Abertas as inscrições do processo seletivo para as vagas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica

Os selecionados desenvolverão as atividades de agosto de 2020 até julho de 2021

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para as vagas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica oferecidas a alunos de Graduação da PUC-Campinas. O prazo se encerra dia 10 de março, e a avaliação dos planos de trabalho e dos candidatos vai até a metade do ano. Os selecionados desenvolverão as atividades de agosto de 2020 até julho de 2021.

A Iniciação Científica (IC) e a Iniciação Tecnológica (IT) são atividades que possibilitam o contato direto e o engajamento do aluno de Graduação com as atividades relacionadas à pesquisa na Universidade, incentivando a formação de novos pesquisadores, fortalecendo a ciência nacional e contribuindo para a redução do tempo médio de permanência dos alunos na Pós-Graduação Stricto Sensu. Proporciona que o aluno desenvolva habilidades e competências quanto a solução de problemas, pensamento crítico, metodologia científica, trabalho em equipe e comunicação escrita e oral. Para se inscrever e apresentar o plano de trabalho para o processo seletivo é necessário que o aluno procure um docente pesquisador.

Para encontrar um docente pesquisador acesse o link dos Grupos de Pesquisa da Universidade em https://www.puc-campinas.edu.br/propesq/grupos-de-pesquisa/. Os professores que desenvolvem pesquisa podem indicar projetos de até cinco alunos para concorrerem às bolsas. A avaliação é feita por pesquisadores da Universidade e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Os aprovados deverão cumprir uma carga horária média de 20 horas semanais desenvolvendo projetos de iniciação. Há um número de cotas de bolsas no valor de R$ 400 cada que são financiadas pela Reitoria da PUC-Campinas. Também há cotas CNPq que dependem do orçamento desta agência de fomento.

Podem participar alunos de graduação de todos os cursos em todas as áreas de conhecimento, preferencialmente a partir do 2º ano de curso. No ano passado, 250 estudantes se inscreveram para concorrer às bolsas.

Além dos cursos da Graduação da PUC-Campinas, também há previsão do CNPq financiar 12 bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (IC – EM) do Colégio PIO XII. Os prazos e o processo de inscrição são os mesmos da graduação, e a bolsa é de R$ 100.

Marcelo Andriotti
21 de fevereiro de 2020