Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Coordenador do SBI apresenta trabalhos no Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

Os temas tratados foram a inovação, a promoção da leitura e o fortalecimento do papel das bibliotecas no cenário acadêmico contemporâneo

De acordo com o coordenador do SBI, Me. Sergio Eduardo Silva de Caldas, a participação no SNBU buscou integrar a estratégia da PUC-Campinas de consolidar as suas bibliotecas como ambientes inovadores, dinâmicos e conectados às demandas da educação superior.

O coordenador do Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI) da PUC-Campinas, Me. Sergio Eduardo Silva de Caldas, apresentou, no último dia 19 de novembro, durante o XXVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), um dos principais eventos do país na área de biblioteconomia e ciência da informação, realizado em São Paulo, dois trabalhos cujo tema foram a inovação, a promoção da leitura e o fortalecimento do papel das bibliotecas no cenário acadêmico contemporâneo.

As obras exibidas foram “Leitura nas Bibliotecas Universitárias da PUC-Campinas: Experiência dos Clubes Vitalità e Mais Leitura”, realizado pelo próprio Sergio e pela bibliotecária da área de Experiência do Usuário, Mirian Bezerra, e “Programa ConectaRef: Literacia Informacional e Metaliteracia nas Bibliotecas da PUC-Campinas”, realizado pelo bibliotecário da área de Gestão de Recursos Informacionais, Davi Armando dos Santos.

O Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade PUC-Campinas articula parcerias para projetos de inovação, criação de tecnologias e ações de promoção do envelhecimento ativo que atendam às necessidades do público sênior e estimulem a cultura do convívio e solidariedade intergeracional. Um dos clubes de leitura é realizado com aqueles que participam do programa.

Enquanto o primeiro estudo reuniu a trajetória, os resultados e o impacto social dos dois clubes de leitura da Universidade, destacando a promoção da leitura como ação formativa, intergeracional e de fortalecimento comunitário, o segundo trouxe os resultados expressivos do programa responsável por promover habilidades informacionais, pensamento crítico e competências digitais aos públicos atendidos pelo SBI, totalizando 1.470 inscrições, 379 horas complementares e 27 treinamentos apenas em 2024.

Transformando a experiência acadêmica e científica
De acordo com o coordenador do SBI, a participação no SNBU buscou integrar a estratégia da PUC-Campinas de consolidar as suas bibliotecas como ambientes inovadores, dinâmicos e conectados às demandas da educação superior. Além disso, ele diz que os trabalhos apresentados mostram iniciativas que promovem a leitura, a cultura, a literacia informacional, o protagonismo estudantil e as novas formas de mediação e atuação bibliotecária.

O Clube Mais Leitura é uma iniciativa promovida pelo SBI, composta por encontros mensais realizados, tanto fisicamente nas três Bibliotecas universitárias, quanto on-line. Durante os encontros, os participantes têm a oportunidade de compartilhar as suas impressões, interpretações e reflexões sobre os livros selecionados, enriquecendo assim a sua compreensão e apreciação da literatura.

“O bom de apresentar o SBI no SNBU 2025 foi a possibilidade de termos um espaço de troca, onde pudéssemos compartilhar boas práticas e fortalecer o compromisso das bibliotecas com projetos que transformam a experiência acadêmica e científica. Tanto a promoção da leitura, por meio dos clubes de leitura, quanto a aprendizagem proporcionada pelo ConectaRef, mostram que inovação vai além da tecnologia e está na maneira como conectamos pessoas, conhecimento e cultura”, explica Sergio.

Sobre os trabalhos
Sobre os clubes de leitura, a bibliotecária da área de Experiência do Usuário e coautora do trabalho que tratou do tema, Mirian Bezerra, ressalta que estes “se tornaram espaços afetivos, formativos e acolhedores. No Vitalità, trabalhamos com o público 60+, fortalecendo vínculos e ampliando repertórios. No Mais Leitura, criamos um ambiente que envolve centenas de estudantes e ressignifica o papel da biblioteca universitária. Ver esses resultados reconhecidos no SNBU é muito gratificante”.

O ConectaRef é um serviço que tem como propósito oferecer atendimentos especializados nas Bibliotecas da PUC-Campinas, apoiando as pesquisas acadêmicas e científicas. Ele busca a excelência, atendendo à crescente demanda da comunidade acadêmica, fornecendo suporte ao desenvolvimento e aprimoramento das pesquisas, priorizando o uso mais eficaz das fontes de informação e a utilização dos recursos disponíveis na Universidade, facilitando a aplicação de ferramentas para a análise e visualização de dados.

Para o bibliotecário da área de Gestão de Recursos Informacionais e autor do trabalho sobre o ConectaRef, Davi Armando dos Santos, o programa em questão “nasceu para aproximar a comunidade acadêmica da literacia informacional e das competências digitais. Os números que alcançamos mostram o impacto real do programa na formação de nossos estudantes. Levar esse resultado ao SNBU reforça a posição da PUC-Campinas como referência nacional em práticas inovadoras em bibliotecas universitárias”.

Ambiente de inovação, cultura, aprendizagem e convivência
O coordenador do SBI finaliza dizendo que “estar no SNBU 2025 mostra como a PUC-Campinas busca consolidar o Sistema de Bibliotecas e Informação como um ambiente de inovação, cultura, aprendizagem e convivência. Os trabalhos apresentados vão além de resultados numéricos, evidenciando o seu impacto direto na experiência universitária, no fortalecimento de competências informacionais e na promoção de práticas leitoras significativas”.



Daniel Bertagnoli
16 de dezembro de 2025