Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas realiza Seminário sobre Ciência e Esperança

Evento organizado pela Pastoral Universitária reuniu especialistas para debater o futuro, em celebração ao Jubileu de 2025

A PUC-Campinas, por meio da Pastoral Universitária, promoveu no dia 3 de setembro o “Seminário Jubileu da Esperança 2025”, que teve como tema central “O papel da Ciência na Construção de um Futuro Esperançoso”. O encontro, realizado no Auditório do Campus I, com a presença de especialistas, professores e alunos, integra as atividades do Jubileu Peregrinos da Esperança da Universidade.

Na abertura, o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, ressaltou a importância do encontro, afirmando que, sob a perspectiva do Jubileu, a Universidade se coloca como testemunha viva e agente ativo da harmonia entre fé e razão, entre ciência e esperança. “Cada um dos temas representa um desafio contemporâneo que clama por respostas não apenas técnicas, mas éticas e espirituais”, afirmou.

Com o apoio da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), o Seminário propôs-se a ser um espaço de diálogo e reflexão sobre como a ciência pode contribuir para a construção de um mundo mais justo, sustentável e solidário.

Palestras
A conferência de abertura, “Jubileu para o Mundo Educativo”, foi ministrada pela Profa. Ma. Rosana Manzini, docente da Faculdade de Teologia da PUC-SP. Na sequência, a primeira mesa de debates discutiu o tema “Ciência e Educação para um Futuro Esperançoso”, com o Prof. Dr. Fabiano Incerti, Pró-Reitor de Missão Identidade e Extensão da PUC-PR. Segundo ele, diante de tantas crises humanitárias, sociais, ambientais e sanitárias, celebrar a esperança é um ato fundamental. “A esperança precisa ser discutida, alimentada e debatida. Ela é como um exercício físico, precisa ser treinada todos os dias”, afirmou.

Em seguida, a Profa. Ma. Lady Anne de Souza, Coordenadora Regional da Pastoral da Educação Norte 2 e Articulação da Igreja Rumo à COP 30, falou sobre “A Ciência e as Mudanças Climáticas”. Ela destacou que a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que ocorrerá em novembro, no Pará, já está deixando um legado importante. “A COP uniu povos de diversos territórios e comunidades, para trazer não apenas os desafios climáticos, mas também a esperança nesse contexto.”

No período da tarde, a Profa. Dra. Maria Clara Luchetti Bingemer, docente do Departamento de Teologia da PUC-Rio, apresentou a palestra “A Ciência, os Desafios e as Oportunidades para um Mundo Esperançoso”.

Na sequência, a Profa. Dra. Tatiana Slonczewski, extensionista e docente da Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas abordou “Os avanços da Ciência na Saúde Mental: promovendo a esperança”. Encerrando o seminário, a Profa. Dra. Eliane Fernandes Azzari, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas, discutiu o tema “Ciência e Inteligência Artificial: fronteiras éticas, inovação e impacto social”.

Próximo evento do Jubileu
No dia 4 de outubro, acontecerá a Caminha da Esperança na Lagoa do Taquaral. De acordo com o Prof. Dr. Pe. Antonio Douglas de Moraes, coordenador da Pastoral Universitária e pároco da Paróquia Universitária Santo Tomás de Aquino, o ponto de encontro será na Portão 1 da Lagoa do Taquaral (entrada da Caravela), a partir das 8h.

O evento, aberto a toda família, reunirá diversos colégios católicos da cidade, em um ato de fé, solidariedade e esperança. “Preparem-se para fazermos juntos essa caminhada. Vai ser um momento bem importante para o Jubileu da Esperança”, finalizou Pe. Douglas.



Daniel Bertagnoli
11 de setembro de 2025