Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária visitam a FENASAN e Eco Expo

Visita técnica aos maiores eventos de Engenharia Ambiental e Sanitária aproximou os estudantes das inovações, desafios e práticas do mercado

Os estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da PUC-Campinas marcaram presença na FENASAN – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e na Eco Expo, os maiores eventos de Engenharia Ambiental e Sanitária das Américas.

A visita técnica aos eventos, que contou com cerca de 400 expositores, se tornou uma sala de aula prática para os futuros profissionais do setor. A atividade, integrada ao cronograma das disciplinas do semestre, teve como objetivo aproximar os alunos das inovações, desafios e práticas do mercado de trabalho.

Segundo a profa. Me. Laís Almeida de Souza, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da PUC-Campinas, esses eventos aproximam os estudantes do que há de mais novo no ramo em que irão atuar. “Por serem os maiores eventos de Engenharia Ambiental e Sanitária nessa linha de exposição, eles conseguem visualizar como as soluções para tratamento de água e efluentes, redução de perdas, automação, reúso, gestão e indicadores ESG são colocados à venda para outras empresas interessadas, conectando a futuros parceiros comerciais, além de criar oportunidades de networking para estágios e empregos”, afirmou.

Da teoria à prática

Ao longo do dia, os alunos circularam pelos estandes, participando de demonstrações técnicas e conversando diretamente com especialistas da área. Esse contato permitiu uma rica visualização de equipamentos, softwares e serviços aplicados em diversas frentes do saneamento, como distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, gestão de resíduos, eficiência energética e monitoramento ambiental.

Essa experiência prática possibilitou aos estudantes relacionar os conteúdos vistos em sala de aula com casos reais de aplicação. “É também a chance de ver tecnologias operando, e entender os desafios reais de universalização e qualidade. Isso encurta a distância entre a universidade e o mercado, ampliando o repertório técnico dos nossos alunos”, finalizou a profa. Laís Almeida.



Carlos Giacomeli
24 de novembro de 2025