
Estudantes de Design de Moda participam de imersão em sustentabilidade promovida pela ABIV
Entre as ações ocorridas estiveram a participação em uma oficina de costura criativa e as visitas à uma confecção e à sede da Associação Brasileira da Indústria do Vestuário
Quinze estudantes, de vários semestres, do curso de Design de Moda da PUC-Campinas realizaram, no último dia 26 de setembro, a convite da Associação Brasileira da Indústria do Vestuário (ABIV) e da Nunes & Lucato Gestão de Resíduos Sólidos, uma série de atividades imersivas em sustentabilidade, no bairro Bom Retiro, em São Paulo.

De acordo com a coordenadora do curso de Design de Moda, Profa. Ma. Roseana Sathler Portes Pereira, os estudantes percorreram “pontos emblemáticos do varejo do Bom Retiro, reconhecido como um dos maiores polos de moda do país”.
Entre as ações ocorridas estiveram as visitas à sede da ABIV e à uma confecção associada à Associação e a participação em uma oficina de costura criativa. Os estudantes também puderam conhecer o funcionamento do programa Bom Retiro Recicla, que desenvolvido pela ABIV, em parceria com a Nunes & Lucato, com o objetivo de promover a gestão responsável dos resíduos têxteis gerados pelas confecções localizadas no bairro.
Roteiro
A passagem pela capital paulista teve início com a visita à sede da ABIV, onde os alunos e alunas foram recebidos pelo diretor executivo da Associação, Newton Hwang, e pela coordenadora de Programas de Economia Circular da Nunes & Lucato, Ana Nunes. Na sequência, de acordo com a coordenadora do curso de Design de Moda, Profa. Ma. Roseana Sathler Portes Pereira, foram percorridos “pontos emblemáticos do varejo do Bom Retiro, reconhecido como um dos maiores polos de moda do país, e visitamos a empresa Contagie Moda Feminina, que é associada à ABIV. No local, os estudantes puderam conhecer a estrutura da confecção, acompanhar o processo produtivo e observar a coleta de resíduos têxteis”.
Em seguida, todos tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de costura criativa ocorrida no Edifício Oswald de Andrade, localizado na Rua Três Rios, uma das mais emblemáticas do bairro. Durante a atividade, conduzida pela equipe da ABIV e da Nunes & Lucato, os alunos e alunas trabalharam com técnicas de upcycling (método que transforma os resíduos gerados pelas empresas de moda em novos materiais de qualidade), utilizando resíduos têxteis coletados durante o percurso. Ao final, os trabalhos foram avaliados em uma votação com premiação para as propostas de maior destaque.

Outro local visitado foi a empresa Contagie Moda Feminina, que é associada à ABIV. No local, os estudantes puderam conhecer a estrutura da confecção, acompanhar o processo produtivo e observar a coleta de resíduos têxteis.
Compromisso com práticas sustentáveis
A professora Roseana salienta que “o convite partiu diretamente da ABIV e da Nunes & Lucato. Elas têm acompanhado de perto as ações de nosso curso e reconhecido o compromisso deste com práticas sustentáveis, inovação e formação ética. A proposta da visita surgiu, justamente, da intenção de aproximar os nossos estudantes das iniciativas reais da economia circular e dos desafios contemporâneos do setor têxtil”.
“Além disso, o curso de Design de Moda tem construído uma relação muito positiva com a ABIV e com a Nunes & Lucato e essa parceria tem possibilitado a participação de nossos estudantes em ações educativas, visitas técnicas e atividades que aproximam a Universidade do setor produtivo, fortalecendo a formação profissional. A empresa Nunes & Lucato também é parceira na curricularização da extensão do Módulo 2, que acontece no componente curricular ‘Projeto Integrador: Moda Inclusiva’”, explica Roseana.
Aproximando os estudantes da realidade
Sobre a importância da realização de atividades desta ordem, a coordenadora esclarece que elas são fundamentais, porque “aproximam os estudantes da realidade da cadeia produtiva têxtil e dos desafios urgentes relacionados à sustentabilidade. Eles vivenciam processos, conhecem empresas e profissionais do setor e experimentam práticas inovadoras de reaproveitamento de materiais” e para o curso em si, ela comenta que esse tipo de ação “fortalece a nossa proposta pedagógica, que articula teoria, prática, extensão e inovação e representa a consolidação de parcerias estratégicas com entidades relevantes do setor, ampliando a presença institucional em redes produtivas e reafirmando o compromisso da Universidade com a formação cidadã, ética e conectada às demandas contemporâneas”.

Ao final, os alunos e alunas tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do programa Bom Retiro Recicla, que foi desenvolvido pela ABIV, em parceria com a Nunes & Lucato, com o objetivo de promover a gestão responsável dos resíduos têxteis gerados pelas confecções localizadas no bairro.
A professora diz ainda que “durante a visita, os alunos e alunas receberam uma doação de retalhos têxteis que serão utilizados em projetos acadêmicos, ampliando o impacto da atividade dentro das salas de aula e fortalecendo o ciclo de aprendizagem com foco em sustentabilidade”.
Sobre o Bom Retiro Recicla
Desenvolvido pela ABIV em colaboração com a Nunes & Lucato, o objetivo da ação é promover a gestão responsável dos resíduos têxteis gerados pelas confecções locais, através da promoção da coleta seletiva de materiais, da destinação correta dos resíduos e do incentivo a práticas de reaproveitamento, como o upcycling.
“Desde a sua criação, o projeto tem se consolidado como uma referência em sustentabilidade na moda, mostrando que é possível unir produtividade, consciência ambiental e inovação, com foco em promover a economia circular e a logística reversa na indústria do vestuário. A iniciativa tem integrado inovação, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental na construção de práticas regenerativas para o setor têxtil”, encerra Roseana.
Crédito das fotos: Rafaelle Vaz

