Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Campus II recebe um dos mais tradicionais congressos odontológicos de toda a região

O 2º COPUCC contou com palestras, hands-on, mesas-redondas e apresentações científicas

O Auditório Monsenhor Salim e inúmeras salas de aula e clínicas da Faculdade de Odontologia, todos localizados no Campus II, receberam, entre os dias 28 e 30 de outubro, o 2º Congresso Odontológico da PUC-Campinas (COPUCC). Conhecido anteriormente como Jornada Odontológica da PUC-Campinas (JOPUCC), o evento, que acontece desde 1958, é considerado um dos maiores e mais tradicionais de toda a região.

A edição 2025 do COPUCC teve início, no dia 29 de outubro, com uma abertura solene realizada com a presença (da esq. para a dir.) do Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo, decano da Escola de Ciências da Vida (ECV); da diretora da Faculdade de Odontologia, Profa. Dra. Solimar Maria Ganzarolli Splendore; do vereador Dr. Paulo Haddad; da coordenadora de Saúde Bucal do município de Valinhos, Dra. Nayene Eid; e da presidente do 2º COPUCC, a graduanda Gabriele Rodrigues.

Com o propósito de unir ciência, prática clínica e inovação em um espaço rico de aprendizado, o COPUCC foi criado com o intuito de integrar estudantes, professores e profissionais da área. Ao longo de três dias, ele contou com uma programação diversificada, com palestras de especialistas renomados, hands-on (abordagens práticas de aprendizado), mesas-redondas e apresentações científicas, com incentivo à produção acadêmica, à troca de experiências e à realização de networking.

Promovido por docentes e estudantes da Faculdade de Odontologia, o Congresso, segundo a diretora do curso, Profa. Dra. Solimar Maria Ganzarolli Splendore, visa, principalmente, “inspirar e fortalecer a comunidade odontológica, reafirmando o compromisso da PUC-Campinas com a formação de excelência”.

Ela explica que o COPUCC é “muito importante para a Faculdade de Odontologia, afinal, são 69 anos de história, se considerarmos todo o tempo de Jornada, e é o momento em que nós abrimos as portas para o conhecimento ao receber palestrantes de todo o país para tratar dos mais diversos temas. Além disso, há a questão do networking que os estudantes podem realizar com os convidados e com tantas outras pessoas presentes durante os dias de realização do evento”.

De acordo com a diretora da Faculdade de Odontologia, Profa. Dra. Solimar Maria Ganzarolli Splendore, o Congresso visa, principalmente, “inspirar e fortalecer a comunidade odontológica, reafirmando o compromisso da PUC-Campinas com a formação de excelência”.

Nova especialização e comissão organizadora
“Um momento extremamente importante dessa edição foi o lançamento do nosso curso de especialização em Odontopediatria, que foi realizado na presença do nosso pró-reitor de Educação Continuada, Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi, e de sua coordenadora, Profa. Dra. Sandra Regina Echeverria Pinho da Silva, ou seja, estamos vivendo, realmente, um momento muito especial na Faculdade de Odontologia”, destaca Solimar.

Sobre a importância da realização do evento, a diretora diz que, especificamente, para a sua comissão organizadora, “foi um aprendizado fantástico, pois o COPUCC começou a ser organizado no ano passado com a escolha dos palestrantes e tudo o mais, então para o aluno ou aluna que participa, integralmente, de toda essa realização é um aprendizado de gestão, de liderança, o que só lhe traz benefícios e é preciso lembrar que, até dois anos atrás, o Congresso era uma jornada e ela foi crescendo, se ampliando e sendo aberta para o público externo, até que chegou o momento de o transformarmos em um congresso que, agora, recebe estudantes e profissionais de outras universidades”.

Teoria e prática aliadas
De acordo com a professora responsável pelo evento, Dra. Thaís Barbin, o objetivo da edição deste ano do COPUCC foi “englobar, tanto a parte teórica, com as palestras realizadas por renomados profissionais da área, quanto a parte prática, com a realização dos hands-on, em que os alunos e alunas puderam colocar a ‘mão na massa’ e ter contato com diferentes técnicas e materiais e a apresentação de inúmeros trabalhos científicos”.

A professora responsável pelo evento, Dra. Thaís Barbin, explica que o objetivo da edição deste ano do COPUCC foi “englobar, tanto a parte teórica, com as palestras realizadas por renomados profissionais da área, quanto a parte prática, com a realização dos hands-on, em que os alunos e alunas puderam colocar a ‘mão na massa’ e ter contato com diferentes técnicas e materiais e a apresentação de inúmeros trabalhos científicos”.

“Os hands-on são importantíssimos para os estudantes, pois o que acontece durante eles, como, por exemplo, a aplicação de sedação por óxido nitroso para a realização de procedimentos em consultórios, são ensinamentos que, eventualmente, não cabem em nossa grade curricular e essa é uma ótima oportunidade para trazermos esse conhecimento aos nossos alunos e alunas”, esclarece Thaís.

Sobre a participação dos estudantes na organização do evento, a professora responsável explica que, “além do conhecimento de novas técnicas, existe a questão do networking com outros docentes e pessoas externas à Faculdade e, ao saírem da sala de aula, eles podem desenvolver aspectos da comunicação de diversas formas, o que traz um benefício na sua formação como cirurgiões-dentistas”.

Consensos e Controvérsias da Terapêutica Medicamentosa
Uma das principais palestras desta edição do Congresso, realizada durante o segundo dia do evento, foi “Consensos e Controvérsias da Terapêutica Medicamentosa”, com o cirurgião-dentista e ex-professor titular da área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Dr. Eduardo Dias de Andrade.

“Nas minhas palestras realizadas em congressos, em geral, eu falo sobre o uso de antibióticos e anestésicos, técnicas anestésicas, controle da dor e afins e pro COPUCC eu resolvi trazer um tema um tanto quanto polêmico, que são os consensos e controvérsias da terapêutica medicamentosa, que, muitas vezes, os profissionais da área tratam, praticamente, como um dogma e eu procurei explorar esse assunto um pouco mais”, explica o palestrante.

Uma das principais palestras desta edição do Congresso, realizada durante o segundo dia do evento, foi “Consensos e Controvérsias da Terapêutica Medicamentosa”, com o cirurgião-dentista e ex-professor titular da área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Dr. Eduardo Dias de Andrade.

Para além da formação inicial
Sobre a importância da realização de um evento como o COPUCC, Eduardo ressalta que o curso de Odontologia da PUC-Campinas é “muito tradicional e que, por isso mesmo, a Universidade tem de continuar sempre incentivando a educação continuada, ou seja, incentivar os alunos e alunas a se aperfeiçoarem para além da formação inicial e a participação em jornadas e congressos é muito importante pra isso, pois os estudantes podem ouvir as opiniões de professores de outras universidades e outras escolas de pensamento e na área biológica isso tudo é muito importante, em especial, por que quase tudo se baseia em diagnóstico e tratamento”.

O cirurgião-dentista finaliza ressaltando que “a gente não pode pensar que o dentista tem de ser, ainda mais nos dias de hoje, um profissional tecnicista, que só irá pensar em estética. Além da estética, por exemplo, existem campos na área odontológica que são importantíssimos porque buscam salvar os dentes, como são, por exemplo, a endodontia (especialidade que trata das doenças da polpa dentária, que é o tecido mole dentro do dente) e a periodontia (especialidade que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento das doenças que afetam os tecidos de suporte dos dentes, como gengiva, osso alveolar e ligamento periodontal)”.

Primeiro dia
A edição 2025 do COPUCC teve início, no dia 29 de outubro, com uma abertura solene realizada com a presença do Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo, decano da Escola de Ciências da Vida (ECV); da diretora da Faculdade de Odontologia, Profa. Dra. Solimar Maria Ganzarolli Splendore; do vereador Dr. Paulo Haddad; da coordenadora de Saúde Bucal do município de Valinhos, Dra. Nayene Eid; e da presidente do 2º COPUCC, a graduanda Gabriele Rodrigues. Logo depois ocorreu um momento de oração e reflexão, conduzido pelo diácono Prof. Dr. João Vicente da Silva e uma apresentação musical.

No último dia, a Dra. Maria Aparecida Moreira Machado, coordenadora do curso de especialização em Odontopediatria do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP), ministrou a palestra “Anestesias Locais em Odontopediatria: Desafios e Novas Tecnologias”.

A seguir, aconteceu a palestra “Aplicação da Tecnologia para Reabilitações sobre Implante: Do Planejamento Digital às Restaurações Computadorizadas”, com o Prof. Dr. Luiz Otavio Alves Camargo, da Clínica ImplanTeam. Na sequência, o Prof. Dr. Ivan Yoshio, especializado em fotografia odontológica digital, ministrou a palestra “Fotografia Clínica – Impactando Pessoas”, e o Prof. Dr. Celso Eduardo Sakakura, especialista em implantodontia, falou sobre “Tratamentos Cosméticos Minimamente Invasivos”.

Na parte da tarde, foi a vez da mesa redonda “Diagnóstico e Manejo Clínico de Casos de Osteonecrose Medicamentosa”, com os professores Dr. André Luis de Freitas e Dr. Luiz Alexandre Thomaz, ambos especialistas em estomatologia (especialidade focada no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da boca e do complexo maxilo-mandibular), e da palestra “Prescrição Individualizada de Cremes Dentais”, realizada pelo Prof. Dr. Ricardo Amore, especializado em dentística (especialidade que se dedica a restaurar e aprimorar a saúde e a estética dos dentes), representando a empresa fabricante de produtos de higiene bucal Curaprox.

Encerrando as atividades do COPUCC, o Prof. Dr. Paulo Henrique Torres Batista, especialista em endodontia e odontologia do esporte, ministrou a palestra “Odontologia do Esporte no Contexto do Atleta”.

Segundo dia
No dia seguinte, 29 de outubro, a Profa. Dra. Maisa Quintas da Costa, cirurgiã bucomaxilofacial do Hospital PUC-Campinas, apresentou a palestra “Iniciação à Implantodontia: O que Todo Graduando em Odontologia Precisa Saber”. Na sequência, foi a vez da já mencionada palestra do Prof. Dr. Eduardo Dias de Andrade, “Consensos e Controvérsias da Terapêutica Medicamentosa”.

No período vespertino, o Prof. Dr. Vitor Prado Montemor, especialista em ortodontia, ministrou a palestra “Rejuvenescimento Labial Consciente: Ácido Hialurônico com Propósito. Live Injection”, e o Prof. Dr. Ricardo Tedeschi Matos, médico gastroenterologista e legista do Instituto Médico Legal (IML) de Piracicaba, junto a Profa. Dra. Cristhiane Schmidt, especialista em odontologia do trabalho e com experiência em perícias odontológicas, tratou dos “Desafios e Estratégias na Identificação Médica e Odontologia Legal: Da Cena do Crime ao Laudo Pericial”.

Último dia
Abrindo as atividades do último dia de evento, 30 de outubro, os professores Dr. Melchiades de Oliveira Jr., coordenador do curso de especialização em Ortodontia do Instituto Clínico de Especialidades Odontológicas (ICEO), e o Dr. Antonio Augusto Campanha, especialista em implantodontia, discutiram sobre “A Importância da Conexão entre o Ortodontista e o Cirurgião na Ortognática (procedimento cirúrgico para corrigir deformidades na estrutura óssea da face, reposicionando a mandíbula e/ou o maxilar)”. Na sequência, a Dra. Maria Aparecida Moreira Machado, coordenadora do curso de especialização em Odontopediatria do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP), ministrou a palestra “Anestesias Locais em Odontopediatria: Desafios e Novas Tecnologias”.

O Prof. Dr. Carlos Eduardo Fontana, da PUC-Campinas, especialista em dentística restauradora e endodontia, ministrou o hands-on “WaveOne Gold: Revolucionando a Instrumentação Reciprocante em Endodontia”.

Encerrando as atividades do COPUCC, o Prof. Dr. Renato Schiavoni, das empresas Helse Ultrasonic e Dentsply Sirona, falou sobre “Como Otimizar o Uso do Ultrassom na Endodontia”; o Prof. Dr. Eric Cavassaki, especialista em reabilitação oral e em resina composta, tratou de “Materiais Restauradores Bioativos: da Ciência ao Consultório”, e o Prof. Dr. Paulo Henrique Torres Batista, especialista em endodontia e odontologia do esporte, ministrou a palestra “Odontologia do Esporte no Contexto do Atleta”.

Hands-on
Além das palestras, mesas-redondas e apresentações científicas (que ocorreram entre a manhã e a tarde do primeiro dia do evento), foram realizados durante o COPUCC, inúmeros hands-on, que trataram dos mais diversos temas.

– “Restauração Classe 2”, com o Prof. Dr. Celso Sakakura.

“Anestesias Locais em Odontopediatria: Desafios e Novas Tecnologias com o Óculos de Treinamento para Anestesia”, com a Profa. Dra. Maria Aparecida Moreira Machado, foi outro hands-on ocorrido durante o COPUCC.

– “Fotografia Clínica na Prática com Smartphone”, com o Prof. Dr. Ivan Yoshio.

– “Técnica de Levantamento da Membrana do Seio Maxilar para Enxertia”, com o cirurgião bucomaxilofacial Prof. Dr. Daniel Zerbinatti.

– “Conhecendo a Sedação Inalatória”, com os professores Dr. Thomas Barbin, especialista em implantodontia, e Dra. Camila Batista da Silva de Araujo Candido, cirurgiã-dentista”.

– “Restaurações Descomplicadas com a Resina Filtek Easy Match”, com a Profa. Dra. Aila Cipriano, especialista em dentística restauradora.

– “Primeiros Socorros – Suporte Básico de Vida: o que o Clínico Precisa Saber”, com o Prof. Dr. Thomas Barbin.

– “Ultrassom na Endo: do Acesso à Obturação”, com o Prof. Dr. Renato Schiavoni.

– “Reciproc Blue: Otimizando o Dia a Dia da Endodontia”, com o Prof. Dr. Daniel Rocha, especialista em endodontia.

– “Anestesias Locais em Odontopediatria: Desafios e Novas Tecnologias com o Óculos de Treinamento para Anestesia”, com a Profa. Dra. Maria Aparecida Moreira Machado.

– “WaveOne Gold: Revolucionando a Instrumentação Reciprocante em Endodontia”, com o Prof. Dr. Carlos Eduardo Fontana, especialista em dentística restauradora e endodontia.

– “Posteriores em Resina: Da Adesividade à Anatomia”, com o Prof. Dr. Eric Cavassaki.



Daniel Bertagnoli
6 de novembro de 2025