
Faculdade de Publicidade e Propaganda promove a 3ª edição do Publitalks
Evento teve como objetivo a geração de insights sobre o mercado de trabalho publicitário

O Publitalks é uma semana de estudos que reúne diversos profissionais com o intuito de proporcionar insights sobre o mercado de trabalho publicitário, com a realização de dezenas de atividades, entre palestras e oficinas.
A Faculdade de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas promoveu, entre os dias 22 e 26 de setembro, na Escola de Linguagem e Comunicação (ELC), no Campus I da Universidade, a 3ª edição do Publitalks, uma semana de estudos que reuniu diversos profissionais com o intuito de proporcionar insights (compreensão repentina de uma necessidade, problema ou oportunidade que se torna base para o desenvolvimento de novos produtos ou melhorias em produtos já existentes) sobre o mercado de trabalho publicitário. A programação contou com a realização de dezenas de atividades, entre palestras e oficinas.
Entre os objetivos do evento, que acontece anualmente, estão: aproximar a academia do mercado de comunicação; proporcionar a vivência prática e atualizada sobre temas estratégicos da área; fortalecer o senso de pertencimento dos estudantes à Faculdade e à Universidade; e estimular a curiosidade, o protagonismo e a visão empreendedora dos futuros profissionais da área.
Organizando o Publitalks
De acordo com o diretor da Faculdade de Publicidade e Propaganda da PUC-Campinas, Prof. Me. Hugo Gimenes de Lima, o Publitalks é um evento que discute, exclusivamente, a publicidade e propaganda e, por isso mesmo, as palestras buscam “tratar da mais alta atualidade da publicidade, das tecnologias. Desde 2023, são os estudantes quem organizam todo o evento, sob a coordenação de um docente. Neste ano, assim como ocorre desde a primeira edição, o responsável foi o Prof. Me. Carlos Alberto Zem. Entre os alunos e alunas, nós distribuímos funções e cada um corre atrás do que é preciso ser feito no sentido de organizar o Publitalks e escolher e trazer os palestrantes. A programação fica a cargo deles e a direção da Faculdade de Publicidade e Propaganda busca realizar o contato com o futuro possível participante. Mas, é um evento realizado por estudantes para estudantes”.

A influenciadora digital Bruna Tavares realizou uma das palestras mais aguardadas do evento.
Hugo continua dizendo que a proposta é “sempre fazer com que os alunos e alunas se engajem cada vez mais no mundo da publicidade e propaganda e a participação deles foi excelente. Uma das palestras que estava mais sendo aguardada foi a da influenciadora de moda Bruna Tavares, porém, todas as atividades contaram com um público muito bom, inclusive, por conta de a gente ter montado uma estrutura em que os alunos e alunas puderam ter a possibilidade de participar das palestras, tendo acontecido sempre duas no mesmo horário, em salas distintas, sendo quatro por período (matutino e noturno), ou seja, oito convidados palestrando a cada dia para os nossos discentes”.
Importância do evento
Quanto a importância da realização do evento, o diretor da Faculdade de Publicidade e Propaganda diz que ele reside, dentre tantos aspectos, “na participação da comunidade externa à Universidade, de alunos e alunas do ensino médio, de estudantes de outras instituições de ensino superior ou de que tem interesse na área comunicacional e, especificamente, em publicidade e propaganda. É o tipo de evento que faz com que o curso de Publicidade e Propaganda e a ELC fiquem ainda mais conhecidos”.

Clauber Scarparo, da agência Hagens, realizou a palestra “A Reinvenção da Agência: Adaptando-se à Era da IA, Digital e Omnicanalidade”.
“A importância da existência de um evento como o Publitalks também se explica em virtude de uma certa dinâmica no sentido de mostrar para os estudantes participantes sobre como a comunicação é tratada em seus vários segmentos: publicidade e propaganda, jornalismo, relações públicas, mídias digitais, cinema e audiovisual, letras, enfim, essa dinâmica é interessante porque o estudante percebe a agitação em que fica a Escola de Linguagem e Comunicação e essa movimentação de palestrantes, com o pessoal prestigiando o evento, nos lembra que é o mercado quem está participando, de olho na gente, conversando, dialogando com todos e isso é ótimo, porque nós ficamos cada vez mais próximos do mercado. Não só a Faculdade, mas a Universidade como um todo”, encerra Hugo.

Da Comunicação à Produção: Os Bastidores que Movem Eventos e Festivais”, foi o tema da palestra de Iara Silva Rodrigues, do Backstage TV.
Primeiro dia
As palestras que abriram o Publitalks, na manhã do dia 22 de setembro, foram “Afeto & Fúria”, com Alexandre Bassora, da Audaz Comunicação, e “Muito Além das Quatro Linhas: Estratégia no Marketing Esportivo” com Thalles Ferreira. Na sequência, vieram “O Poder do Live Marketing para as Marcas”, com Lucas Bazan, e “Comunicação Integrada e Inserção de IA”, com Júlia Belém, da Dell.
No período da tarde, teve lugar, no Laboratório de Fotografia, o primeiro encontro da “Oficina de Laboratório Analógico”, com Cleide Souza. À noite, foi a vez das palestras “Talks”, com a influenciadora digital Bruna Tavares, e “Afeto & Fúria”, com Alexandre Bassora. Na sequência, aconteceram “Comunicação que Engaja: Transformando Colaboradores em Embaixadores da Marca”, com Larissa Dias, e “O Poder do Live Marketing para as Marcas”, com Lucas Bazan.

Leandro Dorigatti, gerente de marketing da EPTV, realizou uma palestra cujo tema foi: “Mídia Não é Espaço, é Contexto”.
Segundo dia
As palestras que abriram o segundo dia de evento, 23 de setembro, foram “A Reinvenção da Agência: Adaptando-se à Era da IA, Digital e Omnicanalidade”, com Clauber Scarparo, da agência Hagens, e “Da Comunicação à Produção: Os Bastidores que Movem Eventos e Festivais”, com Iara Silva Rodrigues, do Backstage TV. Na sequência, aconteceram “Mídia Não é Espaço, é Contexto”, com Leandro Dorigatti, gerente de marketing da EPTV, e “Comunicação, Estética e Identidade: o Visual como Narrativa” com Rebeca Santos Pereira (também conhecida como Beca) e Geovanna Sales Martins, da Tropicana e da Satrina Garimpo Plataforma.

Rebeca Santos Pereira (também conhecida como Beca) (à esquerda) e Geovanna Sales Martins, da Tropicana e da Satrina Garimpo Plataforma, falaram sobre “Comunicação, Estética e Identidade: o Visual como Narrativa”.
No período da tarde, teve lugar, no Laboratório de Fotografia, o segundo encontro da “Oficina de Laboratório Analógico”, com Cleide Souza, e a oficina “Áudio Criativo”, com Márcio Mouse, da PUC-Campinas. No período noturno, ocorreram as palestras “Comunicação, Estética e Identidade: O Visual como Narrativa”, com Rebeca Santos Pereira e Geovanna Sales Martins; “Da Comunicação à Produção: os Bastidores que Movem Eventos e Festivais”, com Iara Silva Rodrigues; “Comunicação Integrada e Inserção de IA”, com Júlia Belém; e “A Reinvenção da Agência: Adaptando-se à Era da IA, Digital e Omnicanalidade”, com Clauber Scarparo.

No terceiro dia, Tatiane de Conto, do Shopping Parque Dom Pedro, apresentou a sua palestra, que teve como tema “Da Recompensa à Relevância: Por que o Consumidor Espera Mais que Propaganda e como Antecipar Seus Desejos?”
Terceiro dia
“Da Recompensa à Relevância: Por que o Consumidor Espera Mais que Propaganda e como Antecipar Seus Desejos?”, com Tatiane de Conto, do Shopping Parque Dom Pedro, e “CX: Gestão da Experiência do Consumidor”, com Rafaela Dias Almeida, da Hub Criah, foram as palestras que abriram o terceiro dia do Publitalks. Em seguida, “De A à GenZ: A Potência de Uma Geração Inquieta”, com Lorenzo Velloso Cavallari, da Portal Publicidade, e a “Comunicação que Engaja: Transformando Colaboradores em Embaixadores da Marca”, com Larissa Dias, encerraram a programação da manhã.
À tarde, aconteceu o terceiro dia da “Oficina de Laboratório Analógico”, com Cleide Souza, e a oficina “Como Ter Ideias Incríveis”, com Pedro Gravena, da Criativo Independente. As palestras que inauguraram o período noturno foram “De A à GenZ: A Potência de Uma Geração Inquieta”, com Lorenzo Velloso Cavallari, e “O que Faz Ideias Incríveis Serem Incríveis”, com Pedro Gravena. Encerraram o rol de palestras do evento, “Os Segredos da Rede Social”, com o estrategista digital Diego di Loreto, da farmacêutica Cimed, e “CX: Gestão da Experiência do Consumidor”, com Rafaela Dias Almeida.
Últimos dois dias
Nos últimos dois dias, no período da tarde, teve lugar, no Laboratório de Fotografia, o quarto e quinto encontros da “Oficina de Laboratório Analógico”, com Cleide Souza, que encerraram a programação do evento.

