Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Alunos de Ciências Econômicas da PUC-Campinas se destacam em competições nacionais e internacionais

Alunos do curso de Ciências Econômicas conquistam prêmios no Corecon, lideram a Gincana Nacional de Economia e chegam ao pódio em desafios latino-americanos e mundiais

O curso de Ciências Econômicas da PUC-Campinas vem acumulando conquistas expressivas que reafirmam a excelência da formação oferecida pela Universidade. Em 2025, os estudantes obtiveram resultados de destaque em diferentes competições acadêmicas nacionais e internacionais, consolidando o prestígio da Escola de Economia e Negócios (EcoN).

No Concurso de Monografias 2025 do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP), a PUC-Campinas conquistou o 3º lugar, com o trabalho “Diagnóstico das Finanças Públicas de Campinas: Desafios Estruturais e o Impacto da Pandemia”, de Enzo Negrini Casassa, orientado pelo Prof. Dr. José Alex Rego Soares. O concurso tem o objetivo de valorizar a produção acadêmica em Economia e reconhecer os melhores trabalhos de conclusão de curso produzidos no Estado.

Para Enzo, o reconhecimento é resultado de um percurso de aprendizado e dedicação. “Receber o Prêmio CORECON-SP de Excelência em Economia 2025 representa um marco muito importante na minha trajetória acadêmica e pessoal. Essa conquista reflete não apenas o resultado de um trabalho individual, mas também a qualidade do ensino e da formação oferecida pela PUC-Campinas, que me proporcionou uma base sólida para compreender a realidade econômica e desenvolver análises com responsabilidade e rigor técnico”, destacou o aluno.

O professor José Alex Rego Soares, que orientou o estudante, ressaltou que o prêmio também reflete o trabalho coletivo da Escola de Economia e Negócios.

“O desempenho do Enzo tem uma relevância dupla: individual e institucional. Ele concorreu com alunos de algumas das principais escolas de Economia do país, como GV, INSPER, USP, UNICAMP, UNIFESP, UFSCar e PUC-SP. Essa conquista mostra que estamos no caminho certo, discutindo temas relevantes — como as finanças públicas e a reforma tributária — e mantendo um alto padrão de exigência e orientação acadêmica.”

Outro destaque recente veio na XIV Gincana Nacional de Economia, organizada pelo Sistema Cofecon/Corecons. A dupla Gabriel Zanini e Thiago Miranda Bonifácio alcançou 883 pontos e liderou o ranking estadual de São Paulo e o nacional, colocando a PUC-Campinas à frente das instituições mais tradicionais do país. Na fase nacional, a dupla alcançou a fase de quartas de final, um grande marco para a Universidade.

Na fase inicial, além deles, as duplas Sabrina dos Santos Gomes e Pedro Henrique Frizo de Oliveira (6º lugar estadual) e Marcos Giovani Gomes Caritá e João Pedro Riquena Munhoz (8º lugar estadual) também se classificaram entre os dez melhores colocados.

No cenário internacional, a performance também impressiona: a PUC-Campinas foi Vice-Campeã da América Latina e ficou em 5º lugar no mundo no Desafio Global Elite Cesim 2025, competição que simula a gestão estratégica de empresas em ambiente virtual, com participantes de diferentes países.

Também foi destaque o estudante de Ciências Econômicas e aluno de Iniciação Científica do Observatório PUC-Campinas, João Pedro Riquena Munhoz, que teve seu estudo premiado entre os três melhores trabalhos na categoria “Incentivo a Pesquisa” durante o V Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores (ENJP).

Para o Diretor do curso de Ciências Econômicas da PUC-Campinas, Prof. Me. Roberto Brito de Carvalho “as conquistas que nós estamos obtendo nos deixam muito felizes. Isso, de uma certa forma, acaba por refletir, simbolicamente, resultados que a gente já reconhece, por exemplo, a alta empregabilidade do curso – com espaços importantes de trabalho que os nossos alunos têm conquistado – e ingressos em pós-graduações no mundo inteiro. Mas é evidente que os prêmios, como os oferecidos pelos conselhos regionais da profissão de economista, e prêmios internacionais, evidenciam ainda mais a qualidade técnica e a formação acadêmica dos nossos estudantes”.

Ele ainda completa sobre a qualidade oferecida pela Universidade para se chegar a essas conquistas. “Isso valoriza o trabalho coletivo do corpo docente e, de uma certa maneira, expressa a potência que é a Faculdade de Ciências Econômicas na PUC-Campinas. Os nossos alunos, pela qualidade do corpo docente e do processo de formação, saem prontos para enfrentar desafios em qualquer lugar do mundo, em qualquer frente, seja no setor público, seja no setor privado, seja na sociedade civil organizada ou mesmo de maneira autônoma com seus próprios interesses pessoais. Trata-se de um curso longevo com 83 anos, portanto tradicional, e ao mesmo tempo, adaptado aos tempos contemporâneos e inovador”, completa.



Carlos Giacomeli
14 de outubro de 2025