Modalidade
EAD
Carga Horária
360 horas-relógio, contendo Atividades mediadas em AVA horas-aula
Duração
12 meses
em até 24x de R$ - mais opções de pagamento
Objetivos
Capacitar profissionais com conhecimentos para compreensão dos exames citogenéticos, realização de pesquisa de dados clínicos para diagnósticos em doenças raras e oncologia e elaboração de laudos e orientações técnicas, de forma ética, segura e em concordância com as diretrizes dos diversos conselhos de área profissional da saúde envolvidos.
Diferenciais:
• Múltipla certificação;
• Desenvolvimento de portfólio;
• Vivência prática – exercício em casos focados nas demandas profissionais cotidianas;
• Adequabilidade no uso de conceitos, metodologias e ferramentas;
• Orientações e ações preventivas para as possíveis necessidades clínicas.
Alguns conteúdos pedagógicos serão disponibilizados em língua estrangeira (inglês)
Público Alvo
Profissionais graduados em Biomedicina, Ciências Biológicas, Biotecnologia, Medicina e Farmácia.
Processo Seletivo
Inscrição: até 03/02/2026
Matrícula: período inicial a ser considerado pelo estudante para fins de matrícula financeira e registro de ausência na aula
Matrícula fora do prazo: entrar em contato WhatsApp: https://wa.me/5519971361803
Início das aulas: a partir de 19 de Fevereiro de 2026
Documentos Necessários
Cópia simples do Diploma de Graduação (frente e verso), com data de conclusão anterior à data de matrícula do aluno na pós-graduação.
Cópias do RG e CPF.
No caso de dúvidas entrar em contato no e-mail ecv.educontinuada@puc-campinas.edu.br.
IMPORTANTE: No caso de ser o(a) inscrito(a), colaborador de EMPRESAS CONVENIADAS com a PUC-Campinas (por meio de acordo firmado), para que a concessão do desconto possa ser concedida, deverá ser feita a comprovação do vínculo existente entre o colaborador e a empresa conveniada com a PUC-Campinas. Em assim sendo, esta comprovação deverá ser feita mediante a entrega, impreterivelmente, no ato da matrícula, de cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – juntamente com a apresentação do documento original, somente para fins de simples conferência – a fim de se comprovar a condição estabelecida para que o desconto seja processado. Por fim, no caso de servidores públicos deverá ser apresentado o comprovante deste vínculo junto à sua Instituição.
Programa do curso
| MÓDULO – CITOGENÉTICA HUMANA | |
|---|---|
| Disciplinas | Carga Horária |
| Citogenética Humana Aqui você conhecerá conceitos, fundamentos e demais tópicos importantes e necessários relacionados à citogenética humana para a realização de exames citogenéticos. |
30 |
| Exames Citogenéticos Aqui você conhecerá os conceitos, tipos, profissionais envolvidos e demais tópicos importantes e necessários para a realização dos exames citogenéticos. |
30 |
| Análise de Dados Citogenéticos Aqui você será capacitado na análise de dados resultantes de exames citogenéticos e na elaboração de laudos e orientações a um paciente e seus prescritores. |
30 |
| TOTAL | 90 |
| MÓDULO – GENÔMICA: DOENÇAS RARAS | |
|---|---|
| Disciplinas | Carga Horária |
| Doenças Raras: Genômica Clínica Aqui você conhecerá os conceitos, tipos, atuação profissional e demais tópicos importantes e necessários para a compreensão da genômica clínica envolvida na pesquisa genética de uma doença rara. |
30 |
| Doenças Raras: pesquisa de dados clínicos e diagnóstico Aqui você conhecerá conceitos, procedimentos, atuação profissional e demais tópicos presentes na realização de pesquisa de dados clínicos sobre uma doença rara em banco de dados genômicos. |
30 |
| Doenças Raras: laudos e orientações Aqui você saberá como elaborar laudos genéticos e orientações para um paciente e seus prescritores sobre uma doença rara. |
30 |
| TOTAL | 90 |
| MÓDULO – GENÔMICA ONCOLÓGICA | |
|---|---|
| Disciplinas | Carga Horária |
| Genômica Clínica Oncológica Aqui você conhecerá os conceitos, tipos, atuação profissional e demais tópicos importantes e necessários para a compreensão da genômica clínica envolvida na pesquisa genética sobre oncologia. |
30 |
| Genômica Oncológica: pesquisa de dados clínicos e diagnóstico Aqui você conhecerá conceitos, procedimentos, atuação profissional e demais tópicos presentes na realização de pesquisa de dados clínicos sobre oncologia em banco de dados genômicos. |
30 |
| Genômica Oncológica: laudos e orientações Aqui você saberá como elaborar laudos genéticos e orientações para um paciente e seus prescritores sobre oncologia. |
30 |
| TOTAL | 90 |
| MÓDULO – FARMACOGENÔMICA | |
|---|---|
| Disciplinas | Carga Horária |
| Farmacogenômica e aplicações em saúde Aqui você conhecerá conceitos, tipos, atuação profissional e demais tópicos importantes e necessários para a compreensão da farmacogenômica envolvida em necessidades clínicas genéticas. | 30 |
| Farmacogenômica:pesquisa de dados clínicos Aqui você conhecerá conceitos, procedimentos, atuação profissional e demais tópicos importantes e necessários para a realização de pesquisa de dados clínicos em banco de dados farmacogenômicos. | 30 |
| Farmacogenômica: laudos e orientações Aqui você saberá como elaborar laudos genéticos e orientações para um paciente e seus prescritores envolvendo os aspectos relacionados à farmacogenômica. |
30 |
| TOTAL | 90 |
A duração do curso é de 12 meses.
Perguntas Frequentes
Sim. A Educação Digital (Educação a Distância – EAD) é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, por portarias, por resoluções e por normas do Ministério da Educação (MEC). Consulte o site desse órgão para obter mais informações.
Os cursos são totalmente a distância.
Sim. Os campi são um verdadeiro hub de inovação, propiciando outras experiências de aprendizagem e de rede de contatos. Aproveite para conhecer toda a infraestrutura disponível.
Os cursos Educação Digital reconhecidos possuem a mesma validade que um curso presencial. É importante ressaltar que os diplomas de cursos a distância, por lei, não têm qualquer distinção de um diploma de um curso presencial.
Sim. A Instituição está credenciada pelo Ministério da Educação. Consulte o site desse órgão para obter mais informações.
- Conheça seu perfil de estudo – As vantagens dessa modalidade de ensino já são bem conhecidas, como a oportunidade de gerir o próprio tempo, podendo estudar em qualquer horário ou lugar. Mas tanta flexibilidade exige disciplina. Elaborar uma rotina de estudos é um passo importante para quem deseja obter sucesso acadêmico.
- Avalie a Instituição – A PUC-Campinas está completando 80 anos. É uma universidade privada, católica, confessional e comunitária, localizada na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, Brasil. É a mais antiga universidade do interior paulista e a segunda maior da cidade de Campinas. É uma das maiores Instituições de Ensino Superior do Brasil, com destaque para a qualidade de ensino, sustentabilidade, pesquisa e inovação.
- Verifique a proposta pedagógica – Nem todos os cursos de Educação Digital são iguais. Nossa metodologia é singular. Alinhamos tradição, inovação constante e ensino de qualidade. Nosso propósito é transformar a vida das pessoas, promovendo a capacitação profissional de excelência e a formação integral da pessoa humana, oportunizando a convivência e interação num novo ambiente de ensino, a sala de aula digital.
- O Diploma e o certificado são muito importantes – Diploma ou certificado garantem a procedência, a boa qualidade e a credibilidade do conteúdo estudado. Essa documentação é importante para atestar a regularidade da instituição de ensino superior e de seus cursos para apresentação no Brasil ou no exterior para fins de estudo, trabalho e demais comprovações.
A escolha de um curso de Educação Digital é uma decisão séria, exigindo muita dedicação para que se obtenha êxito nos estudos. Além do investimento financeiro, os cursos a distância demandam tempo e possuem o mesmo nível de exigência dos presenciais, ou até maior.
Os processos seletivos para o ingresso variam conforme o curso (Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão). Os interessados podem se inscrever diretamente pelo Portal da Universidade. Para isso, basta acessar https://www.puc-campinas.edu.br/pos/.
Conteúdos e metodologias são selecionados pelo seu potencial desencadeador e impulsionador da aprendizagem. Além de todas as aulas, atividades, encontros, debates, conferências e eventos, bem como materiais digitais específicos de cada curso, disponibilizamos recursos adicionais de interação, como bibliotecas virtuais e bases do nosso Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI), vídeo-aulas exclusivas, palestras, grupos de discussão, desafios pedagógicos, cases e espaço para networking.
Não encontrou o que procurava? Fale conosco através dos nossos canais de atendimento.
Algumas condições podem ser alteradas sem aviso prévio. Mantenha-se em contato com seu consultor e fique atento à disponibilidade de novos grupos.
BLOG
Confira dicas e mais conteúdos exclusivos no Blog da Educação Continuada
Não perca tempo. As vagas são preenchidas rapidamente!
Consulte todas as opções de parcelamento disponíveis. Saiba mais.
Investimento
24 parcelas de R$ -
12 parcelas de R$ -
R$ - (à vista, com desconto)
Valores válidos para -Até 12 parcelas (por boleto e cartão de crédito)
Acima de 12 parcelas (apenas por boleto)
TENHO INTERESSE
Quadro de Normas
1. A inscrição somente será concretizada após realizar o ‘upload‘ da documentação exigida, conforme prazos estipulados em cada curso;
2. A formação de turmas está condicionada a um número mínimo de alunos efetivamente matriculados;
3. A PUC-Campinas não se obriga ao oferecimento deste curso para novas turmas;
4 . A matrícula será concretizada a partir da apresentação da documentação exigida conforme prazos estipulados em cada curso;
5. Ter ciência de que, para poder usufruir dos serviços da experiência de aprendizagem, precisará ter acesso a um computador com conexão à internet, cujos requisitos mínimos de configuração exigidos para a visualização das aulas online encontram-se descritos no site e no contrato de prestação de serviços educacionais;
6. A PUC-Campinas não oferece vagas de estágio na Pós-Graduação.
Este Curso Especialização cumpre as disposições da Resolução CNE/CES nº 1, de 06 de abril de 2018 do Ministério da Educação.

