
Encontros de Iniciação Científica e Tecnológica da PUC-Campinas reúnem mais de 500 trabalhos de pesquisa
Eventos organizados contaram com apresentações de alunos da Graduação e do Ensino Médio nos Campi I e II
Entre os dias 20 e 21 de outubro, a PUC-Campinas realizou o XXXI Encontro de Iniciação Científica e o XVI Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Os eventos ocorreram no dois Campi da Instituição e promoveram a exposição de mais de 500 resumos por meio de mostras de pôsteres, comunicações orais, palestras e minicursos. A iniciativa teve o objetivo de qualificar, incentivar e fortalecer o engajamento de estudantes na pesquisa científica em todas as áreas do conhecimento.
A programação envolveu a comunidade acadêmica, incluindo docentes, funcionários, alunos de Graduação e estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação Pio XII. Os trabalhos apresentados contaram com o apoio de agências de fomento como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – nas modalidades PIBIC, PIBITI, PIBIC-EM, MAI-DAI e Edital CNPq – e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), além de bolsas da própria Universidade (FAPIC/Reitoria) e da participação de alunos voluntários.
As atividades presenciais tiveram início na terça-feira (20), com a Mostra de Pôsteres no Campus I. O espaço concentrou os projetos iniciais (ciclo 2026/2027) de todas as modalidades, englobando 268 resumos simples. Durante a mostra, os alunos do Colégio Pio XII também apresentaram 12 projetos iniciais e 12 resultados de pesquisas já finalizadas. A avaliação dos trabalhos foi conduzida por docentes pesquisadores da PUC-Campinas e por pesquisadores do Comitê Externo do CNPq.
No mesmo dia, no período da tarde, as primeiras comunicações orais foram realizadas. Noventa e seis alunos de graduação, bolsistas do CNPq, apresentaram os resultados de pesquisas concluídas. As bancas ficaram distribuídas em 15 salas e tiveram a avaliação exclusiva do Comitê Externo do CNPq.
Já na quarta-feira (21), a programação prosseguiu com as comunicações orais das demais modalidades de pesquisa concluída, realizadas simultaneamente no Campus I e no Campus. Nestas sessões, 158 estudantes — sendo 127 bolsistas FAPIC, 26 bolsistas FAPESP e cinco voluntários — expuseram seus trabalhos, sob a avaliação dos pesquisadores da própria Universidade. Somando as atividades dos dois dias, o evento contabilizou 254 apresentações orais.
A realização dos encontros promoveu a interação dos graduandos e secundaristas com grupos formados por mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e pesquisadores da PUC-Campinas, contribuindo para o desenvolvimento de competências como o trabalho em equipe, a elaboração de hipóteses e a solução de problemas. Ao término do evento, a organização informou que os nomes dos alunos premiados nas categorias de Iniciação Científica (IC) e Iniciação Científica Ensino Médio (IC-EM) seriam divulgados no mês de novembro.






