Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Docentes da PUC-Campinas apresentam projeto de resiliência climática para gestão pública na Argentina

Em encontro realizado em Mendoza, especialistas do Brasil, Argentina e Paraguai debateram soluções para a transição energética e o resfriamento urbano

Com o objetivo de transformar ciência em políticas públicas no combate ao aquecimento urbano, a Profa. Dra. Lia Toledo Moreira Mota e a Profa. Dra. Cláudia Cotrim Pezzuto, da PUC-Campinas, estiveram na Argentina para apresentar soluções tecnológicas desenvolvidas no Brasil voltadas à redução do calor e à aceleração da transição energética nas cidades. A reunião integrou especialistas brasileiros, argentinos e paraguaios durante o 2º Workshop TENERTEF, em Mendoza, consolidando o uso de pesquisas acadêmicas na adaptação climática dos municípios e a missão de internacionalização do Projeto Resfria.

A iniciativa TENERTEF tem como objetivo fortalecer a resiliência energética das cidades, atuando em frentes como a implementação de telhados frios, compensação de dióxido de carbono e o fomento à produção de hidrogênio. O projeto é fruto de uma robusta rede de cooperação sul-americana e conta com três coordenadoras: a Profa. Dra. Lia Toledo Moreira Mota, docente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Infraestrutura Urbana da PUC-Campinas, com financiamento da FAPESP; a Profa. Noelia Alchapar, representando a Argentina, com financiamento do CONICET; e a Profa. Fátima Yubero, do Paraguai, com financiamento do CONACYT.

Durante a agenda na Prefeitura de Mendoza, a delegação brasileira apresentou os avanços de dois grandes projetos de pesquisa apoiados pela FAPESP, que contam com a liderança e participação direta da PUC-Campinas: o TENERTEF e o RESFRIA. “O objetivo dessa reunião foi aproximar a produção científico-tecnológica das demandas da gestão pública municipal, focando na mitigação dos impactos do calor e na adaptação às mudanças climáticas”, explicou a Profa. Dra. Lia Toledo Moreira Mota.

Cooperação internacional

O evento na Argentina dá continuidade aos trabalhos iniciados no ano passado, quando a PUC-Campinas sediou, em seu Campus, a primeira edição do Workshop.

Já o Projeto RESFRIA, coordenado pela Profa. Dra. Cláudia Cotrim Pezzuto, tem financiamento do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da FAPESP. O estudo foca na criação de estratégias para reduzir as temperaturas nos ambientes urbanos, propondo soluções como o uso de materiais de baixa absorção térmica, superfícies permeáveis e otimização da eficiência energética em pavimentos e fachadas.

A reunião com o governo argentino reforçou o compromisso da academia com a aplicação prática do conhecimento. Além das docentes da PUC-Campinas e das demais coordenadoras do TENERTEF, estiveram presentes no encontro a arquiteta e urbanista Sylvia Angelini, representando o município de Jundiaí; a vice-diretora do INAHE-CONICET, Profa. Erica Norma Correa Cantaloube; e a pesquisadora Ayelén Villalba.

Para a Profa. Lia Toledo, a troca de experiências em planejamento urbano e soluções construtivas projeta a PUC-Campinas como um ator fundamental na América Latina frente aos desafios do calor extremo. “A articulação entre as instituições reforça o papel da nossa Universidade na vanguarda das discussões sobre a transição energética e o desenvolvimento de infraestruturas urbanas mais inteligentes e sustentáveis para o futuro da região”, concluiu a pesquisadora.

Foto de capa: Mendonza Ciudad



Gabriela Ferraz
30 de junho de 2026

/* CONTEUDO PROGRAMATICO*/