Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PPGE promove a 1ª edição do Congresso Internacional Inter-redes Linguagens e Educação

O tema do evento foi “Formação Docente, Políticas Públicas e Avaliação em Foco”

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da PUC-Campinas, em parceria com pesquisadores(as) de cinco redes de pesquisa (Projeto Nacional de Letramentos, Red de Posgrados en Educación en Latinoamerica – REDPEEL, AlfaRede, Grupo Escola Pública e Democracia – GEPUD e Rede Escola Pública e Universidade – REPU), promoveu, entre os dias 6 e 8 de outubro, no Auditório e em diversas salas do Campus I e de modo on-line, a 1ª edição do Congresso Internacional Inter-redes Linguagens e Educação, com o tema “Formação Docente, Políticas Públicas e Avaliação em Foco”.

A 1ª edição do Congresso Internacional Inter-redes Linguagens e Educação contou com a participação de convidados de diferentes países e dispôs de palestras, painéis e minicursos presenciais, conduzidos por pesquisadores(as) de diversas instituições do Brasil e do exterior, e sessões de comunicação oral, remotas e síncronas, via plataforma Teams, organizadas por temática e com trabalhos submetidos e aprovados pela Comissão Científica do Congresso.

O evento, que obteve o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e também contemplou a Semana de Estudos da Faculdade de Letras e a 20ª edição do Seminário da Faculdade de Educação, contou com a participação de convidados de diferentes países e dispôs de palestras, painéis e minicursos presenciais, conduzidos por pesquisadores(as) de diversas instituições do Brasil e do exterior, e sessões de comunicação oral, remotas e síncronas, via plataforma Teams, organizadas por temática e com trabalhos submetidos e aprovados pela Comissão Científica do Congresso.

Pesquisadores(as), professores(as) e estudantes de pós-graduação e graduação (especialmente de Pedagogia e licenciaturas), além de docentes da educação básica, enviaram resumos de seus trabalhos para apresentação em seis eixos temáticos: Linguagens, Educação e Formação Docente; Linguagens e Práticas Pedagógicas; Políticas Públicas e Educação; Linguagens, Educação e Tecnologias; Avaliação Educacional, Ensino e Aprendizagem em Tempos de Inteligência Artificial (IA); e Linguagens, Educação e Inclusão. Ao todo, foram realizadas 809 inscrições para a participação no Congresso, sendo que 399 delas foram de pessoas que participaram como ouvintes e 410 como apresentadores de trabalhos.

Eixos temáticos e objetivos
De acordo com a Profa. Dra. Eliane Fernandes Azzari, do PPGE da PUC-Campinas e que fez parte da Comissão Organizadora do Inter-redes, os eixos temáticos buscaram contemplar “diferentes facetas das relações entre linguagens e educação, possibilitando a discussão do tema a partir dos olhares distintos dos palestrantes e dos comunicadores, que advêm de diferentes redes de estudo e pesquisa nos campos da linguagem e da educação. A ideia foi dialogar sobre a formação de professores, o trabalho docente, as avaliações e os impactos das tecnologias digitais e da inteligência artificial (IA) no campo da educação e/em suas interfaces com as linguagens”.

De acordo com a Profa. Dra. Eliane Fernandes Azzari, do PPGE da PUC-Campinas, o Congresso buscou “promover o diálogo e o intercâmbio de pesquisas e experiências que tratem de interfaces entre linguagens e educação sob diversas abordagens teórico-metodológicas, discutindo lacunas, desafios e perspectivas para a educação contemporânea, em suas múltiplas modalidades, consolidando e corroborando a relevante atuação da PUC-Campinas na pesquisa no campo da educação em âmbitos nacional e internacional”.

Ainda segundo Eliane, o Congresso buscou também “promover o diálogo e o intercâmbio de pesquisas e experiências que tratem de interfaces entre linguagens e educação sob diversas abordagens teórico-metodológicas, discutindo lacunas, desafios e perspectivas para a educação contemporânea, em suas múltiplas modalidades, consolidando e corroborando a relevante atuação da PUC-Campinas na pesquisa no campo da educação em âmbitos nacional e internacional. É também uma oportunidade para a divulgação do importante trabalho de pesquisa e extensão realizado em nossa Universidade, integrando graduação e pós-graduação stricto sensu”.

Balanço do evento
Sobre o balanço do evento, a professora explica que este foi “muito bem-sucedido. Nós recebemos mais de oitocentas inscrições e tivemos mais de trezentos trabalhos aprovados para a apresentação nas modalidades Comunicação Oral e Palavra de Professor(a). No questionário de avaliação do Congresso, dos 204 respondentes até o momento, 72,5% consideraram que este foi excelente e 21,6% que ele foi bom, sendo que 97,1% concordaram que as discussões promovidas ampliaram a sua perspectiva sobre as diferentes relações entre as linguagens e a educação”.

Importância da realização
Sobre a importância da realização do Inter-redes, ela comenta que “trata-se de um evento inovador, inclusive porque foi organizado por um conjunto de pesquisadores(as) que integram diferentes redes de pesquisa nas quais são travadas discussões sobre as linguagens, a educação e a formação e o trabalho docente a partir de diferentes perspectivas. Nesse sentido, ele aproximou participantes de múltiplas universidades brasileiras e do exterior, em atividades presenciais e/ou remotas, o que assegurou a divulgação e o acesso à pesquisa de qualidade e a infraestrutura de ponta de nossa Universidade. Foi um espaço para a troca de ideias, para o compartilhamento de pesquisas e a discussão de temas importantes, o que ressalta o protagonismo de nossa Instituição”.

Eliane finaliza esclarecendo que “o Congresso contemplou palestras sobre a educação linguística a partir de diferentes óticas e painéis com especialistas que discutiram a inclusão e a diversidade, o papel da literatura, as políticas públicas para a educação e os impactos sociais e educacionais da inteligência artificial (IA). Nos minicursos, os participantes puderam desfrutar de experiências teórico-práticas sobre a edição e a tradução de livros, a educação linguística em inglês com crianças, os jogos de baixo custo para a alfabetização em língua portuguesa e a educação antirracista em tempos de IA. Nas salas de comunicação oral, por sua vez, os trabalhos apresentados contemplaram os seis eixos temáticos (já citados anteriormente)”.

A abertura do evento, ocorrida na manhã do dia 6 de outubro, contou com a presença da Profa. Dra. Andreza Barbosa, da REPU e do GEPUD (à frente, com o microfone); do Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, diretor da Faculdade de Letras da PUC-Campinas; e da Profa. Dra. Cristina Tassoni, da AlfaRede (ao fundo).

Primeiro dia
A abertura do evento, ocorrida na manhã do dia 6 de outubro, contou com a apresentação, por parte da professora Eliane, da Comissão Organizadora do evento e dos representantes das cinco redes de pesquisa parceiras que compuseram a mesa diretora: Profa. Dra. Cristina Tassoni, da AlfaRede; Profa. Dra. Maria Silvia Rocha, da REDPEEL; Profa. Dra. Sandra Gattolin, do Projeto Nacional de Letramentos; e Profa. Dra. Andreza Barbosa, da REPU e do GEPUD.

Em seguida, foi a vez da palestra “Questões de Linguagem e Implicações na Educação: Diálogos em Aberto”, com a Profa. Ana Luiza Bustamante Smolka, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob a moderação da professora Cristina Tassoni, da PUC-Campinas.

Na parte da tarde, aconteceu o painel “Linguagens, Educação e Literaturas”, sob a moderação da Profa. Dra. Luciana Haddad Ferreira, da PUC-Campinas, com a participação da Profa. Dra. Geisa Magela Veloso, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Profa. Dra. Andrea Cotrim, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP); e da Profa. Dra. Maria Silvia Rocha, da PUC-Campinas.

Após um intervalo, aconteceu o segundo painel do dia: “Linguagens, Educação e Tecnologias em Tempos de IA”, sob a moderação do Profa. Dra. Eliane Fernandes Azzari. Os convidados foram a Profa. Dra. Helena Mendonça, da Bahema Educacional e do Projeto Nacional de Letramentos; o Prof. Dr. Kleber Aparecido da Silva, da Universidade de Brasília (UnB) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e a Profa. Carla Capetillo, da Universidad Autónoma de Zacatecas (UAZ), do México.

O terceiro e último painel do dia 6, “Linguagens, Educação e Trabalho Docente”, foi moderado pela professora Andreza Barbosa e contou com a participação da Profa. Dra. Márcia Jacomini, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); do Prof. Dr. Francisco Caloia, da PUC-Campinas; e do Prof. Dr. Marcus Quintanilha da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB).

Encerrando o primeiro dia de atividades, a Profa. Dra. Juliana Doretto, da PUC-Campinas, mediou a roda de conversa “Linguagens, Educação e Inclusão”, que teve como convidadas a Profa. Dra. Luciana Ferrari, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); a Profa. Dra. Cássia Geciauskas Sofiato, da Universidade de São Paulo (USP); e a Profa. Dra. Valéria Herrera Fernández, da Universidad de Chile.

A Profa. Dra. Maria Silvia Rocha, da REDPEEL (à esquerda) participou da abertura do Inter-Redes. Ao lado dela, a Profa. Dra. Eliane Fernandes Azzari, do PPGE da PUC-Campinas e membro da Comissão Organizadora do Inter-redes.

Segundo dia
Os minicursos “Educação Linguística Crítica, Raça e Sul Global na Era da Inteligência Artificial”, com o Prof. Dr. Kleber Aparecido da Silva; “Jogos de Baixo Custo para Alfabetização”, com a Profa. Dra. Andreia Osti, da Universidade Estadual Paulista (Unesp); e “Literatura Infantil e Juvenil: Diálogos entre Linguagem, Educação e Processos Editoriais”, com o Prof. Dr. João Paulo Lopes de Meira Hergesel, da PUC-Campinas, abriram o segundo dia de evento.

No período vespertino aconteceram reuniões científicas com temas que foram apontados pelos participantes em um formulário preenchido no momento da inscrição. Logo depois, mais dois minicursos tiveram lugar: novamente o “Educação Linguística Crítica, Raça e Sul Global na Era da Inteligência Artificial”, com o Prof. Dr. Kleber Aparecido da Silva, e “Educação Linguística em Língua Estrangeira com Crianças”, com a Profa. Dra. Ana Paula Martinez Duboc, da USP.

Último dia
No último dia do Congresso, após uma fala da Profa. Dra. Eliane Fernandes Azzari, aconteceu a palestra de encerramento “Linguagens e Educação a Partir do Sul Global: Pedagogias Decoloniais, Transliguagem e Educação Linguística”, com a Profa. Dra. Cláudia Hilsdorf Rocha, da Unicamp, e que contou com a moderação do Prof. Dr. Kléber Aparecido da Silva.

Após o encerramento da parte presencial aconteceram as sessões de comunicação oral, simultâneas e remotas, via Teams, tanto no período da tarde, quanto da noite. As sessões do período noturno finalizaram o evento.



Daniel Bertagnoli
30 de outubro de 2025