Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Oportunidade para agentes de transformação: Academia Social abre inscrições para curso sobre Educação Social e SUAS

Inscrições para a formação, oferecida pela FEAC, PUC-Campinas e GEPPES, vão até dia 5 de fevereiro

A Academia Social reafirma seu compromisso com a qualificação do setor e abre uma nova oportunidade para agentes de transformação com a terceira turma do curso “Práticas em Educação Social e SUAS: Desenvolvimento e Implementação”, uma formação que capacita para projetos de alto impacto. A iniciativa, que se consolidou como um pilar para o fortalecimento do Ecossistema Social de Campinas, é fruto da parceria estratégica entre a Fundação FEAC, a PUC-Campinas e o Grupo de Estudos e Práticas Permanentes em Educação Social (GEPPES).

A formação, gratuita e certificada pela PUC-Campinas, foi meticulosamente desenhada para capacitar profissionais que trabalham diretamente com comunidades vulnerabilizadas, oferecendo uma imersão profunda e prática no universo das políticas públicas de assistência social. As inscrições devem ser feitas até dia 05 de fevereiro. As aulas ocorrem aos sábados, de 21 de fevereiro a 18 de abril, das 8h30 às 12h30, e, no dia 25 de abril, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h, no Campus I da Universidade.

O programa busca construir uma ponte sólida entre os princípios da Educação Popular e as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Os participantes explorarão o papel fundamental do educador social e do gestor na promoção da transformação, aprendendo a analisar e aplicar diretrizes em projetos de intervenção com foco na inclusão e na participação cidadã. Além disso, o curso fornecerá ferramentas e metodologias para avaliar o impacto e a sustentabilidade das ações, qualificando tanto quem já está no Terceiro Setor quanto quem planeja ingressar neste campo.

O curso tem um escopo amplo, sendo voltado a um público diverso que inclui desde gestores de OSCs e de políticas públicas até educadores, formadores e estudantes que buscam complementar sua formação. Por ser uma formação com vagas limitadas, haverá um processo seletivo para garantir o alinhamento com os objetivos do projeto, bem como a diversidade, a equidade e a inclusão. Um percentual de 30% das vagas é destinado a mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, povos indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e comunidades de territórios vulnerabilizados.

Com a reedição deste curso, a Academia Social segue firme em sua missão de “conectar saberes para fortalecer o Ecossistema Social”, oferecendo mais uma capacitação de alta qualidade para todos que trabalham na construção de uma Campinas mais justa, inclusiva e solidária.

Para se inscrever acesse aqui.



Gabriela Ferraz
26 de janeiro de 2026