
PUC-Campinas participa da Assembleia Geral e Seminário Internacional do GCUB em Pernambuco
Eventos reuniram representantes de mais de 40 países
A Universidade participou da XVIII Assembleia Geral e XV Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), realizados em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, de 30 de setembro a 3 de outubro. Os eventos reuniram representantes de instituições de ensino superior, autoridades governamentais e organizações internacionais de aproximadamente 40 países dos cinco continentes.
O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, que também é membro da Diretoria do GCUB, ressaltou a importância das discussões. “Este encontro reafirma o compromisso das universidades brasileiras com a internacionalização e a construção de pontes para a cooperação acadêmica. É fundamental que a PUC-Campinas esteja inserida nessa rede de colaboração internacional para ampliar as oportunidades dos nossos estudantes e docentes”, destacou.

Ao centro os reitores da PUC-Campinas e da Universidade de Téramo, prof. Germano Rigacci Júnior e prof. Christian Corsi; à esquerda o assessor da instituição italiana, Federico Carli, e à direita o coordenador do DRE prof. Carlos Eduardo Pizzolatto
Durante o evento, o Reitor e o Coordenador do Departamento de Relações Externas da Universidade, Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, reuniram-se com o Reitor da Universidade de Téramo (Itália), Prof. Christian Corsi, para tratar do futuro estabelecimento de um Memorando de Entendimento entre as duas Instituições. No encontro, os Reitores apresentaram as ofertas acadêmicas de suas Universidades, destacando programas e projetos voltados à inovação, ao empreendedorismo e à cooperação científica, com vistas à criação de novas oportunidades de mobilidade acadêmica e realização de trabalhos conjuntos.
Além da participação em painéis e reuniões estratégicas, o evento também representou uma importante oportunidade de networking para o Departamento de Relações Externas da PUC-Campinas. Segundo o Prof. Carlos Pizzolatto, “a presença institucional em espaços como o GCUB reforça a visibilidade internacional da Universidade e amplia a rede de contatos estratégicos com gestores acadêmicos e diplomáticos de diferentes países, consolidando o papel da PUC-Campinas no cenário da cooperação universitária global”.
O Presidente do GCUB e Reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Prof. Dr. Alfredo Macedo Gomes, destacou a função das universidades na construção de diálogo e cooperação. “O GCUB simboliza a capacidade das instituições de ensino superior de promover pontes entre países, culturas e sistemas educacionais, reafirmando o papel da ciência e da educação como fundamentos para a democracia e a paz”, afirmou o Presidente do GCUB.
Com o tema central “Democracia, geopolítica e cooperação internacional universitária: construindo pontes para a paz e para a sustentabilidade global”, o evento contou com a presença de reitores, pró-reitores, diplomatas e representantes de organizações internacionais. O objetivo foi fortalecer a internacionalização das universidades brasileiras, firmar novos acordos de cooperação acadêmica e ampliar o alcance da educação superior brasileira no cenário global.
Durante os dias de programação, foram discutidos temas relevantes como mobilidade acadêmica, ciência e tecnologia, parcerias multilaterais e programas de bolsas para pós-graduação, além de estratégias para reforçar a posição do Brasil na produção científica mundial.
Parques tecnológicos e inovação
O Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior atuou como moderador da plenária “Parques tecnológicos como catalisadores de inovação e cooperação global”, realizada durante o seminário, no dia 2 de outubro. O painel contou com a participação de Ademar Seabra da Cruz Junior, Embaixador do Brasil em Moçambique e Madagascar; Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento na PUCRS; Janelle Castrellon Ruiz, Diretora de Programas de Mobilidade da Fundação Cidade do Saber (Panamá); e Pierre Lucena, Presidente do Porto Digital.
“Os parques tecnológicos representam ecossistemas fundamentais para conectar universidades, empresas e governos em prol da inovação. A experiência e iniciativas compartilhadas demonstram como a cooperação internacional pode potencializar resultados e gerar impacto real na sociedade”, afirmou o Reitor.
GCUB
O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. A associação tem a missão de promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre suas instituições associadas e parceiros internacionais, mediante a realização de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilateral e multilateral. As atividades do GCUB são desenvolvidas em parceria com Organizações Internacionais, Universidades, Redes Universitárias, Conselhos de Reitores e Órgãos Governamentais de mais de cem países, localizados nos cinco continentes.
Os programas e projetos do GCUB são destinados a estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como a pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento. Por meio desses programas, milhares de estudantes brasileiros e estrangeiros têm a oportunidade de aprimorar seus estudos e de compartilhar valores e visões com pessoas de outras culturas. Essa mobilidade acadêmica também propicia o conhecimento de diferentes sistemas educacionais e de pesquisa, e distintos percursos de formação acadêmica.
Foto de capa: Lucas Emanuel
Com informações da Universidade Federal de Pernambuco

