
Evento visa capacitar empreendedores de impacto que queiram tornar-se parceiros da Loja da PUC-Campinas
“Caminhos do Impacto” pretende mostrar como transformar ideias em negócios socioambientais sustentáveis
O projeto Impacto Vivo Campinas, em parceria com a Loja Universitária da PUC-Campinas e a Faculdade de Ciências Contábeis, promove, no próximo dia 18 de outubro, das 9h às 12h, no Auditório Monsenhor Salim, localizado no Campus II da Universidade, com entrada gratuita, o evento “Caminhos do Impacto”. Para participar, basta clicar aqui até o próximo dia 17 de outubro e se inscrever. Durante esta jornada, dois especialistas em contabilidade e organização empresarial apresentarão os passos para estruturar legalmente empreendimentos de impacto socioambiental e o público presente poderá saber como se tornar um parceiro da Loja da PUC-Campinas.

O diretor da Faculdade de Ciências Contábeis da PUC-Campinas, Prof. Me. Jefferson de Paula Fernandes Barbosa, também fará parte do evento.

O ex-estudante da PUC-Campinas e fundador da Empreende Aqui Contabilidade, Leandro Batagin, será um dos palestrantes.
A ideia é capacitar empreendedores de impacto interessados em transformar ideias em negócios socioambientais sustentáveis, apresentando os primeiros passos e cuidados essenciais para a estruturação legal e financeira de empreendimentos de impacto, colaborando para o fortalecimento do ecossistema de inovação de impacto em Campinas, e ensinar os presentes a desenvolverem o seu negócio de impacto com segurança, relevância e sustentabilidade em um encontro especialmente voltado aos empreendedores de impacto, sociais e periféricos e a organizações da sociedade civil (OSCs), com negócios próprios e que desejam aprimorar a sua operação.
Sobre os palestrantes
Leandro Batagin é ex-aluno da PUC-Campinas e fundador da Empreende Aqui Contabilidade, que atende mais de 1.500 empresas em todo o Brasil. Especialista em contabilidade on-line, gestão financeira e soluções para empreendedores, ele dedica-se a criar um ecossistema que conecta empresários a serviços inovadores de contabilidade, tecnologia e mercado.

O Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) é uma organização da sociedade civil que atua na articulação de líderes e no fomento de inovações sociais que sejam capazes de gerar impacto positivo na população de baixa renda.
Jefferson de Paula Fernandes Barbosa, por sua vez, possui mestrado em Ciências Contábeis pela PUC-SP e, atualmente, é diretor da Faculdade de Ciências Contábeis da PUC-Campinas. Com 28 anos de experiência profissional na área de auditoria, controladoria e finanças, ele é sócio da Evolução Auditores Independentes e membro-suplente do Conselho Fiscal da holding brasileira de investimentos de capital aberto Itaúsa.

A Fundação FEAC apoia uma ampla gama de projetos e iniciativas sociais, incluindo as desenvolvidas em parceria com organizações da sociedade civil nas áreas de assistência social, educação e saúde.
Impacto Vivo Campinas
Apoiado pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), organização da sociedade civil que atua na articulação de líderes e no fomento de inovações sociais que sejam capazes de gerar impacto positivo na população de baixa renda, e executado pela PUC-Campinas, em parceria com a Fundação FEAC e com a aceleradora de startups 2.5 Ventures, o Impacto Vivo Campinas é um projeto que tem como objetivo mapear as principais lacunas e sinergias entre as instituições de apoio aos negócios de impacto, auxiliando várias frentes de pesquisa de identificação de negócios e de organizações que possam atuar neste ecossistema.
A PUC-Campinas é uma das organizações pertencentes a este ecossistema de negócios de impacto através da parceria com o ICE, via Coalizão pelo Impacto, que tem por objetivo oferecer uma estrutura de apoio aos negócios de impacto social e ambiental, com visão sistêmica local e nacional e a realização de investimentos que possam deixar um legado de ecossistemas estruturados.

A 2.5 Ventures é uma venture builder que ajuda startups a construírem negócios de alto impacto social, com geração de valor para o mercado.
De acordo com a responsável pelo Programa de Gestão de Projetos Especiais (PGPE), Profa. Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos, a ideia é de que, até o final do ano, seja lançado um site com as principais informações sobre o projeto e que “isso se mantenha em movimento para os próximos anos, sendo uma fonte de pesquisa para negócios de impacto da cidade de Campinas e, posteriormente, da região”.
Fornecendo à Loja da PUC-Campinas
Camila explica também que as lacunas e sinergias anteriormente mencionadas são mapeadas pelo Impacto Vivo Campinas, a fim de se criar “uma maior fluidez do ecossistema do negócio de impacto, estando dentro disso o ‘Caminhos do Impacto’, que “é uma ação específica, com o objetivo de orientar os negócios de impacto, ou seja, aqueles que estão dentro da economia de impacto (modelo econômico que equilibra a busca por resultados financeiros com a promoção de soluções para problemas sociais e ambientais) e que podem atuar, em um primeiro momento, como fornecedoras da Loja da PUC-Campinas”.

A Loja da PUC-Campinas oferece diferentes produtos personalizados com a marca da Universidade. Seguindo premissas sociais e de sustentabilidade, ela tem como objetivo aproximar toda a comunidade universitária, oferecendo artigos que sejam modernos e úteis para o cotidiano.
Ela continua dizendo que “a Loja tem essa finalidade social de apoiar pequenos produtores e fabricantes de produtos que trabalhem com um negócio de impacto, como, por exemplo, gráficas que atuem em prol de uma causa, cooperativa de costureiras e por aí vai. Alguns exemplos são os produtos do projeto Arte com Paixão, da Anhumas Quero Quero (AAQQ), entidade que atende, no contraturno escolar, crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social, e do Movimento Rosalina, que apoia a empregabilidade e a geração de renda de mulheres negras, então, a ideia é que a Loja da PUC-Campinas tenha cada vez mais atuação e mais parceiros e fornecedores como esses, ou seja, empreendedores periféricos, de negócios de impacto e OSCs, que só vendem os seus produtos para a manutenção de uma causa social, e que esses movimentos, cooperativas, empreendedores e afins possam ter clareza de como é possível fornecer para a Loja da PUC-Campinas e, pra isso, é preciso que os seus produtos sejam registrados e descritos de modo correto, com a nota fiscal adequada, e, muitas vezes, existem grandes dificuldades nesses negócios para que isso aconteça”.
“Às vezes, as pessoas envolvidas com esses negócios até são orientadas por um profissional competente, que entende de emissão de notas fiscais e de registro e descrição de produtos, mas a sua orientação acaba sendo voltada para casos específicos, porém, como fornecedores da Loja da PUC-Campinas, a ideia é que eles acabem cumprindo boa parte dos requisitos necessários para que possam vender para qualquer grande empresa e, com isso, alavanquem os seus negócios”, finaliza Camila.

