Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas recebe estudantes africanos pelo Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G)

Quatro alunos de Guiné-Bissau e Angola ingressam em cursos de graduação da Universidade

A PUC-Campinas recebeu, no último dia 5 de fevereiro, estudantes internacionais por meio do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G), iniciativa do Governo Federal brasileiro, coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), que oferece vagas em instituições de Ensino Superior brasileiras a jovens de países em desenvolvimento. Os novos alunos, que são de Guiné-Bissau e Angola, foram recebidos no Tamurá pela equipe do Departamento de Relações Externas e por alunos veteranos do programa e puderam conhecer um pouco mais sobre a PUC-Campinas. Eles passam a integrar a comunidade acadêmica como estudantes regulares de Graduação.

Cheila Marciano Cá, da Guiné-Bissau, ingressou no curso de Administração; Nelciana Gomes da Silva, também da Guiné-Bissau, iniciou a graduação em Enfermagem; Simão Kiaku Pedro Quanguluka, de Angola, é aluno de Design de Games; e Sofia Sahara Mané, da Guiné-Bissau, passou a cursar Relações Internacionais.

A Universidade disponibiliza, em média, cerca de dez vagas anuais para o programa. O PEC-G é um programa voltado a estudantes estrangeiros, especialmente de países africanos e da América do Sul, que desejam cursar o Ensino Superior no Brasil. Neste ano, a PUC-Campinas recebe quatro alunos para diferentes áreas do conhecimento.

Diferentemente dos programas tradicionais de intercâmbio, o PEC-G prevê que o estudante realize toda a graduação na instituição brasileira. O aluno estrangeiro ingressa como um estudante regular da Universidade e, ao concluir o curso, assume o compromisso de retornar ao seu país de origem, onde deverá aplicar os conhecimentos adquiridos e contribuir para o desenvolvimento local.

O processo de seleção dos candidatos é realizado nos próprios países de origem, por meio das embaixadas do Brasil. Por se tratar de um programa do Governo Federal destinado exclusivamente a estudantes estrangeiros, não há a modalidade de envio de alunos brasileiros ao exterior dentro do PEC-G.

Para a PUC-Campinas, a participação no programa reforça o compromisso institucional com a internacionalização e com a formação humana integral. “Receber alunos de diferentes países amplia o contato dos nossos estudantes com outras culturas, realidades sociais e visões de mundo. Além disso, o PEC-G está alinhado à missão da Universidade de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, ao oferecer acesso à Educação Superior de qualidade a jovens que, em muitos casos, não teriam essa oportunidade em seus países”, afirma o gerente de Cooperação Internacional da PUC-Campinas, Evandro Marcelino Martins.



Carlos Giacomeli
9 de fevereiro de 2026