorno Gradual da PUC-Campinas, que será divulgado em breve.

Um calendário específico de cada curso detalhará a reposição das atividades essencialmente práticas, adiadas em virtude da pandemia, bem como a continuidade dos estágios e as possibilidades de compensação para os alunos pertencentes a grupos de risco ou com receio de estar presentes no campus.

A Universidade esclarece, a fim de evitar quaisquer mal-entendidos, que a recente Portaria nº 544/2020 do Ministério da Educação permite, mas não obriga a realização de atividades remotas até o final do ano. Portanto, não representa qualquer impedimento à implantação do Plano de Retorno Gradual da PUC-Campinas, que se pauta pela preservação da saúde e valorização da vida.

A Instituição reitera, por fim, que informações complementares serão disponibilizadas regularmente no Portal PUC-Campinas, inclusive durante as férias.

O Comitê Permanente seguirá acompanhando a progressão dos acontecimentos e, de forma dinâmica, atualizará as orientações a toda a comunidade universitária.


Compartilhe:

21º COMUNICADO 

12 de Junho – 8h45

Todos

A PUC-Campinas informa que as atividades remotas acadêmicas seguem até 30 de junho de 2020.

A reposição das atividades essencialmente práticas, temporariamente suspensas por determinação das autoridades governamentais, será realizada a partir de agosto, com calendário e horários próprios para cada curso.

Em relação ao corpo técnico-administrativo, as atividades remotas seguem normalmente. A retomada das suas atividades presenciais será feita de forma gradativa, quando autorizadas pelas mesmas autoridades, e será informada por meio de Circular Interna.

A Instituição reitera que as atividades acadêmicas e administrativas remotas foram adotadas com o objetivo de proteger estudantes, docentes e funcionários (as) da covid-19, contribuindo na redução do ritmo de disseminação da doença.

Por fim, a Universidade elaborou um plano de retorno às atividades presenciais, cujas ações já estão em andamento. Todos os cuidados, orientações e protocolos serão divulgados no momento adequado, para um retorno seguro que atenda a todas as exigências legais e sanitárias.

O Comitê Permanente seguirá acompanhando a progressão dos acontecimentos e, de forma dinâmica, atualizará as orientações a toda a comunidade universitária.


Compartilhe:

20º COMUNICADO 

04 de Junho – 11h00

Todos
A PUC-Campinas informa que, em virtude da antecipação do feriado de 11 de junho (Corpus Christi) pela autoridade pública municipal, informada no 18º comunicado, as atividades remotas acadêmicas e administrativas ocorrerão normalmente nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2020.
Informações adicionais aos docentes quanto ao preenchimento do Diário de Classe Eletrônico poderão ser solicitadas às Diretorias de Faculdade.
O Comitê Permanente seguirá acompanhando a progressão dos acontecimentos e, de forma dinâmica, atualizará as orientações a toda a comunidade universitária.


Compartilhe:

19º COMUNICADO 

29 de maio – 10h00

Todos
Em atenção à determinação das autoridades públicas e sanitárias, a PUC-Campinas informa a continuidade da quarentena no período de 31 de maio a 15 de junho de 2020, ou até nova orientação.
A decisão da Instituição baseia-se não apenas em determinação das instâncias dos poderes executivos municipal e estadual, mas também no contexto da progressão da doença em Campinas e região, embasada em posição científica afiançada por especialistas.
Durante esse período, a PUC-Campinas assegura a permanência das atividades remotas, acadêmicas e administrativas. Da mesma forma, seguem mantidas todas as ações institucionais que visam colaborar com a sociedade no enfrentamento à pandemia de covid-19, que podem ser conferidas AQUI.
O Comitê Permanente seguirá acompanhando a progressão dos acontecimentos e, de forma dinâmica, atualizará as orientações a toda a comunidade universitária.


Compartilhe:

18º COMUNICADO 

22 de maio – 08h00

Todos
Em atenção à determinação das autoridades públicas estadual e municipal, a PUC-Campinas informa a suspensão das atividades remotas acadêmicas e técnico-administrativas nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2020, em razão da antecipação dos feriados, respectivamente, da Revolução Constitucionalista (09/07), de Corpus Christi (11/06) e do Dia da Consciência Negra (20/11).
Esclarece, também, que aguarda definições das autoridades públicas sanitárias e educacionais para divulgar as eventuais adequações ao calendário 2020.
O Comitê Permanente seguirá acompanhando a progressão dos acontecimentos e, de forma dinâmica, atualizará as orientações a toda a comunidade universitária.


Compartilhe:

17º COMUNICADO 

8 de maio – 14h45

Todos
Em atenção à determinação das autoridades públicas, bem como às orientações das autoridades sanitárias, a PUC-Campinas informa a continuidade da quarentena no período de 10 a 31 de maio de 2020, ou até nova orientação.
Nesse ínterim, a Universidade mantém as atividades acadêmicas e administrativas de forma remota, disponibilizando suportes tecnológicos para as aulas virtuais. Além disso, todas as ações de solidariedade e de suporte às mais diversas áreas da sociedade têm sua continuidade garantida. As contribuições empreendidas podem ser conferidas AQUI.
O Comitê Permanente seguirá acompanhando a progressão dos acontecimentos e, de forma dinâmica, atualizará as orientações a toda a comunidade universitária.

16º COMUNICADO 

7 de maio – 15h50

Todos
A PUC-Campinas informa que aguarda as novas orientações das autoridades sanitárias e públicas sobre a continuidade da quarentena no estado de São Paulo e em Campinas. Até as novas orientações, as atividades permanecem remotas.
Além disso, tranquiliza a comunidade interna e seus familiares ao informar que o Grupo de Monitoramento da COVID-19, composto por profissionais da segurança do trabalho, médicos, professores e gestores da Instituição, prepara um plano de retorno gradativo às atividades presenciais, com adoção de protocolos de segurança e de higienização dos espaços, capacitação de todo o corpo funcional no enfrentamento ao novo coronavírus, adequação dos espaços internos, entre outras medidas. As ações do plano serão flexíveis, tendo em vista a dinâmica das aulas, e serão informadas previamente a todos os alunos, professores e funcionários técnico-administrativos.
A PUC-Campinas reitera o compromisso com a vida e com o bem-estar de toda a comunidade interna e garante, como publicado no 15º Comunicado, a continuidade das atividades acadêmicas e administrativas de forma remota. Isso tem permitido que a Instituição dê prosseguimento a uma série de ações de solidariedade e de suporte às mais diversas áreas da sociedade, alicerçada no conhecimento produzido na Universidade, só possível graças ao empenho e cooperação de toda a comunidade universitária. As contribuições empreendidas podem ser conferidas AQUI.
O Comitê Permanente seguirá acompanhando a progressão dos acontecimentos e, de forma dinâmica, atualizará as orientações a toda a comunidade universitária.

15º COMUNICADO 

30 de abril – 16h40

Todos
A PUC-Campinas reitera, em atenção à determinação das autoridades públicas e às orientações das autoridades sanitárias, a continuidade da quarentena até o dia 10 de maio de 2020 ou até nova orientação. Até essa data, as atividades permanecem remotas.
Informa, ainda, que o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, no dia 28 de abril, um documento com orientações às universidades e às escolas, segundo o qual “em virtude da situação de calamidade pública decorrente da pandemia da COVID-19, a Medida Provisória nº 934/2020 flexibilizou excepcionalmente a exigência do cumprimento do calendário escolar ao dispensar os estabelecimentos de ensino da obrigatoriedade de observância ao mínimo de dias de efetivo trabalho escolar, desde que cumprida a carga horária mínima anual estabelecida nos referidos dispositivos, observadas as normas a serem editadas pelos respectivos sistemas de ensino”. Recomenda, entre várias indicações, o uso de atividades não presenciais durante o período da pandemia, a fim de garantir o cumprimento das horas obrigatórias do ano letivo.
Paralelamente, a Universidade garante a continuidade das atividades acadêmicas e administrativas de forma remota. Isso tem permitido que a Instituição dê prosseguimento a uma série de ações de solidariedade e de suporte às mais diversas áreas da sociedade, alicerçada no conhecimento produzido na Universidade, só possível graças ao empenho e cooperação de toda a comunidade universitária. As contribuições empreendidas podem ser conferidas AQUI.
O Comitê Permanente seguirá acompanhando a progressão dos acontecimentos e, de forma dinâmica, atualizará as orientações a toda a comunidade universitária.

14º COMUNICADO 

17 de abril – 14h30

Todos
Em atenção à determinação das autoridades públicas, bem como às orientações das  autoridades sanitárias, a PUC-Campinas informa a continuidade da quarentena no período de 22 de abril a 10 de maio de 2020, ou até nova orientação. Até essa data, as atividades permanecem remotas.
O Comitê Permanente seguirá acompanhando a progressão dos acontecimentos e, de forma dinâmica, atualizará as orientações a toda a comunidade universitária.

13º COMUNICADO 

8 de abril – 14h00

Todos
Em atenção ao decreto emanado pelo Governo Estadual, bem como às orientações das autoridades sanitárias, a PUC-Campinas informa a continuidade da quarentena no período de 12 a 22 de abril de 2020, ou até nova orientação. Até essa data, as atividades permanecem remotas.
Ainda, de acordo com o calendário acadêmico vigente, de 9 a 11 de abril, a Instituição estará em recesso, devido ao feriado religioso do dia 10, Sexta-Feira Santa.
A PUC-Campinas deseja a todos os alunos, professores, funcionários e a suas famílias uma feliz Páscoa. Que a fé de cada pessoa seja revigorada pela certeza de que Cristo ressuscitou e está entre nós.

12º COMUNICADO 

3 de abril – 20h45

Todos
A PUC-Campinas agradece a colaboração de alunos, professores e funcionários neste momento em que todos precisam permanecer em isolamento social para prevenir a disseminação da COVID-19.
Desde o início da quarentena decretada pelas autoridades públicas, a Universidade investe em esforços humanos e tecnológicos para aperfeiçoar as atividades remotas. Foram criadas milhares de salas virtuais com atividades remotas em três plataformas, e vídeos foram produzidos pelos professores, além da realização de centenas de conferências diárias.
Várias ações de apoio aos alunos, à sociedade e aos agentes de saúde já estão disponibilizadas. Psicólogas da PUC-Campinas, que atuam no Serviço-Escola, prestam atendimento por telefone para auxiliar estudantes, professores e funcionários da Instituição e do Hospital PUC-Campinas a enfrentar a ansiedade e outros reflexos psicológicos causados pelo período de isolamento provocado pelo coronavírus. Outra ação é a arrecadação de produtos de higiene, de limpeza e de alimentos não perecíveis para auxiliar famílias carentes durante o período de quarentena. E, ainda, a Universidade começou a produzir máscaras de proteção para distribuição aos funcionários do Hospital PUC-Campinas e também a outros hospitais. Todas as ações podem ser acompanhadas no site www.puc-campinas.edu.br/um-desafio-nos-une.
A PUC-Campinas, diante do agravamento da crise sanitária e social, mostra-se atenta e solidária a toda a comunidade universitária, bem como empenha-se em acolher suas demandas, já realizando ações nesse sentido.
O Comitê Permanente seguirá acompanhando a progressão dos acontecimentos e, de forma dinâmica, atualizará as orientações a toda a comunidade universitária.


11º COMUNICADO 

25 de março – 18h30

Alunos
COMUNICADO AOS ALUNOS
Prezado Aluno, prezada Aluna da PUC-Campinas,
Esperamos que você esteja bem.
Estamos vivenciando um período sem precedentes e desafiador para todos nós. Atendendo às orientações das autoridades sanitárias, precisamos permanecer em isolamento social para prevenir a disseminação da COVID-19.
Para evitar a interrupção do processo ensino-aprendizagem, a PUC-Campinas substituiu as atividades presenciais por atividades remotas. Não se trata de transformar cursos presenciais ou disciplinas em Educação a Distância. Aulas e atividades remotas, realizadas nos horários normais e ministradas pelos professores com auxílio de ferramentas tecnológicas, são uma solução temporária que nos permite continuar a desenvolver os conteúdos programados. Estágios e atividades laboratoriais que não podem ser realizadas remotamente serão realizados quando forem retomadas as atividades normais. As reposições necessárias serão realizadas em horários normais.
Com isso, a PUC-Campinas deixa claro seu compromisso com o desenvolvimento integral do período acadêmico em curso.
Neste momento, a PUC-Campinas investe esforços para aperfeiçoar as atividades remotas. Dificuldades são naturais para alunos e professores nesse processo de adaptação. As atividades estão acontecendo por meio das ferramentas institucionais – Microsoft Teams, Canvas e AVA, e a forma de condução das atividades está sendo adaptada de acordo com as características das disciplinas e o perfil dos alunos.
Atividades remotas são uma experiência nova para toda a comunidade acadêmica, habituada às aulas presenciais e ao contato humano e caloroso que é vivenciado todos os dias na sala de aula. Por isso, solicitamos que cada um de vocês se engaje conosco neste desafio. Temos certeza de poder dar continuidade às atividades letivas a fim de não interromper o seu processo de formação. Mantenha o foco na sua formação e aproveite esse tempo para estudar e cumprir as tarefas acadêmicas.
Empenhada em manter o diálogo com toda a comunidade universitária e sensível às dificuldades que o momento pode ocasionar, a PUC-Campinas prepara medidas para auxiliar alunos que venham a ter comprometida sua capacidade de pagamento das mensalidades, bem como para preservar seus qualificados corpos docente e técnico-administrativo. Serão anunciadas em breve.
O Comitê Permanente de Acompanhamento do Coronavírus da PUC-Campinas mantém contínuo monitoramento. Os comunicados oficiais são atualizados no Portal e os atendimentos são realizados via e-mail e protocolos eletrônicos.
Pedimos sua colaboração na continuidade do isolamento social.  Proteja-se a si mesmo e a seus familiares. Guarde, sobretudo, a confiança na superação desse momento difícil e no breve retorno à normalidade.

10º COMUNICADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

22 de março – 12h30

Todos

Em atenção aos decretos emanados pelo Governo Estadual e pela Prefeitura Municipal de Campinas, bem como às orientações das autoridades sanitárias, a PUC-Campinas informa que, no período de 23 de março a 12 de abril de 2020, ou até nova orientação:

Aos alunos e professores:

  • As atividades acadêmicas continuam a ser realizadas remotamente, em meio virtual.

  • Não haverá qualquer atendimento presencial e todas as solicitações devem ser feitas por meio da área logada, em requerimentos/protocolos ou, em caso de necessidade, no e-mail caa@puc-campinas.edu.br. Já o Escritório de Talentos receberá solicitações pelo e-mail esc.talentos@puc-campinas.edu.br.

  • Bibliotecas e laboratórios de informática estarão fechados até nova orientação.

Aos funcionários:

  • Estão suspensas as atividades presenciais de todos os setores, exceto as atividades essenciais.

  • Está mantida a entrega da cesta básica, nos dias 23 e 24 de março, para a qual serão tomadas as medidas necessárias para evitar contágios.

  • Informações detalhadas estarão disponíveis na área logada do funcionário.

O Comitê Permanente seguirá acompanhando a progressão dos acontecimentos e, de forma dinâmica, atualizará as orientações a toda comunidade universitária.

9º COMUNICADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

21 de março – 20h30

Todos
INFORMAÇÕES AOS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS
Em razão das novas determinações dos governos da Prefeitura Municipal de Campinas e do Estado de São Paulo, no dia 21 de março de 2020, que indicam a quarentena, respectivamente, a partir de 23 e 24 de março de 2020, por conta do agravamento da pandemia de COVID-19, a PUC-Campinas informará a toda comunidade universitária, no domingo, dia 22 de março, novas orientações a alunos, professores e corpo técnico-administrativo, por meio deste canal.

8º COMUNICADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

20 de março 22h

Alunos de Medicina

COMUNICADO AOS ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA

Em razão do aumento expressivo dos casos de infecção comunitária causados pela pandemia de COVID-19 e da publicação das recentes Portarias do Ministério da Educação nºs 343/2020 e 345/2020, a PUC-Campinas comunica:

1. Aos alunos do 1º ao 8º período do curso de Medicina, a realização remota de atividades de ensino-aprendizagem, em substituição às atividades acadêmicas presenciais, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, até o dia 30 de março de 2020. Os docentes disponibilizarão, nas salas virtuais de suas disciplinas (teóricas e/ou práticas, práticas de formação, classes especiais e regimes especiais de estudo), as atividades de aprendizagem cuja realização e entrega, pelo aluno, por meio eletrônico e nos prazos estipulados, validará a frequência durante o período de substituição das atividades presenciais. Disciplinas práticas também terão atividades remotas, contudo, as atividades em laboratórios, ambulatórios e clínicas serão realizadas após o retorno às atividades normais. Para apoio das atividades, permanecem em funcionamento a bibliotecas e o laboratório de informática.

2. Aos alunos do 9º, 10º, 11º e 12º períodos, a suspensão, no período de 21 a 30 de março de 2020, de todas as atividades.

O Comitê Permanente seguirá acompanhando a progressão dos acontecimentos e, de forma dinâmica, atualizará as orientações aos alunos do curso de Medicina.

7º COMUNICADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

19 de março 10h35

Todos

PRORROGAÇÃO DA SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS ACADÊMICAS

Em razão do agravamento da pandemia do COVID19 e das determinações e recomendações das autoridades públicas, que preconizam a suspensão de atividades em universidades como forma de reduzir os níveis de exposição de pessoas ao vírus, a PUC-Campinas informa:
A continuidade da suspensão das atividades acadêmicas presenciais, temporariamente, de 23 até 30 de março, para todos os cursos de graduação, pós-graduação e extensão, exceto:

  • Alunos do Programa em Residência Multiprofissional em Saúde, em atividades de serviço.

A exceção atende ao chamado do Ministério da Saúde, que orienta às instituições de ensino superior a alocarem alunos no suporte ao combate à pandemia de Covid-19.
Alunos do curso de Medicina receberão informações específicas em comunicado a ser publicado em breve, em função da Portaria MEC 343/20, publicado no DOU de 17/03/2020.
As atividades letivas por meios remotos para todos os alunos da PUC-Campinas já estão sendo realizadas pelos docentes.
As atividades técnico-administrativas essenciais para o funcionamento da Universidade estão mantidas e serão orientadas por Circular aos funcionários.
O Comitê Permanente seguirá acompanhando a progressão dos acontecimentos e, de forma dinâmica, atualizará as orientações à toda comunidade acadêmica.

6º COMUNICADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

18 de março 18h

Alunos

Prezado Aluno, Prezada Aluna:

Diante do aumento expressivo dos casos de infecção comunitária causados pela pandemia de COVID-19, a PUC-Campinas suspendeu as atividades presenciais dos cursos de Graduação, Pós-Graduação (Lato e Stricto Sensu) e Extensão.

Entretanto, para evitar prejuízos aos trabalhos e ao calendário letivo, as atividades acadêmicas passarão a ser realizadas remotamente por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e de outras ferramentas propostas pelos professores.

Os docentes disponibilizarão, nas salas virtuais de suas disciplinas (teóricas e/ou práticas, práticas de formação, classes especiais e regimes especiais de estudo), as atividades de aprendizagem cuja realização e entrega, pelo aluno, por meio eletrônico e nos prazos estipulados, validará a frequência durante o período de suspensão das atividades presenciais.

Disciplinas práticas também terão atividades remotas, contudo, as atividades em laboratórios, ambulatórios e clínicas serão realizadas após o retorno às atividades normais. Estágios curriculares obrigatórios estão suspensos. Para apoio das atividades, permanecem em funcionamento as bibliotecas e o laboratório de informática H-11, Campus 1, no horário das 8h às 19h.

Alunos dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde realizarão atividades remotas em disciplinas teóricas, permanecendo em atividades normais quanto ao restante. Alunos do curso de Medicina receberão informações específicas em comunicado a ser publicado em breve.

É importante ressaltar que esta medida visa evitar a disseminação do vírus por meio do contato direto com outras pessoas. Portanto, evitar quaisquer ambientes com aglomeração de pessoas é fundamental para que esse objetivo seja atingido. Proteja-se.

Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem e inicie suas atividades. Em caso de dúvidas, ligue para a CAA (fone 3343-7500).

O Comitê Permanente seguirá acompanhando a progressão dos acontecimentos e, de forma dinâmica, atualizará as orientações à toda comunidade acadêmica.

Aproveite seu tempo e bom estudo!

5º COMUNICADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

18 de março 08h15

Docentes

4º COMUNICADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

16 de março 17h

Docentes, alunos e funcionários

Em razão das recomendações das autoridades públicas, que preconizam a suspensão de atividades presenciais em universidades como forma de reduzir os níveis de exposição de pessoas ao coronavírus, docentes e alunos serão orientados a realizarem atividades remotas, online, exceto cursos cujas atividades presenciais não estão suspensas, conforme nota anterior.

Os docentes e alunos começarão a receber a partir hoje as informações necessárias para as atividades remotas.

O corpo técnico-administrativo também receberá informações a partir de hoje sobre a reorganização das atividades.

Todas as orientações serão disponibilizadas por meio dos canais de comunicação institucionais, como e-mails e área logada.

O Comitê Permanente seguirá acompanhando a progressão dos acontecimentos e, de forma dinâmica, atualizará as orientações à toda comunidade acadêmica.

3º COMUNICADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA 

16 de março 14h10

Alunos

As atividades acadêmicas presenciais seguem suspensas, porém as exceções passam a ser para os cursos:

  • Medicina – 5º e 6º anos;

  • Enfermagem – 4º ano;

  • Residência Multiprofissional em Saúde;

  • Aprimoramento Médico em Medicina Veterinária.

As exceções atendem ao chamado do Ministério da Saúde, que orienta às instituições de ensino superior a alocarem alunos desses cursos no suporte ao combate à pandemia de Covid-19.

2º COMUNICADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA 

13 de março 22h20

Em razão das recentes recomendações das autoridades públicas, que preconizam a suspensão de atividades em universidades como forma de reduzir os níveis de exposição de pessoas ao vírus e solicitam a cooperação dos cursos da área de Saúde, a PUC-Campinas informa:

As atividades acadêmicas presenciais estão suspensas, temporariamente, de 16 a 21 de março, para todos os cursos de graduação, pós-graduação e extensão, exceto:

  • Enfermagem – 3º e 4º anos;

  • Fisioterapia – 4º e 5º anos;

  • Fonoaudiologia – 3º e 4º anos;

  • Medicina – 5º e 6º anos;

  • Odontologia – 3º e 4º anos;

  • Psicologia – 4º e 5º anos;

  • Terapia Ocupacional – 3º e 4º anos;

  • Residência Multiprofissional em Saúde.

Estão mantidas as atividades docentes, nesses cursos/períodos. As atividades técnico-administrativas estão mantidas em toda a Universidade.

1º COMUNICADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA 

13 de março – 15h30

Informamos que a PUC-Campinas está avaliando continuamente a situação em todas as suas unidades e tomando as providências necessárias. Estão sendo rigorosamente seguidas todas as orientações das autoridades sanitárias do país, inclusive no que se refere à manutenção das atividades acadêmicas e adoção de medidas preventivas.
Orientamos que qualquer pessoa com sintomas deve deixar imediatamente de comparecer à Universidade. Condições especiais foram criadas para evitar prejuízos acadêmicos.
Por fim, solicitamos aos membros da comunidade universitária que acompanhem as informações oficiais no Portal PUC-Campinas, evitando informações infundadas.

PROTOCOLO DE PROCEDIMENTOS EM RELAÇÃO À PANDEMIA DE CORONAVÍRUS

A PUC-Campinas acompanha atentamente o avanço da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Levando em conta a progressão da pandemia, a Universidade informa que instituiu um Comitê Permanente para acompanhar o desenvolvimento do Covid-19, composto por gestores e profissionais de saúde.

Todas as providências estão sendo tomadas visando a preservar o bem-estar dos membros da comunidade universitária – alunos, professores, funcionários, visitantes e parceiros – e simultaneamente evitar prejuízos ao desenvolvimento dos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão.

O Comitê Permanente estipulou um protocolo de ações a ser implementado em etapas de acordo com a evolução da situação no Brasil e, em especial, em Campinas e região. Por isso, os procedimentos serão divulgados de forma gradativa, e atualizados de acordo com as orientações dos órgãos de saúde pública.

Para o momento atual, segue abaixo a primeira etapa das orientações vigentes. Outras etapas dos procedimentos serão divulgadas pelos canais oficiais de comunicação da PUC-Campinas, como o portal da Universidade, redes sociais, e-mails e comunicados em sistemas internos. A Universidade orienta que sejam evitados canais paralelos de informação, de forma a não disseminar “fake news”.

Destacamos, além disso, as seguintes ações em andamento:

Reforço da limpeza dos ambientes, como salas de aula, banheiros, objetos e superfícies de uso intenso, realizada várias vezes ao dia. Além da disponibilização de recursos para higienização individual.

Reforço das orientações sobre práticas de higiene junto aos prestadores de serviços das praças de alimentação.

Reforço junto aos prestadores de serviço de transporte fretado quanto às medidas de higiene dos veículos.

Suspensão seletiva de eventos institucionais que ofereçam riscos, assim como das viagens oficiais de professores e funcionários.

Cumprimento dos protocolos do Ministério da Saúde, incluindo o preconizado pelo Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus Covid-19.

Orientações aos alunos

1 – Pedimos a todos que colaborem com as medidas de prevenção que foram amplamente divulgadas e implantadas na Universidade.
2 – Alunos com sintomas de doenças devem:

  • a) Deixar imediatamente de comparecer às atividades na Universidade e buscar orientação médica;
  • b) Protocolar requerimento na Área Logada do Aluno, em “OUTROS PEDIDOS – motivo: suspeita de Coronavírus”, informando sua situação e requerendo realização de exercícios domiciliares.

Devido às circunstâncias excepcionais, passam a vigorar normas especiais:

– O aluno deverá permanecer em casa durante sete dias contínuos. Se necessitar de prorrogação, o aluno poderá solicitá-la, pelo mesmo canal, mediante anexação de atestado médico;

– Prazos normalmente exigidos estão suspensos.

  • c) Caso necessite de mais informações, ligar para Central de Atendimento ao Aluno (fone 3343-7500).

3 – Alunos com casos confirmados de Coronavírus deverão comunicar imediatamente à PUC-Campinas sua situação por meio da Área Logada do Aluno, requerimento OUTROS PEDIDOS, permanecer em tratamento médico sem comparecer à PUC-Campinas.

Orientações ao corpo técnico-administrativo e corpo docente

O funcionário ou docente que apresentar os sintomas da doença (febre acima de 37,8°C, tosse, dificuldade para respirar e cansaço sem motivo aparente) não deve comparecer ao trabalho e deve comunicar, imediatamente, seu superior, que, por sua vez, comunicará o Departamento de Medicina do Trabalho – DMT;
O Departamento de Medicina do Trabalho – DMT está responsável pelas orientações, acompanhamento e regularização do possível afastamento.
Os docentes e funcionários com teste positivo para coronavírus deverão comunicar o fato, imediatamente, a seu superior, e permanecer em tratamento médico sem comparecer à PUC-Campinas.
Outros procedimentos serão comunicados por meio de correspondência interna dirigida especificamente aos respectivos segmentos.

Orientações de prevenção contra o vírus