Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Auditório do Campus I da PUC-Campinas recebe a segunda edição do projeto “Tua Obra”

Evento apresentou como artista convidado o Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo

O Auditório do Campus I da PUC-Campinas recebeu, no último dia 27 de agosto, a segunda edição do evento “Tua Obra”. Com o objetivo de estimular e motivar os integrantes do Núcleo Artístico Experimental (NAE) de Canto Coral, vinculado ao Centro de Cultura e Arte (CCA) da Universidade, a compartilharem os seus talentos e empatias artísticas, desta vez, o projeto, que celebrou os 38 anos do CCA, convidou para se apresentar o Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo.

Antes da apresentação realizada pelo professor Gonzaga, o coral do CCA, liderado pela maestrina Fátima Viegas, interpretou três canções, incluindo “Love of My Life”, da banda britânica Queen.

Além de decano da Escola de Ciências da Vida (ECV), Gonzaga é também compositor e escritor de poesias, contos e romances e pôde compartilhar com os presentes, através de uma performance, o lado artístico de sua trajetória. Ao lado da cantora Liane Carpani e do violonista Homero Nascimento, o professor executou diversas de suas músicas. Antes de sua apresentação, o coral do CCA, liderado pela maestrina Fátima Viegas, interpretou três canções, incluindo “Love of My Life”, da banda britânica Queen.

“O Homero é meu professor de violão e parceiro de composição. Nós dois cantamos a maior parte das músicas e a Liane interpretou comigo um dueto, “Não Procures em Mim”. Essa canção, composta por mim, foi idealizada, de fato, para ser executada por um homem e uma mulher. “É a Vida”, por sua vez, foi baseada em uma personagem de um de meus livros, que é uma mulher, e eu tive de vestir essa persona feminina para compô-la. Liane a cantou sozinha. Além dessa, ela precisou cantar outras duas de minhas músicas, pois eu, particularmente, não consigo fazê-lo, por elas me emocionarem muito. Uma delas “Helena Marina”, trata da demência de minha mãe, e a outra, “Da Tua Ausência”, é sobre o sentimento de quem perde uma pessoa para o suicídio. São temas que me tocam muito e eu conheci pessoas próximas de mim nessa situação. Ao final, eu creio que tenhamos conseguido transmitir basicamente aquilo que nos propusemos ao aceitar o convite da maestrina Fátima”, explica o decano da ECV.

Convite
O convite da maestrina Fátima Viegas, inclusive, segundo o professor, surgiu de “uma conversa que eu tive com ela sobre atividades que fazemos para além de nossas profissões e um dia eu lhe mostrei algumas de minhas obras e ela gostou e me chamou para fazer essa apresentação. Eu gosto muito de produzir poesias, contos e já escrevi quatro romances. E ao mostrar-lhe minhas músicas, ela me convidou para realizar essa apresentação. Em minhas músicas, inclusive, eu trato de muitas das histórias contidas nos meus livros”.

Ao lado da cantora Liane Carpani e do violonista Homero Nascimento, o decano da Escola de Ciências da Vida (ao centro) executou diversas de suas músicas.

Fátima, por sua vez, lembra que ao ouvir as canções do professor Gonzaga, ele mesmo lhe disse achar “importante disseminá-las, porque elas falam de acolhida, de cuidado, de saúde, de prevenção, e nada melhor do que se aprofundar na obra dele, convidando-o para o ‘Tua Obra’, ao que ele aceitou prontamente”.

Primeira edição
Na primeira edição do evento, realizada imediatamente após o término da pandemia de Covid-19, em 2022, o convidado foi o cantor e compositor Leonardo Guimarães. De acordo com a maestrina, “ele apresentou um total de sete canções referentes ao momento de vida pelo qual ele passava na época. Esse show aconteceu na Sala 803 do prédio H01. A ideia agora é que promovamos uma apresentação por ano com um ‘prata da casa’. O Leonardo é um artista de fora da PUC-Campinas, mas alguns dos integrantes do NAE Canto Coral da época o conheciam e nós os chamamos. A sua proposta musical é mais voltada ao rap, diferente do professor Gonzaga, cuja proposta segue mais o caminho da bossa nova, algo tanto mais intimista”.

“De qualquer modo, a ideia é a gente fazer um link entre o artista e a sua obra e desta com o público. No caso do professor Gonzaga, um professor que nós vemos todos os dias e do qual nós conhecemos a sua rotina de trabalho, é interessante conhecer a sua obra artística, em que ele traz toda a sua sensibilidade, toda uma carga afetiva que perpassa e transparece em suas composições, em suas obras, ou seja, é conhecer um pouco da vida desse profissional como artista.

Sobre o “Tua Obra”
O “Tua Obra” é um evento promovido pelo Núcleo Artístico Experimental (NAE) de Canto Coral, pertencente ao Centro de Cultura e Arte (CCA) da PUC-Campinas, que convida artistas a compartilharem as suas trajetórias e obras com o público, estimulando a participação e a discussão. O objetivo é criar um espaço de aprendizado e de troca de experiências sobre o mundo da arte, conectando a comunidade universitária e o público externo com o trabalho dos convidados.



Daniel Bertagnoli
19 de setembro de 2025